Análise: Twin Peaks 1ª e 2ª temporada (1990 – 1991)

Twin Peaks seria mais uma série como outra qualquer de suspense ou policial mas não é. Ela foi uma série do inicio dos anos 90 e se tornou cult por ter sido uma obra prima em sua época. Hoje te convido para entrar no mundo estranho e sobrenatural da pequena cidade de Twin Peaks…só tome cuidado pois as corujas não são o que parecem ser…

Cuidado com os SPOILERS pequeno seguidor!

Transmitida na época pelo canal ABC, a série criado por Mark Frost e David Lynch conta a história da aparentemente pacata cidade do interior, Twin Peaks no qual o seu dia-a-dia é abalado pelo assassinato da jovem e querida estudante Laura Palmer (Sheryl Lee). O agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) é indicado para investigar o caso e, chegando na cidade, quanto mais ele investiga e tenta desvendar o mistério do assassinato da jovem, mais ele percebe o quão assustador e estranho é o caso.

 

A série foi diferente para a época pois uniu diversos temas como o drama policial, humor, suspense, surrealismo, terror psicológico e sobrenatural. Inclusive ela foi a fonte de inspiração para a série Arquivo X. No decorrer da série, vai-se conhecendo a gama de personagens, que em sua maioria são os habitantes da cidadezinha e percebendo que cada um tem seus segredos obscuros e que se interligam com o caso do assassinato da jovem estudante. Chega em um momento que você percebe que de fato, o protagonista não é o agente Cooper, mas sim a misteriosa cidade de Twin Peaks.

 

Agente Cooper com  a ajuda do xerife local Harry S. Truman (Michael Ontkean) vai destrinchando os quebra cabeças que se revelam e vai se deparando não só com o assassinato de Laura Palmer, mas também com tráfico de drogas, prostituição, tortura, estupros, intrigas, ambição pelo poder e também fatos estranhos e sobrenaturais, como por exemplo: sonhos, visões,  planos espirituais (Salão Negro, Salão Branco), possessão demoníaca, etc.

 

A série entra em questões existenciais e dá bons conselhos sobre a vida, mostrando claramente a dualidade do bem x mal no meio da cidade e nas pessoas, que diga-se de passagem são personagens únicos. Todos temos nosso lado humano e espiritual, nosso lado carnal maligno e nosso lado bom, no qual lutamos diariamente contra ele. Há um espírito que ronda a cidade conhecido como BOB (Frank Silva), que em certo momento da série é citado como o “mal que está dentro do coração de todo homem.” Nessa citação já dá para notar que a série aborda a dualidade como um conceito geral: a vítima aos poucos vai-se revelando de sua “vida dupla”, empresários demonstram-se ter outras fontes de rendas obscuras, até mesmo o pai da vítima é revelado que não é um exemplo de pai. Todos na série tem seus feixes de luz assim como suas lutas internas com seus demônios pessoais. Uma teoria minha: justamente esse lado negro das pessoas de Twin Peaks que alimentam e dão força ao BOB.

 

Alguns dos principais personagens são:

  • Agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) que como dito acima, ele é o responsável pelas investigações da morte de Laura Palmer e acaba indo muito além descobrindo muita coisa suja e macabra.
  • Laura Palmer (Sheryl Lee) que é a vítima do assassino misterioso e no qual tem muitos segredos que muitos não sabiam. Até depois de morta a garota consegue criar problemas na vida de todos.
  • Xerife Harry S. Truman (Michael Ontkean) que é o principal parceiro do agente Cooper. Mesmo sendo um morador da cidade, ele mesmo não a conhecia de forma profunda.
  •  Audrey Horne (Sherilyn Fenn) uma das estudantes que conhecia Laura – apesar de não se afeiçoar com ela – e filha de um dos figurões da cidade, o empresário Benjamin Joseph “Ben” Horne (Richard Beymer).
  •  Leland Palmer (Ray Wise) o pai de Laura. Trabalha para Ben Horne; ao saber da morte da filha fica visivelmente abalado.

Existiu outros personagens também de fato importantes na história, mas a lista ficaria enorme. Todos interpretaram de forma soberba, a não ser a estudante e amiga de Laura,  Donna Hayward (Lara Flynn Boyle) que por mais que o personagem tenha importância na história, a atuação da atriz beirava ao irritante. Outra ovelha negra no elenco foi o antigo parceiro de Cooper no FBI e agora foragido, Windom Earle (Kenneth Welsh) que por mais que o ator se esforçava, não conseguia passar para que veio na história.

 

Tem muitas outras coisas a se falar sobre a série, mas se você se interessou nela iria ser chato eu saltar mais spoilers. Então, descubra por si mesmo pois tenho certeza que você irá adorar visitar a pequena Twin Peaks!

“Nos vemos novamente em 25 anos.”

E para alegria dos fãs e nerds em geral, a série irá voltar em 2017! Foi anunciada pela Showtime que a série retornará com a 3ª temporada dando continuidade a história e ainda com o mesmo diretor (David Lynch) e com os mesmos atores. Na figura acima você vê uma promessa de Laura Palmer numa visão ao agente Cooper: “Eu vejo você novamente daqui a 25 anos.” De 1991 a 2017 se passaram 26 anos, mas vale lembrar que a série retornaria esse ano (2016), no qual daria os 25 anos. E na história da série, se passou de fato 25 anos desde os acontecimentos da segunda temporada. Que promessa estranha não??

Para finalizar, deixo uma pequena amostra do demoníaco BOB em ação:

    Abaixo você pode ver uma imagem oficial de anúncio da 3ª temporada e um vídeo de anúncio:

25 anos depois, está acontecendo de novo…

Vídeo:

“Essa goma que você gosta está voltando em grande estilo.”

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.