Blockbuster X Cult

Controvérsia e polêmica.

 

Acho que essas palavras definem muito bem a eterna rixa que existe entre os grandes críticos do cinema — sejam amadores ou não — quando se trata do que é um Blockbuster e um Cult, assim como seu nicho de atuação e qual deles é melhor.

 

Aliás, existe um parâmetro objetivo capaz de medir o que é melhor ou pior? Ou se trata, e sempre se tratará, de opiniões com base pessoal? Difícil afirmar algo desta natureza.

 

Então, neste artigo, iremos nos focar nas maiores diferenças entre esses tipos de filmes. Usei como base as diversas opiniões difundidas por várias pessoas e, obviamente, não estou determinando algo.

 

O que é um Blockbuster? O que é um Cult?

 

Blockbuster é feito para a massa, para diverti-la, para distraí-la, para vender. Cult é feito para a elite, para fazê-la pensar, para despertar o senso artístico, para sensibilizar, para mostrar a realidade.

 

 

O Blockbuster possui um enredo genérico, com elementos atraentes para a maioria das pessoas. Tem o suspense, o romance certo, a aventura e a verdadeira jornada do herói — ainda irei escrever um artigo sobre essa premissa universal! Início, meio e fim previsíveis. Um telespectador mais atento e experiente prevê o que acontecerá no decorrer do filme. Tudo é simples, as coisas acontecem porque devem acontecer. Muitas vezes, não precisa de um motivo maior.

 

 

O Cult possui um enredo trabalhado, com elementos que atraem um público mais intelectualizado. Aborda assuntos do cotidiano, da vida real, da psique humana, da espiritualidade que nos circunda. Início, meio e fim bem definidos e sem pontas soltas. Um telespectador mais banal, sem um intelecto desenvolvido, não conseguirá entender a história por completo, ou se sentirá invadido com reflexões que evita, e assim fugirá de filmes assim. Tudo é complexo, como o ser humano e o universo. Há sempre um motivo maior, uma causa nas entrelinhas.

 

Que filmes seguem o padrão Blockbuster? Avatar, Independence Day, American Pie, qualquer filme atual da Marvel. E que filmes seguem o padrão Cult? Laranja Mecânica, Pulp Fiction, Brazil, Oldboy.

 

Agora, eu te pergunto: qual é melhor? Podemos realmente chegar a uma conclusão sem sermos parciais? Sempre escuto adoradores de Cults alegando que Blockbusters são horrível e que não deveriam existir, e vice e versa. Quem está certo?

 

Do lado esquerdo, o adorado Blockbuster, amado pelo povo! E do lado direito, o magnífico Cult, representando toda a elite!

 

Piratas do Caribe é pior que Clube da Luta? Os dois filmes foram feitos pela indústria cinematográfica, mas são extremamente diferentes. E Atividade Paranormal é melhor que Eraserhead? Ambos de terror, feitos com financiamento baixo e independente, sem muita influência da grande indústria.

 

Apegando-se aos fatos, há Blockbusters maravilhosos, tais como Titanic e Interestelar, e horríveis, tais como O Cavaleiro Solitário e Transformers — isso na questão técnica e no enredo, óbvio, e não quer dizer que ninguém vai amar ou odiar esses filmes. O mesmo fenômeno acontece com os filmes do tipo Cult.

 

Na realidade, o cinema é para todos, por isso a sétima arte é tão bela e verdadeira. A briga entre Blockbuster e Cult, qual é melhor e afins, é motivada pela arrogância das pessoas. O Ego é terrível, às vezes.

 

Então, para finalizar, tenho um conselho para todos.

 

Vejam os filmes que te fazem sentir bem.

About the author

Nerd Esotérico

Sou minha essência, não sou o que digo que sou ou o que você diz que sou. Em minha mente egocêntrica, amo escrever, jogar videogame, ler, degustar filmes e boas comidas. Nada mais. Nada menos.

  • Grande artigo que resume muito bem os dois extremos no mundo do cinema. E a dica no final?! PERFEITA! Cara, o que eu já vi de “críticos de araque” de cinema descendo a lenha em certos tipos de filmes simplesmente porque NÃO entendem bulhufas dele…É a mesma coisa que eu não entender e não curtir um certo filme cult pela sua complexidade e sair falando aos 4 ventos que ele é péssimo…e do outro lado da moeda tem o conhecedor que nunca leu uma história em quadrinhos (o contato que tem é pelos filmes atuais mesmo…) e espera achar um Poderoso Chefão num filme de super heróis… Ridículo isso.

    Eu curto os dois estilos de filme, me divirto vendo filme blockbuster assim como amo pensar vendo um cult.