Chromatics: Night Drive (2007)

Conhece a banda americana Chromatics? Não conhece? Então venha conosco conhecer o trabalho dessa bela banda psicodélica do século XXI mas com jeitão de anos 80!

A banda Chromatics, atualmente composta por Ruth Radelet, Adam Miller, Nat Walker e Johnny Jewel, já tem mais de uma uma década de existência, 14 anos para ser exato. Seu trabalho começou em 2003 com o álbum de “garagem” e pós-punk violento Chrome Rats vs. Basement Rutz, seguido por Plaster Hounds em 2004. Night Drive (Passeio Noturno) é o terceiro álbum lançado em 2007, com um som todo reformulado, novos integrantes (integrantes originais somente Adam Miller e Johnny Jewel permaneceram), um vocal feminino entrando (e a voz de Miller e seu punk sendo deixado de lado…) e temos praticamente um nova banda, totalmente diferente da que foi apresentada nos dois trabalhos anteriores.

Capa do álbum Night Drive

Com a entrada de Radelet, Walker e o retorno de Jewel (no segundo álbum ele não participou), Night Drive foi produzido pelo próprio Jewel e gravado na Italians Do It Better. Em 2010, o álbum recebeu uma Deluxe Edition, contendo mais 5 músicas que não apareceram na versão original. O estilo musical de Chromatics a partir deste álbum, se transformou em um grupo de synth-rock, synth-pop e italo disco.

A faixa de abertura The Telephone Call trás um enredo que mostra uma protagonista feminina (na voz de Radelet) saindo de uma boate após um show, e está prestes a começar a dirigir para a casa de seu namorado. A abertura termina com o barulho do carro saindo. A faixa de abertura juntamente com a segunda faixa, Night Drive, e a faixa 15 (presente apenas na edição Deluxe) Accelerator, sugere que o álbum é um conceito de uma noite, literalmente um passeio noturno.

Da esquerda para direita: Adam Miller, Nat Walker, Johnny Jewel e Ruth Radelet

Com batidas marcantes, um som eletrônico misturado com um rock instrumental e um toque psicodélico (que percebe-se em grande maioria dos clipes musicais) dos anos 80, Night Drive é uma reviravolta na banda e trás um belissimo trabalho, deixando de lado o punk e focando no synth-rock. Das músicas destaques do álbum, a faixa titulo, Night Drive mostrando a nova banda; I Want Your Love e seu refrão grudante; Healer a mais rock do álbum; Mask, um som que parece trilha sonora de filme dos anos 80-90; e as batidas de Tick of the Clock e Accelerator.

Ruth Radelet – voz, guitarra, sintetizador
Adam Miller – guitarra, vocoder
Nat Walker – bateria, sintetizador
Johnny Jewel – programação

Night Drive

1 – The Telephone Call – 1:51
2 – Night Drive – 3:44
3 – I Want Your Love – 6:41
4 – Running Up That Hill – 6:07
5 – The Killing Spree – 3:59
6 – Healer – 3:54
7 – Mask – 5:35
8 – Tomorrow Is So Far Away – 7:06
9 – Let’s Make This a Moment to Remember – 3:33
10 – Tick of the Clock – 15:45

Deluxe Edition

11 – Shining Violence – 3:16
12 – Circled Sun – 4:07
13 – Bell – 2:37
14 – The Gemini – 4:00
15 – Accelerator – 7:22

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.

  • Ivo

    Fala NerdProfeta! Opa! Sugestão de música? Tô dentro, já baixando o álbum aqui!
    Não sei porque me lembrou de algum modo a minha banda predileta (apesar de estilo diferentes!) que é o Gin Blossoms, não sei se vai curtir, mas se tiver a oportunidade tente ouvir o álbum deles chamado Competition Smile! Valeu NerdProfeta! Grande Abraço! Ivo.

    • Ouça que creio que você irá curtir Ivo, essa mistura de pop rock psicodélico com música eletrônica foi o que acabou de conquistando a virar fã da banda Chromatics, a mistura deu muito certo!
      Gin Blossoms não ouvi falar mas vou procurar e conhecer o trabalho deles!
      Valeu Ivo!