Igreja – Nerd Profeta explica na Bíblia

Fala pessoal! Hoje quero inaugurar uma nova categoria aqui no nosso lar: Reflexão. Vai ser um espaço em que iremos falar de assuntos mais sérios e não necessariamente que esteja ligado com nerdices. Assuntos bíblico/teológico, filosofia, e muito mais você irá encontrar aqui. Como já muitos sabem, sou cristão e tenho minha fá baseada na Bíblia, então na Reflexão de hoje quero apresentar a vocês o que é de fato a igreja biblicamente falando: uma empresa ou um grupo de pessoas? Corpo de Cristo ou grupo religioso? Chega mais que eu te explico!

A palavra “igreja” o que de fato quer dizer? Digo na raiz da palavra, na etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras) dela. Vamos por partes…

Definição – Etimologia

Para as pessoas de um modo geral, a palavra igreja significa um local ou construção aonde acontece as reuniões cristãs e assim é vinculado o significado com alguma denominação cristã. Igreja olhando nesse ângulo seria o local de reunião e/ou a igreja X (onde X é o nome de um dos vários grupos denominacionais cristãos existentes).

A palavra “igreja” é uma tradução da palavra em grego koiné “ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado”. A palavra ekklesia foi usada como “assembleia“, “de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento é usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como “assembleia”, e 112 como “igreja”. Exemplo dessa afirmação se encontra em Atos 19:32, 35, 39 e 41 no qual nos versículos citados se encontra a palavra assembleia e no original em grego koiné, ekklesia. A palavra ekklesia foi usada não somente e exclusivamente por cristãos em suas reuniões, mas sim também como uma assembleia comum sem ligação religiosa.

No Antigo Testamento, através da Septuaginta (tradução grega do AT), a palavra foi usada por 71 vezes, como tradução da palavra hebraica “qahal“, que significa “chegar junto, reunir-se em assembleia, congregação, convocação.” Concluindo, na palavra propriamente dita, “igreja” quer dizer assembleia/reunião e não é uma assembleia/reunião exclusivamente cristã não.

Definição – Bíblica espiritual

Agora que você já ficou sabendo sobre o significado etimológico da palavra igreja, vamos conhecer o significado bíblico/espiritual dentro da Palavra de Deus, a Bíblia. Dentro da teologia bíblica constatamos que o tempo atual em que vivemos é o tempo/era da graça. Vivemos no agir do Espírito Santo, uma era no qual a Lei do AT não está mais em nossos ombros (no qual Cristo “pagou” toda a Lei na cruz), um tempo em que a nação escolhida (povo judeu) não seria mais uma nação propriamente dita, mas uma nação chamada igreja, ou seja, todo aquele que se arrepender de seus pecados e a forma que leva a vida,  se voltar á Deus, reconhecendo que Jesus é o seu Senhor (Romanos 10:9).

Outro significado que a Bíblia usa para chamar os crentes de Cristo pelo mundo é “corpo” ou “corpo de Cristo”. Ou seja, no NT os termos “igreja”, “corpo” e “corpo de Cristo” são termos semelhantes, todos usados para citar os cristãos juntos, reunidos em um determinado local ou citando eles como um todo, espalhados pelo mundo afora (conforme citados por exemplo, em 1 Coríntios 12:27, Colossenses 1:18 e Efésios 1:22, 23, entre outros).

Conclusão

Espada com Bíblia: um dos símbolos da Apologética, um ramo da Teologia que defende a fé bíblica cristã

  • Igreja e seu significado como palavra quer dizer reunião, assembleia, convocação de qualquer grupo de pessoas e com qualquer número. E não necessariamente é uma reunião cristã / religiosa.
  • Igreja e seu significado teológico / espiritual quer dizer quaisquer pessoas reunidas, independente do número, independente do local, mas que o foco seja: adorar a Deus, prestar culto á Ele, estudar a Palavra de Deus, cantar louvores e/ou salmos, ensinar a Bíblia, aprender mais da Bíblia. Quer dizer que se você com mais uma pessoa reunida em sua casa com o intuito de estudar a Bíblia, ali vai estar uma igreja espiritual se o foco for exatamente o estudo e culto ao Senhor Jesus. Da mesma forma que, em um local especifico com 500 pessoas ali dentro para adorar, cantar e aprender mais da Bíblia, se o foco ali for exatamente isso, ali também estará uma igreja. O que acontece hoje em dia é que infelizmente, muitas igrejas denominacionais (igreja X, igreja Y, igreja Z, troque a letra por um dos vários grupos cristãos existentes) se desviaram do foco espiritual e, ensinam coisas que não tem nada a ver com a teologia bíblica, prestando total apego ao materialismo e ao dinheiro. Essas, definitivamente NÃO são igrejas no sentido espiritual. Claro que, não estou generalizando, tem pessoas espirituais em diversas denominações que querem buscar a Deus e aprender mais Dele. O problema está quando alguns lideres dessas igrejas denominacionais ensinam suas heresias e assim levam várias pessoas com ele, ao caminho contrário da fé bíblica.
  • Para ser membro da igreja espiritual de Deus, o Corpo de Cristo é preciso apenas se arrepender dos seus pecados, crer em Jesus Cristo e querer uma mudança espiritual em sua vida. Para ser membro de uma igreja denominacional você deve seguir algumas doutrinas da determinada denominação, como ser batizado, fazer profissão de fé, entre outras coisas dependendo da igreja em questão. Neste ponto quero deixar claro uma coisa muitíssima importante: ser membro de uma igreja denominacional NÃO lhe garante ser membro da igreja espiritual e, obviamente, não lhe garante a salvação. Por exemplo, eu posso ser membro da igreja X mas por dentro nunca houve mudança espiritual em minha vida e ainda não faço parte da igreja espiritual, ou seja: tenho uma vida religiosa, indo a igreja X aos domingos, sou membro dela, mas tenho uma vida podre e cheia de pecados. Isso vale para quaisquer títulos dentro de uma igreja X também: posso ter um cargo de liderança em minha denominação, mas uma liderança religiosa apenas e nada espiritual: se minha vida não foi mudada internamente, se não aceitei o Senhor como meu Salvador, vou ser um religioso ensinando religião as pessoas…o pior é quando é um ganancioso ensinando materialismo…alias, os dois são terríveis!
  • A igreja de Cristo, a espiritual, não se foca dentro de um prédio, de um local, de uma região ou de uma denominação. A igreja espiritual não é a igreja X, nem a Y e muito menos a Z ou outras várias espalhadas pelo mundo. A igreja espiritual corresponde (como já mencionado acima) a todo aquele que creu em Jesus. A igreja de Cristo é toda pessoa que creu Nele e confessou seus pecados, independente de raça, cor, sexo, condição financeira ou conhecimento intelectual. Podem ter pessoas dentro da igreja X que são sim mudadas espiritualmente e são membros da igreja de Cristo, assim como pessoas da igreja Y ou pessoas que não são de denominação nenhuma. Jesus não morreu e ressuscitou para estabelecer uma instituição e sim para salvar vidas. Basta crer e confessar.

Alguns dos muitos versículos para refletir e que corroboram a Reflexão de hoje são (não vou colocar outros para não estender demais, mas se quiserem podem pedir nos comentários!):

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados e em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres…” 1 Coríntios 12:12, 13

“Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles.” Romanos 16:5

“E à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas e à igreja que está em tua casa…” Filemon 2

E aqui termino o primeiro tema da categoria Reflexão. Fiquem a vontade para comentar. Eu, como muitos já sabem, sou cristão e já fiz um curso de teologia em um seminário na duração de 3 anos e meio. Abraços e até a próxima! Deus abençoe a todos.

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.