Luffy e suas habilidades

Muitos podem achar que os animes, jogos e quadrinhos são pura ficção, mas na verdade, são a mais pura realidade. Muitos autores já afirmaram que se basearam em várias teorias, leis e lendas reais para criar seus personagens e até mesmo seus mundos completos. Os exemplos mais famosos são o recém ressuscitado Pokémon, onde seus monstrinhos foram tirados da vida real, Final Fantasy, que mistura enredos científicos, hinduístas e filosóficos e é claro, as famosas franquias que estão tão aparentes nos cinemas recentemente.

Hoje, venho apresentar para vocês a teoria por trás da habilidade mais poderosa de um dos personagens mais famosos dos animes, e talvez, um dos mais queridos: Monkey D. Luffy de One Piece.

Vamos falar da habilidade Gear, ou em tradução livre, marcha.

Luffy é um personagem que comeu a fruta amaldiçoada gomu gomu, que confere ao seu corpo poderes de borracha, tornando- o assim o homem borracha do anime. Sua habilidade de combate, o Gear é dividia, atualmente em três partes: second, third e fourth.

Luffy_Film_Z_Costume_(OP2_DLC)

No modo gear second, Luffy ganha muita força e velocidade e adquire uma colocarão avermelhada, liberando uma fumaça de seu corpo.

O gear second é baseado no conceito em que Luffy utiliza as hemoglobinas de seu sangue para transportar maior quantidade de oxigênio através de seu corpo, fornecendo assim uma supra oxigenação para os músculos, permitindo esse aumento de velocidade e força.

O sangue nada mais é do que um conjunto de plasma (o liquido que percorre todo o corpo), hemácias e leucócitos. O plasma é composto de agua e de outras substâncias e percorre todo o corpo transportando as hemácias ( células brancas) e os leucócitos ( células vermelhas). As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio  e é ai que entra nossa teoria. A capacidade elástica de Luffy não se estende somente aos seus membros ou as áreas externas do corpo, mas também as áreas internas, como mostrado no episódio 574, em Lily Enstomach entra dentro do corpo de Luffy e o transforma em um gigante completo. Tal capacidade permite com que Luffy expanda o tamanho de suas hemácias fazendo com que possam transportar mais oxigênio pelo seu corpo. Através desse processo, os músculos absorvem mais oxigênio, tendo assim, mais eficiência e podendo exceder o limite humano e como o coração também é um músculo, ele bate mais rápido, bombeando mais sangue através do corpo e oxigenando mais ainda as células, tornando um ciclo vicioso.

644469ebeab787f40768b342e07d7c7a

Conforme dito por Luccy do CP9 no Arco Enies Lobby, essa habilidade só pode ser executada por alguém que seja inteiramente de borracha, pois humanos comuns não conseguiriam não só absorver a quantidade de oxigênio necessária, como também não conseguiriam suportar a quantidade de batimentos cardíacos necessário para alcançar os resultados exibidos por Luffy.

E você deve estar se perguntando: mas por que da coloração avermelhada quando Luffy entra nesse modo? Simples! Porque grande parte do sangue é composto por células vermelhas, as hemácias. Como precisamos de muito oxigênio em nosso corpo, nós somos adaptados a ter maior quantidade de hemácias do que de leucócitos. A coloração avermelhada surge porque o sangue no corpo de Luffy corre em uma velocidade assustadora por todas as suas veias, isso inclui os vasos capilares responsáveis pela oxigenação da pele. Por isso que o ele fica um pouco vermelho.

“Ah, então por que eu não fico vermelho?” Você pode pensar. A resposta é simples. A oxigenação natural para a pele humana é muito baixa, não tendo demonstrações muito aparentes. Nesses casos, a cor da pele é feita pela proteína chamada melanina, em maior ou menor quantidade, porém quando ocorre muita oxigenação na pele humana, ela adquire um tom avermelhado, porém, quando estamos correndo ou fazendo algum esforço físico, alguns de nós ficam vermelhos.

__gear_second___by_battousai777-d3890gxE o por que da fumaça?

Como já explicamos, o sangue também é composto por plasma, que é feito de 95% de água.
Quando o plasma percorre o corpo ele fica em contato direto com as paredes das veias, o que gera um atrito entre elas. O atrito nada mais é do que o contato muito rápido e muito próximo entre duas superfícies, sejam elas líquidas, sólidas ou gasosas. Quando existe atrito de alguma forma, também existe calor. É por isso que Luffy pode usar o golpe Red Hawk!Red HawkComo a velocidade de transporte de sangue é muito grande, o atrito também é muito grande, resultando assim, em uma temperatura acima de 100 °C. Por isso o vapor que sai do corpo do Luffy nada mais é do que água em estado gasoso.

Ainda bem que o Luffy não fica doente, já pensou ter que medir a temperatura dele?

Então é isso. Esse é o conceito físico-químico do Gear second. Aguarde, pois logo explicaremos os outros Gear do Luffy.

Comentem qual ou quais personagens ou animes vocês querem que expliquemos por aqui, afinal, tudo que um dia foi pensado, existe ou ja existiu!

Luffy-One-Piece

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.