Review: ActRaiser (Snes – 1990)

A Square Enix é uma das desenvolvedoras de jogos que particularmente eu mais curto, depois da Nintendo é claro, devido ao seus grandes games e rpgs famosos. Hoje falaremos sobre o game ActRaiser, um grande jogo de uma franquia esquecido pela Square.

Em ActRaiser, lançado em 1990 para o Snes em seu inicio de vida, produzido pela Quintet e publicado pela Enix (na época eram duas empresas distintas, Enix era uma e Square era outra), você controla um guerreiro sagrado, uma espécie de avatar de um deus que parece ser inspirado no Deus bíblico (pelas referências de justiça e luta contra o mal, assim como adoradores, templos, e pelos nomes em japonês que o protagonista é God e o vilão é Evil One).

act01

Na história, apenas conhecido como Mestre, você deve lutar contra as forças do mal lideradas pelo demônio Tanzra que dizima cruelmente cidades e vilarejos, seja com pragas, outros demônios ou pessoas possessas.

O game se divide em duas partes: entre os intervalos de uma missão e outra, você tem um jogo de estratégia tendo que cuidar das pessoas, dos alimentos, das casas e defendê-las de ataques das criaturas. Nas missões o game se torna um jogo de ação e plataforma, bem difícil por sinal, com diferentes tipos de golpes especiais que você consegue no decorrer do jogo ou realizando certas tarefas.

Nas fases, o game é um ação-plataforma

Nas fases, o game é um ação-plataforma

Um dos pontos altos do game é a parte da estratégia e os segredos das civilizações no mundo, assim como a trilha sonora muito boa e com um clima medieval-sombrio. Os defeitos ficam por conta dos controles do Mestre nas fases: ele é lento e um pouco desengonçado, você morre facilmente até se acostumar com seus movimentos.

act03

Entre uma fase / missão e outra, o game se torna uma estratégia no qual você tem que administrar suas cidades e cuidar das pessoas

É isso pessoal! Espero que tenham curtido e ficado curiosos com este game. Quem sabe possamos sonhar com um possível ActRaiser 3 ou um reboot da franquia né? A história tem pontos interessantes e poderia ser muito bem aproveitada nos consoles atuais. Em breve um review da continuação, ActRaiser 2 aqui no blog!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.