Savage Worlds (RPG) – Análise

Rápido, furioso e divertido! Esse é o lema principal de Savage Worlds. Sendo um sistema genérico de RPG podendo abranger quaisquer tipos de cenários e/ou campanhas, SW tem em seu manual completo uma vasta série de regras e situações que podem ser utilizadas de acordo com o desejo do mestre e os jogadores.

SW consegue ser um ótimo sistema com regras, rápidas e coerentes, sem aquela coisa toda de infinitas tabelas para consultar ou diversos cálculos difíceis de se acompanhar. À primeira vista um jogador poderá se assustar com seu modo de Características que resume os Atributos e Perícias em dados e não valores fixos.

Usa-se d4, d6, d8, d10, d12 e ás vezes o d20. Os testes são feitos com um desses dados sendo rolados e através de uma Dificuldade estipulada pelo mestre, normalmente é 4 o padrão, o resultado final varia também através de quaisquer modificadores positivos ou negativos que possam surgir. Se o resultado final depois de rolado o dado e aplicado os modificadores adequados for maior ou igual a dificuldade que o mestre escolheu, o teste foi bem-sucedido. Há momentos que os jogadores podem usar o Dado Selvagem, um d6 extra que permite escolher entre o melhor resultado entre o dado da Característica ou do Dado Selvagem. Outro benefício dos jogadores são os Benês, que permitem absorver dano ou jogar novamente um teste que falhou. Cada jogador começa com 3 Benês por sessão.

 

Os Atributos são: Agilidade, Astúcia, Espírito, Força e Vigor. Cada um começa com d4 e pode ser aumentado para d6, d8 e assim por diante, na distribuição de pontos na criação do personagem ou ficando mais experiente através do Progresso (subir de nível). As Perícias são vastas e alguns exemplos delas são: Arrombar, Atirar, Cavalgar, Lutar, Pilotar, Consertar, etc.

Existem uma gama de Vantagens (ex: Corajoso, Ligeiro, Nobre, Antecedente Arcano, etc…) e Complicações (ex: Teimoso, Leal, Forasteiro, etc…) que podem ajudar ou atrapalhar o personagem no decorrer da aventura sendo escolhidas na criação do personagem ou progredindo.

Existe ainda a regra do Ás que um jogador pode se beneficiar (assim como um vilão também!!!) toda vez que a rolagem de um teste for bem-sucedida e tiver o número máximo em seu dado, o jogador ou o personagem do mestre joga novamente aquele dado, pois obteve um Ás. Enquanto obtiver o resultado máximo em seu dado você continua jogando e melhorando o resultado final do teste. Ex: Seu personagem tenta acertar uma flecha em um alvo distante, você rola um d6 de sua Perícia Atirar e consegue um 6. A dificuldade dada pelo mestre é 4, você acerta no teste e consegue um Ás podendo repetir essa jogada e assim melhorar ainda mais o resultado final. Se tiver um resultado 4x maior que a dificuldade, o jogador (ou o personagem do mestre) teve uma Ampliação. Um exemplo de Ampliação: seu personagem precisa consertar um motor de um carro, o mestre propõe uma Dificuldade padrão 4. Você tem Consertar d10, rola e consegue um 8. Seu resultado obteve uma Ampliação pois superou a Dificuldade e ainda teve mais 4 números acima dela. Caso o resultado de seu teste fosse um 12, por exemplo, você teria alcançando 2 Ampliações (4 da Dificuldade normal +4 (primeira Ampliação) +4 (segunda Ampliação)). As Ampliações são como acertos críticos e são essenciais no combate para causar dano e em todos os outros testes para melhorar ainda mais os resultados.

 

As regras podem parecer complicadas no início, mas é apenas impressão. Ele consegue ser um sistema rápido e leve, sendo focado em interpretação ou combate de acordo com as regras aplicadas pelo mestre. Sendo um sistema genérico o mestre e os jogadores podem adaptar qualquer tipo de jogo, ou jogar em um dos cenários oficiais já lançados. SW pode ser jogado em um medieval clássico, um terror moderno, uma era vitoriana com piratas, um apocalipse zumbi…enfim, qualquer cenário pode ser jogado e/ou adaptado! Existem diversos suplementos oficiais lançados e ainda outros para chegar, alguns em português, mas a maioria em inglês, e o mestre pode ficar livre de criar um cenário que ele queira ou adaptar algum filme, série, game ou anime.

Junte-se aos muitos jogadores de Savage Worlds espalhados e veja por si mesmo que não é por menos que o Vencedor do ENnies Awards de 2012 como Melhor Jogo está famoso! Ele é um ótimo sistema de RPG que você precisa conhecer!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.