Tudo o que sabemos do Nintendo Switch

Olá galera! Tudo bem com vocês? Ficaram animados com o novo console da Nintendo, o antes conhecido pelo codinome NX e agora oficialmente revelado como Nintendo Switch? Nós do NERD PROFETA separamos aqui tudo o que sabemos sobre ele até então, e claro, tudo também que deixou todos curiosos! A Nintendo em 3 minutos e meio conseguiu passar ao mundo o conceito principal do Switch de forma clara: a portabilidade. Sendo um híbrido, a Nintendo inova novamente no mundo gamer, revirando de cabeça para baixo o que sabíamos de jogos e nos proporcionando mais diversão. Você termina um jogo em uma determinada parte do game ou na missão “x” por exemplo. Aonde você levar a tela portátil do console, o game continuará exatamente onde você parou em casa, no nosso exemplo seria na missão “x”.  Como mostrado no trailer, você poderá jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild em casa e continuar a jogatina quando sai para passear no parque por exemplo, ou viajando num avião, ou num carona de um carro, etc. Agora que você leu aqui sobre o conceito do Nintendo Switch que é ser um console híbrido (console de mesa+console portátil), vamos analisar mais sobre ele e seus equipamentos:

                                                    —————————–Switch Dock————————————-

 

A imagem acima mostra o Nintendo Switch Dock e a tela portátilno qual é o próprio console em si – acoplada nele. É óbvio que será através desse dock que a imagem irá ser transmitida do modo portátil para modo home, ou seja, para TV.  Entrada HDMI é óbvio dizer que terá, visto que o console anterior o Wii U já tinha; agora entrada / suporte para 4K é algo ainda que está dentro da especulação: como a Nin

tendo não revelou suas especificações técnicas, só nos resta aguardar se ele terá suporte a 4K ou não.  Outra coisa a respeito do dock que deixou muitos curiosos é se ele simplesmente vai transferir a imagem da tela portátil para a TV e carrega-la ou SE além dessas duas funções essenciais para o híbrido, ele também terá um processador próprio e aumentar a potência dele. Rumores indicam que será a 720p no modo portátil e 1080p em modo home, podendo ter suporte a 4K ou upscaling. Resta-nos esperar informações oficiais da Nintendo para termos certeza se ele irá “bombar” as configurações da tela portátil no qual se encontra o processamento principal ou não.

——————————–Controles—————————————-

 

Todos os controles dos consoles da Nintendo são únicos (só uma revisada rápida: Nes, primeiro direcional de “cruz”; Snes, primeiros gatilhos “L” e “R”; 64, primeiro analógico e com opção de vibrar de acordo com os efeitos do game; GameCube, primeiro controle sem fio; Wii, primeiro controle de movimento; Wii U, primeiro controle com tela em um console de mesa). O Switch não ficaria fora desse padrão e o seu controle padrão é o Joy-Con, que além de ter baterias próprias pode ser usado tanto como um controle tradicional como visto na imagem acima e como visto na segunda parte do gif, ele é também um controle destacável que ao retirar de seu grip, se divide em dois pequenos controles de forma semelhante ao antigo Wii Remote. Resta saber se o Joy-Con nessa forma tem sensor de movimento. Lembrando que cada Joy-Con pode funcionar juntos ou de forma separada, sendo assim um é o player 1 e o segundo o player 2.

Para aqueles que preferem um controle mais clássico, o Nintendo Switch ainda lhe proporciona o Switch Pro Controller, que provavelmente só deve funcionar no modo home.

———————————-Cartuchos————————————–


 

Diga ADEUS a mídia óptica e BEM VINDO DE VOLTA cartuchos! Sim, o híbrido Switch terá cartuchos novamente, algo que desde o Nintendo 64 não se via mais nos consoles de mesa da empresa. Já nos consoles portáteis eles sempre foram a mídia padrão. Aos olhos leigos e daqueles que se dizem “gamers” parece uma atitude horrível, como se estivesse trazendo algo velho aos tempos atuais. Ou como certos sites e blogs que trazem como único benefício de cartucho ser a segurança e robustez, algo que não se encontra nas mídias ópticas do CD/DVD/Blu-Ray.  Mas os cartuchos com a tecnologia de hoje, tem MUITO mais a oferecer. Para começar, seu aspecto não é mais aqueles cartuchos / fitas clássicos e grandes: eles estão mais para “cartões” do que cartuchos propriamente dito. Na mídia óptica, os gamers são forçados a instalar no hd de seus consoles, os jogos para rodar eles de forma mais rápida e satisfatória que a mídia óptica não oferece mais. Atualmente, os games estão ficando cada vez mais pesados e maiores para armazenar, e a velocidade de carregamento, os famosos “loading”, vão ficando cada vez mais lentos em meios as restrições da mídia óptica. Restrições essas que são bem menores com os cartuchos de um 3DS por exemplo,  ou da memória flash no geral, presente em pendrives, cartões de memória (SD e microSD) e em SSDs. Os cartões e cartuchos são pequenos e oferecem excelentes velocidades de leitura superando facilmente a mídia óptica. PONTO para Nintendo!

————————TECNOLOGIA DA NVIDIA—————————

 

A Nvidia, famosa fabricante de placas de vídeo e acessórios para jogos, confirmou em seu site oficial que o Switch vai vir equipado pelo processador Tegra, revelando assim uma parceria entre a Nintendo e a Nvidia. Conforme você pode verificar no link acima, a Nvidia divulga que o Nintendo Switch virá com um processador Tegra customizado e a eficiência da arquitetura é a mesma usada pelas melhores placas gráficas GeForce do mundo. Sim, isso mesmo que você está lendo. Nintendo virá com uma certa potencia no hardware e isso é ótimo para receber as thirds (fato que já está acontecendo, inicialmente já tem 48 empresas apoiando o novo console da Nintendo!). Lembrando que hardware potente em um vídeo game não é sinônimo de melhor, mas é bom que o hardware não seja tão defasado para não gerar pouco apoio das thirds e assim gerar poucos jogos. Mas parece que as thirds estão entrando de cabeça no Swtich, o que é ótimo para todos.

————————–Bateria modo Portátil e UE4——————————-

 

A duração da bateria dos controles Joy-Con e do Switch Pro Controller é fato que irão vir com duração bem alta, pois não irão ter uma tela para passar imagem. No máximo o Joy-Con poderá vir com sensor de movimento, algo que ainda não foi confirmado. Mas o console principal, o Switch de fato é a tela portátil, onde se encontra seu processador, memória, placa gráfica, etc. Ele é encaixado no dock para jogar em casa na TV; quando retirar ele do dock para jogar ele onde você quiser, terá ainda a opção de jogar com o Joy-Con destacável ou encaixado nele (ainda não está confirmado a tela touch). Mas e a bateria? Será que a bateria da tela portátil será boa? Durará quanto tempo até que comece a pedir carga? Minha opinião é que dure no mínimo de 3 horas e meia para cima.

E para finalizar essa pequena análise do que sabemos até então do Switch, a Epic Games, criadora do motor gráfico Unreal Engine 4, também confirmou parceria com a Nintendo dando o suporte do UE4 ao console. A notícia você pode ver no twitter oficial da empresa.

 

As especificações técnicas e algumas respostas de alguns pontos levantados aqui só serão respondidas quando a própria Nintendo se pronunciar, que provavelmente será somente ano que vem.

O Nintendo Switch chegará em março de 2017. Até lá, guarde suas moedas no cofre e se liga no Nerd Profeta para mais informações! Na madrugada do dia 13 de janeiro terá um evento de apresentação sobre tudo do Switch!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.