Daniel: Na cova dos leões (capítulo 2 – O Sonho)

Olá pessoal! Estamos aqui continuando nossas reflexões no livro bíblico de Daniel e desta vez no capítulo 2. Confira o capítulo anterior clicando aqui. Venha comigo, reflita e comece a semana com seu melhor conselho do manual da vida, a Bíblia!

Disse-lhes o rei: Tive um sonho, e para sabê-lo está perturbado o meu espírito.Daniel 2:3

Cerca de 3 anos após os acontecimentos do primeiro capítulo de Daniel, o rei Nabucodonosor tem um sonho no qual deixa ele perturbado querendo saber o significado de tal sonho, já percebendo que tinha algo de diferente. Que fique claro que não é todo sonho que alguém tem que é um recado divino, óbvio que não. Mas há momentos sim que Deus quer falar contigo e pode sim ser através de um sonho, deve-se ter sabedoria e maturidade espiritual para saber separar as coisas e não ficar querendo pagar de adivinho ou profeta em momentos que não tem nada a ver. Neste caso especifico, o Senhor queria sim falar com o rei Nabucodonosor, e não somente com ele, mas foi uma profecia que perdura até os dias de hoje, para eu e você.

Responderam os caldeus na presença do rei e disseram: Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse semelhante coisa de algum mago, encantador ou caldeu. A coisa que o rei exige é difícil, e ninguém há que a possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens.Daniel 2:10, 11

O rei Nabucodonosor chama todos magos, encantadores e caldeus (uma classe especial de adivinhos que ensinavam a cultura da caldeus) e exige uma revelação da parte deles. Um homem natural, sem nenhum discernimento ou sabedoria espiritual quer a revelação divina, de algo sobrenatural vindo de Deus, por parte de outros homens menos sábios espiritualmente que ele mesmo. Ou seja, um homem sem nenhum apego espiritual ao Senhor quer que homens piores que ele no sentido espiritual (grande parte eram usuários de magia negra e feitiços) revelem algo que vinha do Senhor. Chega ser irônico, mas é algo bem comum hoje em dia: pessoas que se dizem cristãs e que acreditam em horoscopo, pessoas que se dizem cristãs e fazem “vista grossa” ou apoiam sistemas / leis totalmente antibíblicos, pessoas que se dizem cristãs e se envolvem com cartomantes e por aí vai….

Óbvio que nenhum deles tinha capacidade de revelar nada e eles mesmos admitem isso. Impossível a sabedoria humana tentar entender a sabedoria de Deus. Não se entende as coisas espirituais com uma mente sem fé, mundana ou apegada ao pecado. O mundo sempre vai discordar de Deus; o mundo, o sistema sempre vai caminhar na direção contrária á direção espiritual e, ainda irão zombar de Deus (“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.1 Coríntios 1:18). Somente se entende das coisas espirituais com uma mente renovada, que se afasta do pecado, que busca Ele. Neste ponto que Daniel entra na história novamente para mudar.

Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o restante dos sábios da Babilônia.Daniel 2:17, 18

Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder;Daniel 2:20

O rei Nabucodonosor ao ver as palavras ditas pelos magos e adivinhos, conforme mostrada acima nos versículos 10 e 11, se enfurece e decreta morte a todos sábios e magos do reino, inclusive os sábios judeus cativos, que incluiria Daniel e seus amigos. Daniel se junta com seus amigos e clama em oração ao Senhor para que Ele desse sabedoria para eles poderem revelar o significado do rei enfurecido.

Toda honra e toda glória vem de Deus. Nada passa neste mundo sem conhecimento Dele e neste momento vemos como Daniel e seus companheiros se submeteram a fé e recorrendo á Ele, que permite a Daniel entender e revelar espiritualmente o significado do sonho do rei, o que seria uma profecia não só para aquela época mas uma profecia que está para acontecer e ser cumprida ainda, e isso pode acontecer em nossos dias.

Mas a profecia, iremos refletir ela somente na próxima semana (para deixar você curioso e claro, para não deixar o texto muito grande). Até mais!

 

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.