Daniel: Na cova dos leões (capítulo 6 – A Cova)

Olá pessoal estamos aqui de volta com nossas reflexões. E hoje dando continuidade ao livro bíblico de Daniel, vamos comentar do capítulo 6. Você pode conferir o capítulo anterior clicando aqui.

Chegamos ao capítulo que dá o nome a nossa reflexão bíblica atual! O capítulo 6 inicia anos depois do 5, com Dario (Ciro, conforme comentado na reflexão anterior ou até mesmo um homem designado pelo próprio Ciro para governar a região Babilônica para ele) já no controle da Babilônia. Nesse momento, Daniel era um senhor idoso e conhecido por todos inclusive Dario colocou ele e mais outros dois como administradores principais do reino. Daniel, obviamente, causava inveja nos outros.

Então, estes presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro e nem culpa. Daniel 6:4

Assim como Daniel teve pessoas tramando e com inveja dele, pode acontecer o mesmo comigo e com você. Pessoas desejando o nosso mal ou até mesmo, infelizmente, eu e você desejando o mal para outros. Numa situação dessa, Daniel manteve firme na fé e não respondeu o mal com o mal, da mesma forma caso acontecer algo parecido contigo, aja da mesma forma: mantenha o foco e não responda com a mesma moeda.

Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre.Daniel 6:16

Os invejosos administradores tramaram contra Daniel. Incitaram o rei a fazer uma lei em que toda pessoa deveria fazer petição para ele, o rei, e não para qualquer outro deus ou homem. Quem desobedece seria lançado numa cova repleta de leões. Daniel, em seus aposentos particulares estava orando ao Senhor Deus, e os invejosos estavam vigiando e sabiam que ele iria orar ao Senhor e e seguida entregaram ao rei.

O rei Dario, muito triste manda jogar o idoso Daniel na cova. Dario respeitava Daniel, não só pela sabedoria que ele demonstrava mas possivelmente por ouvir os fatos que Daniel realizou no reino dos anteriores lideres babilônicos. Dario sabia que Daniel era diferente, era uma pessoa espiritual. A lei não poderia revogar, era uma lei dos medos e persas e uma vez decretada, não poderia ser anulada.

Vai chegar momentos em nossas vidas que seremos jogados na cova dos leões também. Momentos de desespero, de tristeza e que aos olhos de homens, não haverá saída. Mas nesses momentos é que cada um é revelado de fato quem é. É nesses momentos que se revelam quem tem fé verdadeira no Senhor e justamente nesses momentos de angustia que o Senhor Deus age. Ás vezes precisamos passar por uma certa dificuldade para amadurecermos e atingir os verdadeiros objetivos.

O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum. Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.” Daniel 6:22, 23

Daniel confiou em Deus, pois sabia que ele mesmo não tinha cometido crime nenhum, nem contra o reino nem contra o rei. Ele tinha simplesmente orado ao Senhor em seus aposentos, fato que ele jamais iria negar, ele jamais deixaria sua fé, independente de circunstâncias exteriores.

Ele foi retirado da cova, cova essa que ele foi salvo pelo Senhor que milagrosamente impediu os leões de o matar. O rei Dario escreveu um decreto após esse ocorrido, falando que todos que zombassem ou confrontassem o Senhor, seria morto (conforme versículos 25 ao 27). Mas antes de escrever o decreto, Dario mandou jogar todos os acusadores de Daniel na cova e, assim eles e todos seus comparsas foram esmigalhados até os ossos pelos leões (conforme versículo 24).

O que fazemos aqui nessa vida, temos consequências. Se plantarmos coisas boas, iremos sim colher bons frutos no momento certo. Agora se plantarmos coisas ruins, é óbvio que iremos colher frutos podres no momento certo. Foi o que aconteceu com os acusadores de Daniel. Eles de forma maligna tramaram a morte dele, mas o que houve é que eles colheram os frutos que eles plantaram. Plantaram ódio e inveja e colheram a morte.

Que possamos sempre confiar em Deus e dia após dia, plantarmos bons frutos. Daniel foi a prova de um homem correto e que evitava o máximo de errar. Sua recompensa não foi somente a vida eterna por ter crido no Senhor, mas a proteção Dele nos momentos mais difíceis que ele passou.


About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.