Olá pessoal. Depois de umas semanas fora devido a viagens e outras coisas, estamos de volta aqui no site e na nossa coluna de reflexões! Confira conosco mais um estudo reflexivo e teológico no livro bíblico de Daniel.
O estudo anterior você pode conferir clicando aqui. Continuando exatamente onde paramos, eis as continuação das visões e profecias de Daniel:
“Estando eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu outro pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava com insolência.” Daniel 7:8
Conforme mencionado no estudo anterior, o vindouro império representado na figura de uma dragão, virá com “dez chifres” que indica uma possível divisão de poder (provavelmente em categorias ou países distintos). Um pouco depois desse vindouro império surgir, três desses chifres / poderes cairão e dentre eles, surgirá um outro poder maior que todos os outros. Este será o anticristo, no qual será uma pessoa muito arrogante e com uma incrível lábia, falando insolências.
“Então, estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e seu corpo foi desfeito e entregue para ser queimado.” Daniel 7:11
Aqui a profecia de Daniel se adianta mais um pouco e já fala da queda do império do anticristo, representando novamente pelo animal, o dragão em questão. Quem derruba o anticristo e o seu império? Jesus Cristo, conforme próximos versículos e profecias seguintes.
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.” Daniel 7:13, 14
Jesus é profetizado aqui na figura do Filho do Homem, citação essa que segue no decorrer de toda Bíblia referenciado á Jesus. O Ancião de Dias é uma referencia ao Senhor Deus, ou seja, a figura da Primeira Pessoa na Trindade Santa de Deus (Deus, Jesus e Espírito Santo). O Reino do Senhor será eterno, nos céus com todos aqueles que O aceitaram como verdadeiro e suficiente Salvador, independente de igreja, sexo, condição social.
Nos versículos seguintes, Daniel fica confuso com as visões e se aproxima de um dos santos que ele também via e pediu explicações. As explicações são exatamente o que acabamos de abordar aqui e na reflexão anterior sobre os reinos e o reino do anticristo. Sobre o reino do anticristo, temos um versículo e outro estudo a mais a fazer, veja:
“Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele mesmo reino; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.” Daniel 7:24, 25
Antes da volta do Senhor Jesus para destruir o reino do anticristo e estabelecer a eternidade com seus santos, haverá uma época em que esses mesmos santos (pessoas verdadeiramente arrependidas espiritualmente (e não fingidas e muito menos religiosas) e que já aceitaram o Senhor em suas vidas, conversão) sofrerão nas mãos do reino do anticristo. Irão ser perseguidos, maltratados e zombados. Coisas que aos poucos já está acontecendo, em muitos lugares ou roda de “amigos”, se você se declarar cristão e que tem a fé na bíblia, muitos irão zombar, rir e fazer piadinhas. Há países em que os cristãos são perseguidos e mortos.
Outro fato a se destacar nesses versículos finais será que, o governo do anticristo irá “…mudar os tempos e a lei;”, isso pode indicar que o anticristo / seu governo irá mudar coisas da bíblia e / ou leis de países. Se hoje há um versículo que diz x coisa sobre determinado assunto, amanhã irá ser distorcido para enganar muitos. De certa forma, aos poucos isso já está também acontecendo: há algumas “igrejas” (bem entre aspas, já que a partir do momento que não enxerga a bíblia como regra de fé e Palavra de Deus e altera versículos ao bel prazer, já está bem distante de Deus e nada mais é que um lugar sórdido enganando pessoas) que distorcem fatos e versículos bíblicos apenas para “aceitar” pecados e coisas que obviamente é anti bíblico. Ou você é de Deus ou você não é, não existe em cima do muro e meio termo.
Terminamos aqui mais um estudo reflexivo, semana que vem se Deus quiser estaremos indo para o capítulo 8 do livro de Daniel. Será que teremos mais profecias? O que você achou dessas?