Olá pessoal! Hoje em nosso Dia da Reflexão temos a continuação dos estudos do livro bíblico de Eclesiastes. No capítulo 10 iremos citar alguns exemplos da sabedoria no dia a dia. Hora de parar, refletir e se preparar para mais uma semana que começa! A reflexão anterior você pode conferir clicando aqui.
No capítulo 10, praticamente ele todo temos uma explanação da sabedoria, e a falta dela, em algumas questões do cotidiano.
“Quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento; e, assim, a todos mostra que é estulto.” Eclesiastes 10:3.
O tolo aqui citado, como já comentamos em reflexões anteriores, é o que se mantém distante de Deus, aquele que não possui a fé Nele ou que mesmo ciente da existência do Senhor, ainda caminha longe. Este versículo menciona que o tolo segue os seus caminhos sem a presença de Deus, suas ações e escolhas são feitas nesse quesito e muitas das vezes é demonstrado no dia a dia a sua descrença e/ou falta de espiritualidade. Andar distante do Senhor é tolice.
“Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra.” Eclesiastes 10:8.
A falta de sabedoria e direcionamento espiritual também é visível naqueles que vivem em criar confusão, contendas, quebrar regras e causar problema onde quer que esteja. A “cova” no caso aqui citada, é algo ruim (até maligno) planejado e maquinado contra alguém ou alguma situação. Muitas das vezes o tolo que planeja esse mal acaba caindo em sua própria cova.
“Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.” Eclesiastes 10:20.
Aqui vemos que por mais que nosso líder, seja ele em um emprego, em uma cidade ou do país, esteja errado e fazendo coisas contrárias a de Deus, devemos respeitar. Claro que, podemos e temos direito de não concordar com atitudes e decisões desses líderes, mas não devemos amaldiçoar, no sentido de espalhar contenda, ou como citado no versículo anterior acima, criar cova contra ele. Jesus não concordava com a forma que Roma governava sua terra, Israel, mas mesmo assim em nenhum momento Ele planejou algo ruim contra eles e respeitou eles até mesmo pagando o imposto de Roma. Nesse país no qual vivemos, Brasil, está cada vez mais difícil a vida de um trabalhador honesto, visto que seus lideres só pensam na ganancia do dinheiro e poder. Temos todo direito de ser contra a atitude maligna deles, mas claro, devemos respeitar e fazer tudo dentro da lei.
Outro ponto a se comentar deste versículo, são as “aves”. As aves aqui são as pessoas que apoiam com segundas intenções uma liderança maligna ou até mesmo só querem ver confusão. Não seja tolo em criar contendas, pois haverá outro mais tolo ainda que vai lhe ouvir reclamando e vai lhe entregar. Só para constar, fofoca também é pecado além de ser anti ético.
Chegamos a mais um final de uma reflexão. Espero que tenham refletido comigo e gostado, fiquem a vontade para comentar ou entrar em contato comigo pela aba Contato para falarmos mais sobre a fé. Semana que vem teremos o capítulo 11, o penúltimo capitulo do livro bíblico de Eclesiastes.