Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 4)

Olá pessoal! Hoje temos nosso Dia da Reflexão novamente, semana passada não ouve lamento, mas aqui estamos e continuando no livro bíblico Eclesiastes, um livro com o tema sobre a vida e sua futilidade humana. Confira e reflita comigo!

O capítulo 4 de Eclesiastes começa falando sobre as tribulações e opressões da vida, de forma bem pessimista, Salomão cita: “Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem ninguém os consolasse; vi os a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos.Eclesiastes 4:1. Salomão cita até que é preferível morrer do que passar as atribulações e tristezas em vida, algo bem extremista claro. Ainda no inicio do capítulo, podemos ver que muitas atribulações e conflitos humanos partem no nosso próprio meio: a inveja (“Então, vi que todo o trabalho e toda destreza em obras provém da inveja do homem contra seu próximo.Também isto é vaidade e correr atrás do vento.Eclesiastes 4:4). Inveja essa que é um dos pontos de tantos problemas e, conforme mencionado no versículo em questão, é perca de tempo e correr atrás do vento. Adiante vemos também que mesmo uma pessoa com vastos bens materiais sempre desejará e sentirá inveja de outra pessoa, mostrando o quão vazia espiritualmente essa pessoa invejosa é. Inveja é destacada aqui como uma das vaidades humanas.

Na parte central do capítulo, entre os versículos 7 e 12, trata da vaidade de trabalhar sem um propósito e não ter ninguém para compartilhar de suas conquistas, como se fosse um rico solitário vazio por dentro. É correr atrás do vento o trabalho enfadonho sem ninguém para compartilhar de seus bens ou conquistas, é o se estressar / acumular sem um objetivo e outra vaidade humana, ou seja, é a necessidade de ter bens materiais só para acalmar seu ego, essa necessidade nunca terá fim. “Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho e nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Eclesiastes 4:7,8.

Na conclusão do capítulo 4, dos versículos 13 ao 16, Salomão menciona a necessidade da fama e status no meio dos homens e como isso pode ser tóxico (“Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar,…Eclesiastes 4:13). É uma vaidade humana e correr atrás do vento a sensação de querer estar no topo, no poder, sentir as pessoas lhe seguirem, sendo que na maioria das vezes quando não se tem a direção de Deus e uma sabedoria de vida, essa busca será algo custoso, ilusório e seu “topo” será envolto de pessoas invejosas (conforme já citamos acima). No mundo de hoje vemos tantas coisas acontecendo, pessoas famosas em redes sociais, fotos mostrando sorrisos, necessidade extrema de mostrar seu corpo para seduzir ou que está em perfeita saúde física e muitas outras coisas, o que na maioria das vezes são pessoas carentes de atenção buscando a tal “coroa”, o topo que falamos logo acima. Isso são muitas das vaidades que Salomão já citou anos e anos atrás em Eclesiastes, uma busca vazia de status, bens e desejos materiais, que no fundo nunca irão satisfazer, um circulo vicioso, assim é o pecado. Claro que não estou generalizando, você pode muito bem tirar foto, ter sua rede social e tal, não há o maior problema nisso, o que falei foi a necessidade vazia de querer o topo, ser famoso, isso que os versículos finais deste capitulo 4 fala.

Espero que estejam refletindo e curtindo esse quadro aqui no nosso blog, que conforme já falei nos primeiros artigos de Reflexão, nosso blog aqui é exatamente o que o nome diz: Nerd Profeta, um lugar que você vai ler, se divertir, refletir e entender que é possível sim ter sua e também viver normalmente, jogando games, ouvindo boas músicas e assistindo séries. Ser cristão não é ser fanático, é ser seguidor de Cristo e tentar o máximo viver bem com todos. Até a próxima!

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.