Com um enorme prazer que hoje venho apresentar para vocês queridos leitores e seguidores, uma entrevista exclusiva que o estúdio americano Stegosoft Games cedeu para mim, Nerd Profeta, no qual você pode estar conhecendo mais do trabalho deles, assim como o novo game que chegará ainda este ano para PC e Nintendo Switch: Rise of the Third Power.
Contatando o estúdio dias atrás, fui super bem recebido pela equipe que se dispôs a falar mais do trabalho deles, a caminhada desde o inicio e claro, o mais recente game: Rise of the Third Power. Eu particularmente fiquei atraído e encantando com as artes e o trailer do jogo, fico feliz em saber que mais um grande titulo indie esteja chegando no Nintendo Switch e também no PC. Confira abaixo o trailer de Rise of the Third Power e em seguida, a entrevista feita com a Stegosoft Games.
Nerd Profeta – Me conte mais sobre a Stegosoft Games, quando começou, que outros projetos já foram desenvolvidos e como foi a aceitação do público?
Stegosoft Games – Então, de volta lá em…puxa, 2000 eu acho, conheci o RPG Maker 95, e em 2003 o RPG Maker 2000. Fiz vários pequenos projetos aleatórios que não foram a lugar nenhum, e então fiz Ara Fell, que lancei de graça como um projeto em 2005, que foi um grande sucesso nos antigos fóruns do RPG Maker. Depois fiz uma versão gratuita de um projeto que seria Rise of the Third Power, porém ele não foi tão bem, porque eu acho que simplesmente o abandonei e joguei nos fóruns sem ter concluído. Fazer jogos é difícil, mesmo como um hobby e no meu tempo livre, eu estava exausto.
Pouco tempo depois, decidi pegar o que aprendi para tentar fazer um jogo comercial e formamos uma equipe, o que mais tarde veio a ser conhecido como Stegosoft Games. Inicialmente iriamos criar Ara Fell 2. Os anos se passaram enquanto nós enfrentávamos dificuldade no projeto, adiávamos, adiávamos e era óbvio que esse jogo não iria ser feito. Então, decidimos nos tornar um desenvolvedor indie: reconstruímos Ara Fel, reescrevemos a história do jogo, refizemos o sistema do game, finalizamos e lançamos pela Steam em junho de 2016. Nós não esperávamos um retorno bastante positivo e Ara Fell fez melhor na Steam do que pensávamos. Então pensamos: “Porque não pegar outro projeto antigo de hobby, reconstruir e lançar oficialmente?” E aqui estamos nós!
NP – Rise of the Third Power será seu mais recente game. Conte-me mais sobre ele, quando surgiu a ideia de produzi-lo, alguma fonte de inspiração nos protagonistas ou parte da trama? Algum outro jogo, filme ou livro inspirou a história? O que os jogadores devem esperar?
SG – R3P foi vagamente baseado em um dos nossos jogos anteriores, quando fazia por hobby (Tarion Star, se quiser procurar, mas não sei se ele está disponível ainda em algum fórum de games). Um amigo meu sugeriu que fizéssemos mais uma história politica do que fantasia, eu detestei no começo, mas depois finalmente aceitei e achei bem interessante. As personalidades dos protagonistas foram baseados nos antigos jogos da série Super Robot Wars, influencia que pode ser vista em nosso trabalho, especialmente em Corrina que qualquer fã de SRW notará semelhança com Ryune Zoldark.
Inspiração para a história do jogo veio também da Primeira Guerra Mundial e guerras europeias. No jogo, a história acontece cerca de 20 anos após a I Grande Guerra (nossa versão da Primeira Guerra Mundial) e a tensão mundial aumenta à medida que um derrotado império Arkadyan se une a uma grande potência se portando contra os vencedores da Grande Guerra. Estes por sua vez, relutam em tomar medidas fortes contra Arkadyan por medo de começar uma outra guerra mundial. Inspiração em filmes, talvez Rise of the Third Power se parece muito com Piratas do Caribe em seu tom: história com apostas altas e muito drama, mas também com uma pegada cômica.
NP – Rise of the Third Power será lançado para PC via Steam. Uma versão para o Nintendo Switch também chegará de acordo com os objetivos alcançados do Kickstarter correto? Previsão de lançamento para outubro deste ano?
SG – Esperamos que sim! Nós não desenvolvemos nenhum título para o Switch antes, porém a equipe garantiu que nosso jogo será facilmente portado para ele. Mas estou relutante em fazer promessas da data de lançamento do port, porque nunca se sabe os problemas que podem surgir. De qualquer forma, é nosso objetivo sim o lançamento para o Switch.
NP – É fato que vários jogos de diversos estúdios venderam muito mais na versão para o Nintendo Switch, houve até um fato de um estúdio que foi literalmente salvo pelas vendas de um determinado jogo na plataforma. Vocês também esperam essa recepção em Rise of the Third Power entre os proprietários do Switch?
SG – Não sabia! Me parece que o Switch está começando a ter alguns rpg clássicos como Rise of the Third Power e o mercado indie do Switch está menos cheio do que o Steam, o que é bom. Também acho que Rise of the Third Power tem a cara da Nintendo. Então estou esperançoso, mas ao mesmo tempo é um total palpite da minha parte. Felizmente, Ara Fell foi bem na Steam e espero que Rise of the Third Power também seja. Mas há tantos jogos bons lá e muitos deles são deixados de lado. É difícil dizer.
NP – Como foi o contato com a Nintendo? O processo de aprovação passou por alguma dificuldade?
SG – Não tenho certeza do que posso discutir, já que a Nintendo é bastante rigorosa com os NDA (nota do Profeta: Acordo de Não Divulgação). Mas um de seus representantes nos procurou depois que nos inscrevemos para uma conta de desenvolvedor da Nintendo em 2016 com Ara Fell, esse representante foi muito gentil e prestativo conosco. Nós não fomos capazes de desenvolver para o Switch naquela época, mas quando estávamos em posição de fazer isso recentemente, nós nos contatamos novamente. Todos com quem interagimos foram educados em responder nossas perguntas e nos guiar durante o processo. Até agora, não tenho nada além de coisas positivas a dizer sobre a Nintendo, e estamos definitivamente animados em trabalhar com eles! Como uma criança que cresceu com um SNES em sua sala de estar, viveu e respirou The Legend of Zelda: A Link to the Past e Secret of Mana, é algo como um sonho que se tornou realidade: temos a chance de trabalhar com esses caras.
NP – Que dicas vocês deixam para quem quer começar ou sonham em desenvolver jogos?
SG – Oh cara… eu fui ambicioso no inicio e vivia batendo a cabeça contra a parede, isso por 8 anos com quase nada para mostrar, o que quase afundou nosso time. A ambição vai te matar. A ambição deve ser proporcional à experiência, e é muito fácil ficar fora de controle, especialmente quando se trata de fazer RPGs. Lembre-se que motivação e inspiração são luxos. Disciplina é o que faz o trabalho, e isso significa trabalhar duro até mesmo quando você não está esperançoso. A única maneira de superar isso é simplesmente fazer, mesmo quando você não gosta, trabalhar todos os dias e não desanimar. Com o tempo vai ficar mais fácil.
NP – Muito obrigado pela entrevista e espero que Rise Of The Third Power seja um enorme sucesso. As artes e o trailer estão muito bonitos, será um prato cheio para os fãs de um bom e velho clássico rpg! PS: nos dê uma dica de seu próximo jogo?!
SG – Obrigado! Temos algumas coisas em mente para o que gostaríamos de fazer em seguida, mas ainda não nos comprometemos com nada… temos um jogo metroidvania que a história está ainda no papel, assim como nosso antigo projeto da sequência para Ara Fell e também um shooter que começamos e tivemos que abandonar… mas só o tempo dirá! O que podemos realmente tentar fazer a seguir dependerá muito de como Rise Of The Third Power será recebido.
Novamente desejo boa sorte para o estúdio Stegosoft Games com o novo game que estará chegando em breve: Rise of the Third Power. Eu particularmente irei estar adquirindo para meu Nintendo Switch e ficarei feliz em fazer um review aqui do game.
Se quiserem conhecer mais o trabalho da Stegosoft Games, segue o link das redes sociais, site e do projeto (já finalizado a campanha) do Kickstarter. Segue:
Twitter / Twitter do Rise of the Third Power
Facebook / Facebook do Rise of the Third Power
Kickstarter (já finalizado)