Golf Story (Switch – 2017)

E temos mais uma analise de games e dessa vez é de um título que teve uma retorno muito positivo sendo um dos jogos indie mais vendidos e avaliados no Nintendo Switch: conheça o rpg Golf Story, onde você irá ganhar torneios de golfe, lutar contra zumbis e ainda fugir de pássaros selvagens!

Golf Story é um sports rpg (rpg com temática principal um esporte) em 2D desenvolvido e publicado pela Sidebar Games, um estúdio indie, em 28 de setembro de 2017 exclusivamente para o Nintendo Switch de forma digital em sua eShop. O jogo estava a principio sendo produzido para o Nintendo Wii U, mas com a chegada do Switch (e a “morte” de seu antecessor), o estúdio australiano até então só com duas pessoas, decidiu portar o game para o Switch, recebendo inclusive auxilio da própria Nintendo na conclusão do game. O jogo tem inspirações na série Mario Golf.

História

O jogo todo acontece em uma grande ilha, anos atrás quando o protagonista ainda é uma criança e está treinando golfe com seu pai. O protagonista não tem nome especifico, algo parecido com rpg’s antigos que você poderia colocar nome nele, mas aqui você não coloca nome e ele, pelo menos nos menus esta listado apenas como “Player“. As pessoas se dirigem a ele como young, amateur e outros adjetivos. Anos mais tarde, o jogador vai para Wellworn Grove, uma das cidades e regiões do jogo no qual ele decide treinar mais forte para se tornar um jogador profissional. Lá ele conhece algumas pessoas, como o Coach (Treinador) que a principio só o humilha e rejeita ele como aluno. Você terá que treinar duro em sua jornada para se tornar um profissional no golfe, além de ajudar a resolver problemas em cada região que você for (e em cada região tem seu próprio torneio para se disputar e vencer em primeiro!), como salvar criança de crocodilos, espantar toupeiras dos campos, caçar lobisomem em uma mansão e até mesmo derrotar mortos-vivos!

Personagens

Lara, a rival, a esquerda e o protagonista a direita

Golf Story não é um jogo com uma história madura ou com elementos fortes, óbvio que não. Ele é um jogo em que o foco é a aventura, tem alguns elementos dramáticos sim, mas poucos. Aventura e com muita comédia vai ser o que você irá encontrar mais. Com os personagens é a mesma coisa: não espere personagens desenvolvidos profundamente e tal, são personagens mais simples (tanto que poucos tem um nome próprio) mas que encorporam a história para deixar ela mais divertida. Dito isso, vamos para os mais importantes na história do game:

Player: o protagonista do jogo é o personagem “topetudo” que quer se tornar um jogador de golfe profissional. A principio, mesmo sendo amador ele demonstra uma grande força de vontade e vai se esforçar ao máximo para alcançar seu objetivo! No decorrer do game, você irá encontrar situações em que o protagonista irá se dispor em ajudar e/ou solucionar problemas, mostrando ser um grande camarada.

Lara: a rival do protagonista, Lara é uma garota de cabelo rosa que você encontra em Wellworn Grove, a primeira cidade do game. Não muito boa no golfe como o protagonista, ela vai pegar uma certa “birra” dele e tentará de tudo ser melhor e superior, usando até mesmo de arrogância em certos momentos. Tentando passar a imagem de uma “bad girl“, no fundo Lara é uma boa garota.

Coach: o treinador de Wellworn Grove é um senhor que a principio se mostra bem rude com o protagonista. Apesar de ter um vasto conhecimento no golfe, ele jogando não é tão bom como era mais jovem, muito pela idade e por um acidente em que ele teve. Uma das cenas mais divertidas do game envolve ele num jantar, assim como outras que você jogando vai perceber.

Lucky: dono do clube de golfe de Wellworn Grove, Lucky é um cara bem ganancioso e fará tudo por dinheiro. Tem um momento que achei hilário em que ele não dá bola para o protagonista, mas logo que você consegue o dinheiro para entrar para o clube, ele fica todo seu amigo! Ele é um bom jogador de golfe, ao jogar contra ele não pode brincar.

Max Yards: um jogador profissional, você encontrará ele mais a frente, mas é digno de nota que esse personagem que só fica de boné e fazendo pose de astro é um tremendo de um babaca. No golfe, é perigosíssimo e qualquer vacilo você perde para ele.

Mecânica de Jogo

O jogo tem os controles relativamente fáceis e você irá aprender a dominá-los de forma rápida, o problema está em acertar os buracos no golfe! Como o foco do game é o golfe, em uma situação que você iria “entrar em combate” com alguém é mostrada como um duelo. Há ainda momentos que você irá competir de outras maneiras e não somente o golfe, como por exemplo: frisbee, corrida de carrinho de controle remoto, boliche e pilotagem de drones.

O personagem tem algumas habilidades, conforme mostradas na imagem acima. Power indica a quantidade de jardas (distância, yards no original) que sua tacada pode chegar; Purity indica o quanto sua tacada foi exata, no sentido onde que você quer (seu alvo) e negará o giro negativo caso o jogador não alinhe o segundo medidor (explicado abaixo) perfeitamente. A bola fica centrada quando “essencialmente pura”. Strike alinha corretamente o primeiro medidor; Ability aumenta a chance de acerto, em uma tacada Hit Point Mode; Spin aumenta a rotação da bola (RPM) que permitirá mais distância da bola e controle de giro. Todos essas habilidades são aumentadas através de pontos que você ganha ao subir de nível. Você sobe de nível ganhando pontos de experiência ao concluir torneios, duelos e resolvendo problemas (side quests) que aparecem no decorrer do game.

Na imagem acima você pode perceber que assim que você se prepara para uma tacada, aparece um medidor. O ponto (a bolinha branca) vai percorrer ele e conforme a distância que você quer acertar for distante de onde você está, mire no ponto verde escuro (conforme imagem) no canto esquerdo do medidor, ele é o ponto máximo de sua tacada (aqui o atributo Strike interfere). Depois de escolher a distância (isso tem que ser rápido, em questão de segundos o ponto passa e você erra a tacada!), o ponto vai voltar para direita e você vai definir a “pureza” da tacada (entra em cena o atributo Purity), ou seja, a exatidão: a faixa roxa no canto direito do medidor é o mais próximo do seu alvo que a bola vai chegar, se você acertar o ponto exatamente no meio (na imagem, o ponto branco acertou e está exatamente no meio) vai ter uma tacada precisa. Quanto mais longe do meio, ou da faixa roxa, mais imprecisa será a sua tacada. Ainda no momento da tacada você pode optar por uma tacada em Hit Point Mode (mais potência) ou Precision Mode (mais precisão) com X ou Y; também pode escolher como você vai acertar a bola: na parte superior dela (mantendo pressionado o botão L), na parte inferior (mantendo pressionado o botão R) ou bater no meio (que é o padrão).

No game você vai ter uma variedades de tacos para se equipar, melhorando assim a sua tacada para uma determinada situação. Alguns você encontrará escondidos, outros serão dados por algum outro personagem e a maioria você deve comprar nas lojas em que a grande parte das cidades possui. Os tacos tem 4 tipos diferentes: Woods, Irons, Wedges e Putters. Sendo o Woods os mais potentes para longas distâncias, Irons para distâncias médias, Wedges para curtas e Putters para quando estiver bem próximo do buraco (eles não levantam a bola e sim só empurram). Vale lembrar também que no game o vento (Wind) é um fator determinante: sempre mostrado no canto superior direito, tem a seta (direção) e a quantidade de yards (jardas) que o vento irá alterar sua tacada. Isso é muito importante, você pode passar muita raiva se não prestar atenção em como o vento pode alterar a sua rota!

Conclusão

Um jogo divertido e se você é fã de rpg ou esportes vale a pena conferir. Como disse acima, se você espera uma história profunda e séria, esse game não é para você: Golf Story é uma aventura com tom de comédia, mesclado a situações bizarras e até mesmo mistica em certos momentos (sempre com um tom leve combinando com o jogo como um todo). Você se diverte com a história do jogo e a forma que as situações vão acontecendo e a dificuldade vai aumentando (alguns momentos beira ao irritante). O jogo todo é baseado em uma grande ilha e cada canto dela é uma região com uma cidade e seus respectivos moradores e torneio. Destaco aqui que cada região tem suas peculiaridades: em uma determinada região você irá encontrar a neve deslizando a rota da bola; em outra região de montanha os problemas são os fortes ventos e os pássaros selvagens; outra região de litoral o problema são o excesso de água e areia, entre outras. Se você for fazer todas side quests, ao término do game você estará em média com 40 horas de jogo. Claro que esse tempo pode passar se você quiser jogar o modo “contra”, 1×1 que você pode jogar a qualquer momento a partir do menu inicial através do Quick Play e assim desafiar seu amigo, esposa, namorada, cachorro, etc. Destaco também a bela trilha sonora com músicas perfeitas para o momento que você está jogando (música de tensão quando você está próximo de marcar) ou o lugar que você está (música de hip hop quando está próximo dos jovens com rádio).

O jogo lançado desde setembro de 2017 apenas em versão digital, na data de hoje (07/07/18) o melhor preço está na eShop do Japão por 58,08 reais. Vale lembrar que para comprar basta você alterar sua região no Nintendo Account ou criar uma conta do país em questão. Na E3 2018 foi revelado que a distribuidora Limited Run Games estará publicando uma versão física do game Golf Story em setembro deste ano, mas ainda não deu mais detalhes do dia do lançamento ou do preço da versão física, algo que deverá ser anunciado em breve.

Quer passar alguns momentos se divertindo com uma mistura de golfe com rpg em um mundo repleto de segredos e puzzles para resolver? A dica de hoje é Golf Story, apronte o taco e boa sorte!

Game: Golf Story

Desenvolvedor: Sidebar Games

Distribuidor: Sidebar Games

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 28/09/2017

Gênero: RPG, sports, sports rpg

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.