Depois de muito tempo sem focar nessa matéria, eis que estamos de volta para mostrar ao isentão ou hater meia tigela que direção de arte não tem nada a ver com jogo infantil e a Nintendo sempre teve jogos focados para o público adulto, em todos consoles.
Hoje vamos falar do Snes ou Super Nintendo / Super Famicom. O saudoso e lendário console da Nintendo foi lançado em novembro de 1990, época em que o Nes apesar de ainda ser produzido, já mostrava sua reta final de vida (falando no Nes, você pode conferir a parte 1 clicando aqui).
Foi um console de sucesso da empresa (vendeu cerca de 49,10 milhões de unidades segundo dados oficiais), marcou o inicio dos botões de ombro (R e L) e teve uma vasta biblioteca de títulos. Aqui irei trazer os mais marcantes games focados para o público adulto no Snes. Confira:
Mortal Kombat, Mortal Kombat 2, Mortal Kombat 3 e Ultimate Mortal Kombat 3 (1992 – 1996)
Esse sem dúvidas alguma não poderia faltar da lista. A franquia Mortal Kombat teve seu inicio em 1992 nos arcades e em seguida teve os ports para os consoles, entre eles o Snes. Nos anos seguintes a franquia recebeu as continuações citadas acima, todas presentes no Snes. Marcado pela violência gratuita e muito sangue, MK foi o estopim para a criação do sistema de classificação de jogos, o ESRB. No trailer acima, é o Ultimate Mortal Kombat 3.
Doom (1995)
A franquia Doom começou em 1993 no PC (MS-DOS) e em 1995 chegou no Snes. Distribuído pela id Software, Doom revolucionou os games de tiro em primeira pessoa / fps, embora não foi o primeiro, foi o que mais teve destaque. Com muitos monstros, demônios, sangue e pedaços de corpos, esse jogo e a franquia como um todo não é para crianças. Sério.
Wolfenstein 3D (1994)
Lançado originalmente em 1992 para PC (MS-DOS), Wolfenstein 3D chegou no Snes em 1994. O jogo foi um dos precursores a expandir o genero de tiro em primeira pessoa / fps e assim como o já citado Doom, foi um game violento no console da Nintendo na época. No game você é William Blazkowicz exterminando vários nazistas e até o próprio Hitler, sem dó nenhuma. PS: em breve uma analise pessoal do mais recente game da série!
ActRaiser e ActRaiser 2 (1990 e 1993)
A franquia ActRaiser começou em 1990 e teve sua continuação em 1993, ambas produzida pela Quintet e distribuída pela Enix (inclusive se você quiser conferir nossa analise do primeiro e do segundo game, só clicar!). No jogo você é o Mestre, um anjo que representa as forças celestiais e que deve derrotar de vez Tanzra e seu exército de demônios e monstros. Cheio de referências cristãs, inclusive com os sete pecados originais (clique aqui para saber mais), sem dúvidas alguma iria dar o que falar hoje em dia.
Super Castlevania IV e Castlevania: Dracula X (1991 e 1995)
A franquia Castlevania tinha se iniciado no Nes e no Snes teve dois excelentes games. Trata-se de Super Castlevania IV lançado em 1991 e Castlevania: Dracula X lançado em 1995 (originalmente lançado em 1993 para o PC Engine CD). A franquia da Konami conta a história da família Belmont que luta contra as forças do mal lideradas pelo sanguinário Drácula. Sangue, feitiços, monstros horríveis, não é para crianças…
Contra III: The Alien Wars (1992)
Na época que filmes de brutamontes estava em alta, a Konami cria outra franquia marcante. Contra começou no Nes e no Snes o game produzido foi Contra III: The Alien Wars em 1992. Muito tiro, bomba e aliens invadindo o planeta e você é o único que pode derrotar eles. Muito difícil, se eu jogar esse game hoje em dia, creio eu que arrancarei meus cabelos.
Clock Tower (1995)
Lançado somente no Japão, o primeiro título da franquia (esquecida por sinal…) Clock Tower foi produzido e distribuído pela Human Entertainment e Sunsoft para o Snes em 1995. Um survival horror, o game é bem psicológico, você deve fugir, se esconder e resolver diversos quebra-cabeças, isso tudo com um maníaco com uma tesoura gigante te perseguindo, sem contar que sua personagem, Jennifer Simpson, fica com medo ao ver cenas fortes. Definitivamente não é para crianças.
Mother 2 / EarthBound (1994)
Continuação da franquia da Nintendo (e infelizmente esqueceram que a franquia existe…) que começou no Nes, Mother 2 (ou EarthBound no ocidente) foi produzido pela Ape e HAL Laboratory e distribuído pela Nintendo em 1994 (1995 no ocidente). O game tem a mesma pegada do anterior: alienígenas, referencias filosóficas, religião, drogas, álcool, crianças…e um excelente jrpg! A história sem duvidas alguma é profunda e adulta, não é para crianças. Ainda pretendo fazer uma analise dessa franquia como um todo!
Shin Megami Tensei e Shin Megami Tensei II (1992 e 1994)
A série Shin Megami Tensei da Atlus tem seu inicio no Snes com o primeiro e segundo game em 1992 e 1994 respectivamente. Com temas sombrios e adulto, como demônios, invocações, religião, suicídio, etc, não é um jrpg para qualquer um. PS: o quinto titulo da série chegará de forma exclusiva no Nintendo Switch.
Aqui terminamos mais uma lista. É claro que faltou diversos games aqui, mas como mencionei lá no inicio: coloquei apenas os mais marcantes na minha opinião. Sei que teve muitos outros, mas até por questão de espaço, coloquei estes, que não deixam de ser ótimos títulos. Até a próxima lista!
PS: próximo será o Game Boy / Game Boy Color, se tiver sugestões de games entre em contato conosco!