Olá pessoal! Semana passada no nosso Dia da Reflexão demos uma introdução ao livro de Daniel. Hoje estaremos estudando e refletindo o primeiro capítulo do livro. Venha conosco e aprenda mais da teologia bíblica!
Como já explicado na reflexão anterior, Daniel assim como outros judeus foram exilados de sua terra natal e levados para Babilônia. O inicio do capítulo 1 já deixa claro em sua narrativa esse fato. O rei Nabucodonosor exigiu alguns jovens judeus para serem mediadores entre o povo deles e o rei, uma especia de assistentes. Apenas alguns deveriam ser escolhidos, os melhores entre um período de 3 anos.
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.” Daniel 1:8,9
Nesse processo de 3 anos, o rei determinou que os jovens deveriam estudar os costumes e leis da Babilônia, trocou o nome deles para outros nomes fazendo referência aos seus próprios deuses e até mesmo a dieta dos jovens deveria seguir os padrões da dieta babilônia, que eram comidas dedicadas aos seus ídolos. Daniel decidiu em seu coração que estudaria sim os costumes e assim seria um dos mediadores de seu povo, podendo até mesmo ajudar eles, mas ele não iria seguir os padrões alimentares e se alimentar de comidas dedicadas a outros deuses. Daniel e outros 3 amigos, Hananias, Misael e Azarias, comeram somente o que não era dedicado aos ídolos e dias depois, eles estavam melhor fisicamente que os outros jovens.
O que quer dizer isso? Ás vezes a vida lhe oferece “finas iguarias” para você provar a vontade. Uma oportunidade para usar drogas, uma chance de cometer um roubo, uma “escapada” adulterando, a chance para humilhar aquela pessoa…enfim, Daniel e seus amigos não se alimentaram daquilo que seria uma afronta para fé deles, a consciência deles mostrou isso, mesmo sendo jovens eles eram maduros espiritualmente para sentir. Hoje essas “finas iguarias” aparecem diariamente no dia a dia das pessoas, cabe você ter a maturidade espiritual para negar o pecado ou simplesmente se entregar á ele. Deus honra aqueles que O honram, pode ter certeza disso.
“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.” Daniel 1:17
“Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhe fez perguntas, os achou dez vezes mais do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” Daniel 1:20
Nos dois versículos destacados acima, já no final deste primeiro capítulo podemos ver como Deus age. Através de uma situação ruim para os judeus como um todo (perderam sua terra e foram levados sobre o domínio de outro povo para outra terra), mesmo assim para aquele que O serve e O teme de verdade, Ele honra e levanta essa pessoa. Independente da situação. Isso é fé. O Senhor permitiu Daniel e seus amigos se destacarem diante de todos os sábios que o rei conhecia de seu reino, ou seja, eles não somente se destacaram através do conhecimento adquirido entre os jovens judeus, mas também entre diversos outros homens ditos como sábios no reino da Babilônia.
Independente da situação que você passa ou pode estar enfrentando, por pior que seja: acredite de coração no Senhor. Não digo uma fé da boca para fora que só fala Dele ou O busca em horas urgentes, mas aquela fé que é representada através de sua vida. Quando você vive sua fé, suas ações dizem mais do que qualquer palavra. Busque, se capacite, corra atrás, a vitória é questão de tempo.
Terminamos aqui o capítulo 1 do livro bíblico de Daniel. Semana que vem estaremos no capítulo 2 que já é um pouco mais complexo por ter algumas visões e profecias de Daniel que ainda não se cumpriram todas, ou seja, profecias não só daquela época mas para o futuro dele, que pode ser nossa época. Até a próxima!