Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 11)

Olá pessoal! Hoje em nosso Dia da Reflexão chegamos ao penúltimo capítulo do livro bíblico de Eclesiastes, o 11. Pare a correria do dia e reflita conosco nesse inicio de semana começando com o pé direito! Clicando aqui você pode conferir o capítulo anterior.

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.Eclesiastes 11:1.

O capítulo 11 inicia já com esse forte versículo que faz referencia aos nossos planos da vida. Olhe para frente, calcule e planeje com sabedoria que depois de um tempo você irá colher os bons frutos do que você planejou, assim como um fazendeiro colhe os frutos da semente que ele plantou. Nada na nossa vida deve ser feito sem planejar ou de forma impulsiva, pois se não iremos colher maus frutos ou um colheita que não irá render nada.

Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.Eclesiastes 11:6.

Ainda com a ilustração (exemplo) de um fazendeiro e suas plantações, Salomão aqui cita basicamente que após planejar e iniciar algo, não devemos ficar parados esperando as coisas acontecerem. Devemos sim planejar com sabedoria e ir agindo: Deus no momento certo irá transformar teus planos em frutos que você irá colher. Agora ficar esperando parado, dizendo “Olha Deus, estou aqui precisando disso hem“, não vai levar você a lugar nenhum. A fé é baseada em confiança no Senhor, oração e ação. Então ao jogar tua semente, não fique parado esperando ela crescer, continue agindo que quando você menos esperar seus frutos irão vir em abundância.

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfaçam ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.Eclesiastes 11:9.

Fechando este capítulo com outro versículo forte e polêmico, aqui vemos uma dica para toda juventude. Você jovem (ou até mesmo adulto né, nunca é tarde para se chamado de jovem…eu com 31 anos me considero “jovem” haha!) pode sim se divertir em sua vida, em seu circulo de amizades, em sua família…levando a um contexto aqui do site: pode jogar um game, pode assistir uma série, pode ouvir uma boa música…mas LEMBRE-SE: de tudo que você fizer, você prestará contas para Deus. OU SEJA: aproveite a vida mas não cometa pecado. Se divertir sem cometer pecado é possível? Obvio que sim, não preciso de drogas, adultério, ganancia e outros lixos desses para se divertir com amigos ou em um evento social por exemplo.

O equilíbrio está em se alegrar com responsabilidade e não se entregar ao pecado. O homem só pode alcançar a verdadeira satisfação em fé e obediência, como um dom de Deus. Mais a frente quero focar no tema juventude, em futuras reflexões.

Chegamos ao final da nossa reflexão de hoje. Espero que tenham refletido e aprendido. Sintam a vontade para comentar ou entrar em contato pela aba Contato logo acima. Semana que vem teremos nosso ultimo capítulo do livro bíblico de Eclesiastes no qual Salomão conclui com sabedoria divina o verdadeiro proposito da vida. Até a próxima!

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.