Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 8)

Continuando nosso quadro de reflexões, hoje estamos no capítulo 8 do livro bíblico de Eclesiastes. Pare uns minutos da correria da vida e reflita um pouco comigo. Você pode conferir a reflexão anterior, o capítulo 7, clicando aqui.

O capítulo 8 inicia falando novamente da sabedoria. Mas desta vez destaca que sábio é também aquele que respeita o rei. Levando a um contexto atual, ou até mesmo no Novo Testamento em que Jesus paga o imposto (Mateus 17:24-27), mesmo sendo um governo corrupto, isso demonstra que é sábio nós respeitamos as leis e o governo no local em que vivemos, por mais errados e corruptos os superiores nossos. Cada um vai prestar conta pessoalmente com Deus, não será você e muito menos eu que seremos o Juiz deles.

Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.Eclesiastes 8:5.

Não que alguém sábio na vida mundana e espiritual não vá acontecer coisas ruins, pelo contrário, irá ter também situações ruins em sua vida, fato que até o Senhor Jesus comenta em João 16:33. A diferença está que o sábio geralmente vai ter a capacidade para aprender com a situação e assim terá experiência passando vitoriosamente em diversas coisas, que outrora passaria ansioso e/ou nervoso. A sabedoria espiritual lhe dá outra visão de vida!

A partir do versículo 10 até a conclusão do capítulo 8, o discurso foca em adversidades e as desigualdades encontradas na vida.

Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus. Mas o perverso não irá bem, nem prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus.Eclesiastes 8:12, 13.

Por mais que em várias vezes podemos ver pessoas que praticam o errado e maldade usufruindo de uma aparente falsa paz / felicidade, não há vantagem nenhuma e muito menos desculpa em ser contrário á Deus. Nada vai passar despercebido por Deus, mesmo que pessoas não sofram consequências de seus atos malignos ou errados aqui nessa vida, na vida eterna todos serão julgados.

Então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.Eclesiastes 8:17.

Por mais que possamos ser sábios em sabedoria humana ou em sabedoria espiritual, nunca iremos saber da exatidão dos planos de Deus em nossas vidas. Claro, Deus quer o melhor para a vida de todas (conforme Romanos 12:2) e ele jamais irá forçar a ninguém a seguir ou a crer Nele. Você tem o livre arbítrio em sua vida e poderá seguir como bem entender. Mas suas escolhas terão consequências, conforme comentamos acima e através de uma escolha que sua vida eterna será definida.

Só há um mais sábio que todos homens e juiz de todos homens, é o Senhor. Seja sábio e escolha o caminho de quem quer o melhor para você. Escolha a vida, caminhe com Ele. Eu fiz minha escolha, e você?

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.