Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 7)

Olá pessoal! Continuando nosso quadro de reflexões, estaremos abordando hoje o capítulo 7 do livro bíblico de Eclesiastes. A reflexão anterior você pode conferir clicando aqui.

Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato.Eclesiastes 7:5.

Este capítulo 7 de Eclesiastes é ótimo tem muito conteúdo profundo. Logo em seu inicio, entre os versículos 1 ao 6, podemos perceber que há muito o que aprender nos dias de dificuldade, mais ainda do que em dias de alegria. A verdadeira sabedoria espiritual se aprende e se amadurece em meio às adversidades da vida, na maioria das vezes.

Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.Eclesiastes 7:10.

Claro que nos momentos de dificuldades, nós como humanos nos sentimos perdidos em cestas ocasiões, mas aqui neste versículo podemos perceber que nesses momentos, perdemos a noção da realidade e ás vezes reclamamos. Ao invés de reclamar, podemos buscar o Senhor e tentar entender através da sabedoria espiritual que Ele te proporciona, a luz no fundo do túnel. Lembre-se: você não irá ouvir Deus falar claramente com você como nos tempos do Antigo Testamento, o último grande sinal em que Ele falou diretamente aos homens foi a ressurreição de Jesus, e o próximo será a sua volta. Mas Ele fala contigo, através da oração, através da leitura da Bíblia, através de uma mensagem espiritual ou conselho vindo de alguém também espiritual. Nesses momentos, busque Ele e cresça em sabedoria olhando não para tempestade e sim para quem controla a tempestade e pode fazer ela se acalmar. “No dia da prosperidade, goza do bem;  mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.Eclesiastes 7:14.

Dos versículos 15 ao 18, a palavra fala que você deve ser sim sábio, porém sabedoria esta que deve ser sincera e que vem da fonte divina e jamais fruto de hipocrisia ou fruto de religião. E claro, confronta também o louco e perverso, adjetivos esses que aqui descrevem aquele que se afasta de Deus ou não quer seguir os caminhos Dele, fingindo ou não querendo crer. “Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do seu tempo?Eclesiastes 7:17.

No versículo 19 temos a certeza que a sabedoria e seus valores está em sua forma de trazer bons resultados na vida (“A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.Eclesiastes 7:19). Aqui novamente temos uma critica contra o poder material e a confiança somente na força humana: de nada irá valer e jamais trarão uma felicidade plena e paz interna sem ser o foco em Deus ou a paz que somente Ele proporciona. Ser sábio é melhor que ser um tolo com riquezas.

Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” Eclesiastes 7:29.

Na parte final do capítulo 7, entre os versículos 23 ao 29, temos uma rápida analise do que um homem sem sabedoria pode se perder no meio da sedução e prazeres carnais. Salomão aqui menciona a mulher, fruto de sua experiencia de vida e vários erros que ele mesmo cometeu, mas claro que isso vale não somente para a mulher enganosa mas também para o homem enganoso, aquele tipo de pessoa que leva uma vida sem Deus, pensando somente em seu próprio ego, ganhos e prazeres carnais através de promiscuidade e sexo desenfreado com quem ele bem entender. A pessoa tola e sem sabedoria será a que cairá nas “redes e laços” da conversa e sedução dessa mulher ou homem. Como disse acima, Salomão cita mulher em base da vida dele, mas no versículo 29 vemos o fechamento de seu contexto: o homem como um todo veio perfeito, mas através de sua desobediência e pecado, se meteu em astucias, ou seja, em erros se tornando falho e pecador.

Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. Eclesiastes 7:20.

Voltei a este versículo porque acho que ele se encaixa melhor na conclusão de nossa reflexão. Um versículo extremamente importante dentro da Teologia bíblica, aqui dá base ao que comentei acima em que o homem veio perfeito mas através de sua desobediência se tornou falho: por mais que busquemos a sabedoria divina, fazer a vontade de Deus e andar corretamente em nossa vida, nós iremos sim pecar. Pecado é da natureza do homem, infelizmente. Enquanto eu, você, seus irmãos, amigos, lideres religiosos, políticos, e todo tipo de gente, viver aqui neste mundo neste corpo, nós iremos ser suscetíveis a erros e falhas, por mais que esforcemos. Pecado e falhas essas que deixarão de existir quando irmos para a eternidade ou quando Jesus voltar. Então você deve-se perguntar: “Já que sempre vou errar, pra que vou querer ser sábio?” Sabedoria de vida é qualidade e ainda mais se você buscar sabedoria em Deus, que é o Criador e Consumador da vida. Por mais que sejamos sábios e iremos errar, aquele que busca a Deus tem conhecimento disso, mas irá se arrepender verdadeiramente e evitar o máximo em errar ou viver aquele erro de novo (diferente de alguém que não tenha Deus na vida em que erra e não está nem aí e vai continuar vivendo pecando e pouco se lixando). Lembrando que Deus está sempre disponível para perdoar aquele que peca / erra e se arrepende verdadeiramente.

Essa reflexão ficou um pouco maior que as outras, mas como disse no inicio, este capítulo 7 é vasto em diversos assuntos, poderíamos passar o tempo todo aqui falando sobre. Espero que tenha sido útil para você também e lembrando que semana que vem temos mais em nosso Dia da Reflexão! Até lá!

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.