Daniel: Na cova dos leões (capítulo 3 – A Fornalha de Fogo)

Olá pessoal! No nosso Dia da Reflexão hoje estaremos comentando o capítulo 3 do livro bíblico de Daniel, o livro que é uma verdadeira “prévia” para o Apocalipse do Novo Testamento. Sente-se, leia e reflita conosco! A reflexão do capítulo anterior você pode encontrar clicando aqui.

Após os eventos no capítulo 2, passa-se um tempo, porém a Bíblia não relata ou faz menção de quanto tempo, talvez alguns meses ou no máximo 1 ano, que foi o tempo levado para fazer a estátua mencionada neste capítulo 3. O rei Nabucodonosor “esquece” da profecia e exatidão que o Senhor Deus revelou a Daniel sobre seu sonho e o destino do mundo, se engrandeceu (já que seu governo era a cabeça de ouro do sonho interpretado) e mandou fazer uma enorme estátua dele mesmo folheada em ouro. Todos deveriam se prostrar e adorar a imagem.

No momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. Qualquer que não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.Daniel 3:5, 6

Como visto nos versículos acima, cheio de arrogância o rei decreta que todos deveriam se prostrar e adorar a estátua que representava ele mesmo, como um simbolo de poder e controle total de todos os habitantes de seu império. Quem não respeitasse essa ordem seria condenado a morte jogado na fornalha de fogo, um dos muitos meios de tortura e morte do império babilônico. Só para deixar claro: o “prostrar” e “adorar” aqui e em praticamente o restante da Bíblia toda, tem sempre um significado relacionado em se prostrar não somente fisicamente mas espiritualmente. Adorar aqui é o servir, acreditar, confiar, depender exclusivamente de, tudo relacionando a sua fonte de adoração / fé. Era basicamente crer na pessoa do rei, como se ele fosse um deus. Algo totalmente contrário a fé cristã bíblica, já que o único ser de adoração e confiança espiritual é Deus.

Hoje em dia há muitos meios e objetos que querem nossa total adoração e servidão a eles. Algumas “estátuas” dos dias de hoje podem ser por exemplo: o dinheiro, uma pessoa, uma religião (sim! Está pensando que eu iria defender é?! A teologia cristã e os ensinamentos de Jesus mostram que devemos amar á Deus e não uma religião especifica, cristianismo é uma filosofia de vida e não uma religião, Jesus não criou religião e muito menos igreja denominacional nenhuma! Mais sobre isso, clique aqui), um padre / pastor / líder religioso, um vicio, etc…Tudo aquilo que exige sua adoração e você começa a considerar ser o foco da sua vida tomando o lugar que deveria ser o Deus, passa ser um ídolo.

Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste.Daniel 3:12

Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.Daniel 3:17, 18

Hananias, Misael e Azarias eram os amigos de Daniel que anos antes, juntos não comeram dos manjares do rei e no final estavam mais saudáveis que os outros jovens, se tornando lideres no meio babilônico (conforme pode ver aqui). Eles eram chamados por outros nomes (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, fazendo referencia aos deuses babilônicos) e muito provavelmente no tocar da música de adoração a estátua, eles estavam em publico e não a adoraram (Daniel possivelmente estava em seus aposentos e por isso não foi visto, pois se estivesse em publico com certeza iria negar adorar a estatua também), com a firme certeza que iriam estar afrontando a própria fé deles. Algum fofoqueiro com má intenção os denunciou ao rei Nabucodonosor que no mesmo instante exigiu a presença deles e explicações. Eles responderam que não iriam adorar, mostrando o caráter e fé real deles. Mas isso custaria a vida deles, eles seriam jogados na fornalha e seriam incinerados. Seriam….mas eles serviam ao Senhor Deus e veja a seguir o que aconteceu!

Levando aos nossos dias, dia a dia temos pessoas malignas e/ou que não gostam de nós e querem nos ver mal. Ao invés de responder a eles com a mesma moeda, ou seja, pagando mal com mal, sirva a Deus e confie Nele pois Ele irá agir e Ele irá responder a esses ataques. Não tenha medo, por mais que você se veja diante de uma fornalha de fogo, existe um Deus que vai caminhar contigo e não vai deixar nada acontecer com você!

Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.Daniel 3:24, 25

Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que dizer blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este.Daniel 3:28, 29

Como podem perceber, onde há fé verdadeira Deus atua de forma sobrenatural. Ao serem lançados na fornalha, ao invés de morrerem queimados, os jovens servos de Deus ficam sem nenhuma queimadura, arranhão ou machucado, ou seja, NADA acontece com eles! Isso porque Deus interveio na historia da humanidade e novamente deixa Nabucodonosor humilhado: Senhor Deus realiza um milagre ali na forma de uma epifania (do grego Ἐπιφάνεια, manifestação material do Senhor Deus, uma das poucas na Bíblia, uma especie de Jesus Cristo pré-encarnado), uma manifestação física e ali caminha junto com os jovens os livrando de qualquer mal. Nabucodonosor vê que tem uma “quarta pessoa” e não era alguém normal, ele sentiu que era algo sobrenatural e até cita como “filho dos deuses” o aspecto (provavelmente uma aura brilhando, ou asas, ou a própria presença extremamente forte ali). Após os jovens saírem, ele declara humilhado e reconhecendo que somente Deus é Deus. E ainda declara pena de morte quem proferisse blasfêmia contra Deus. Não digo que ele se tornou crente no Senhor Deus naquele momento…talvez sim, mas não creio nisso, é mais provável que ele incluiu o Senhor Deus, como mais um dos vários deuses do panteão babilônico. Algo errado, óbvio, mas ele iria “quebrar a cara” novamente (próximo capítulo!)….

Nos dias de hoje, qual fornalha de fogo você está enfrentando? Qual inimigo lhe que ver derrotado? Confie em Deus pois Ele irá caminhar lado a lado com você, lhe dando força, sabedoria e entendimento nos momentos de desespero. Não estou dizendo que é para você se jogar na fogueira que você não irá se queimar, claro que não! Eles não se queimaram pois era a vontade e era necessário Deus intervir naquele momento, para deixar um testemunho não só para aquela época, mas para todo o tempo. O que quero dizer é que, as vezes nos queixamos tanto, deixamos os problemas entrarem na nossa vida e esquecemos que temos um Deus que pode nos livrar deles. E mesmo que não saiamos de imediato de uma determinada situação, pode ter certeza que iremos sair mais fortes, e quem não acreditava em nós (ou em nosso Deus), vai se espantar da mesma forma que Nabucodonosor se espantou…Os milagres do Senhor não são somente algo sobrenatural assim, mas Seus milagres também são coisas simples na vida, como a verdadeira alegria e paz que a presença Dele proporciona!

Fique com Deus, até semana que vem jovem profeta!

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.