Daniel: Na cova dos leões (capítulo 2 – A Profecia)

Olá pessoal! Hoje quero trazer continuidade as nossas reflexões no livro bíblico de Daniel. Na última reflexão, você pode conferir clicando aqui, falamos da primeira parte do capítulo 2 e sobre o sonho do rei. Hoje iremos focar na última parte do mesmo capítulo, dessa vez focando na profecia de Daniel. Confira!

Nosso Dia da Reflexão, dia que geralmente posto as reflexões aqui no site, é aos domingos. Porém nesses últimos dias passei por tarefas e infelizmente não consegui postar e por isso que estou trazendo hoje para vocês. Dito isso, vamos para nossa analise da profecia e a reflexão no final deste capítulo 2, começando a semana com o pé direito!

Respondeu Daniel na presença do rei e disse: o mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias.Daniel 2:27, 28

Continuando exatamente onde paramos na última reflexão, Daniel ficou sabendo do mandato do rei Nabucodonosor que seria matar todos sábios e encantadores do reino por ninguém revelar o significado do sonho que o atormentava, e assim junto com seus amigos clama ao Senhor Deus em oração e pede esclarecimento para revelar o significado do sonho do rei. Deus revela o significado para Daniel, que na verdade era uma profecia importante para não só o rei mas para o mundo como um todo e, pede para ser levado na presença do rei para fazer a revelação.

Lá, ele não teme autoridade humana nenhuma e fala com a sabedoria divina o significado do sonho, dizendo desde já que não há sabedoria e/ou esforço humano nenhum que consiga alcançar o poder e a sabedoria divina. Há somente um só Deus que dá sabedoria para aqueles que buscam e concede força para resolver os problemas diários. E seria exatamente esse Deus que estava dando o recado não só para Nabucodonosor mas para a humanidade como um todo.

Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze;  as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro. Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxilio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou grande montanha, que encheu toda terra.Daniel 2:31-35

Nos versículos 31 ao 35, nós podemos ver a descrição exata do sonho do rei Nabucodonosor que Daniel o descreve antes de começar a relatar o significado e a profecia.

Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro. Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. O quarto reino será forte como o ferro; pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará. Quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte, de barro de oleiro e, em parte, de ferro, será esse um reino dividido; contudo, haverá nele alguma firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. Como os artelhos dos pés eram, em parte, de barro, assim, por uma grande parte, o reino será forte e, por outra, será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, como visto que do monte foi cortada uma pedra, sem auxilio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel , a sua interpretação.Daniel 2:37-45

Dos versículos 37 ao 45, temos a revelação do sonho e a profecia de Daniel. Texto longo, eu sei, mas extremamente importante para nossa reflexão e para a teologia bíblica. Cinco impérios iriam dominar Israel, com a Babilônia de Nabucodonosor já dominando na época de Daniel, foram aqui representados por partes do corpo da estátua. Esses impérios são: a Babilônia (605 AC – 539 AC, sendo representado pelo ouro), o Medo-Persa (539 AC – 331 AC, prata), a Grécia (331 AC – 168 AC, bronze), Roma (168 AC – 476 DC, ferro) e o governo do mundo atual e o do anticristo (476 DC – tempos atuais e futuro próximo, ferro e barro).

A pedra que foi cortada do monte sem auxilio de mãos é Jesus Cristo que sendo Deus se fez como homem, nascendo e crescendo como homem e, num futuro próximo onde é representando como a pedra, irá voltar em sua segunda vinda e desintegrará todo governo humano maligno mesclado ao governo do anticristo.

Do primeiro ao quarto império, as profecias já foram cumpridas com a história atestando. Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma foram todos impérios fortes, um sucedendo o outro, dominando várias regiões da Europa e do mundo, cada um com seus reis e sistemas afrontando Deus.

Então meu amigo, essa é a descrição da profecia que já ocorreram e outra ainda por vir, como o governo mundano atual sendo mesclado (ferro e barro) aos poucos pelo vindouro governo do anticristo, e em seguida a segunda vinda de Jesus. Todas as outras já foram cumpridas e estamos perto do cumprimento do quinto império e a pedra despedaçando esse e todos outros impérios. Existem umas outras poucas interpretações teológicas sobre essa profecia e sonho, como que o governo do anticristo foi o do imperador Nero dentro do próprio império romano, mas são vertentes pouco seguidas dentro da linha teológica, essa que expliquei é sem duvidas a mais debatida e aceita, e claro, é  que creio.

Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Então, o rei engradeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia.Daniel 2:47, 48

Depois do sonho sido revelado, o rei engrandece Daniel e confessa pela boca a grandiosidade do Senhor Deus. Como já disse em reflexões anteriores, Deus honra quem honra á Ele. Se você crê no Senhor de coração (e não da boca pra fora…), busca Ele e confia Nele, pode ter certeza que independente da situação em que você se encontra, mesmo que ninguém veja solução, você será capacitado e honrado por Deus. Sua hora vai chegar pode ter certeza! Daniel não iria nunca interpretar e profetizar diante do rei Nabucodonosor, mas foi através da confiança em Deus, sabendo que Ele poderia capacitá-lo. O rei nunca iria dar cargos de alto nível do seu governo para uma exilado, mesmo que fosse uma pessoa culta, era um prisoneiro e ponto. Mas através da surpresa e exatidão que Daniel falou a ele, Nabucodonosor reconheceu algo de sobrenatural nas palavras do jovem exilado e assim, não só deu cargos para Daniel como também rasgou elogios ao Senhor Deus.

Aqui termino mais uma reflexão e também termino o capítulo 2 do livro bíblico de Daniel. Semana que vem estaremos refletindo o capítulo 3, mas antes quero deixar uma pergunta pessoal á você:

Você está preparado para o vindouro quinto império, o de ferro-barro? Está preparado para a chegada da pedra que irá despedaçar todos outros impérios?

Fique com Deus e até a próxima!

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.