The Legend of Zelda e suas referências bíblicas

Olá pessoal! Eu sou o Victor e estamos aqui em mais um post no Nerd Profeta! E o nosso mantra é: É possível você ter uma fé, ser cristão e ainda ser um gamer e nerd? Nerd Profeta, prazer. Hoje vamos falar de uma ótima franquia de games clássica e que é uma de minhas preferidas claro, e citando alguns de suas principais referencias bíblicas, sejam diretas ou não. Então vamos falar de The Legend of Zelda!

MAAAASss, se você quiser assistir esse post em formato de vídeo, só dar o play abaixo, caso contrário se prefere continuar na leitura continue abaixe. Então, vamos lá!

Não vou apresentar a série The Legend of Zelda aqui, já vou levar em conta que todos a conhecem. Basicamente um resumo do resumo seria, que Link é um guerreiro que sempre combate o mal, muita das vezes representado pelo maligno Ganon / Ganondorf, assim protegendo a princesa Zelda e o reino de Hyrule.

No inicio da história de Hyrule, a terra da franquia Zelda, o primeiro evento registrado é a criação do céu e da terra. Ou seja, já vemos uma referência direta ao primeiro livro da Bíblia, no 1º versículo da Bíblia, “No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1.

E no decorrer dos princípios da historia de Hyrule também podemos fazer um paralelo do inicio da história da humanidade descrita também no livro bíblico de Gênesis: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;Gênesis 6:5. O primeiro jogo na linha do tempo, The Legend of Zelda: Skyward Sword, cita que a terra estava cheia de corrupção e violência:

Esta é uma história que vocês humanos passaram de geração em geração …

Ele fala de uma guerra de escala e ferocidade incomparáveis, como nunca mais seria vista. Em um dia escuro e fatídico, a terra se partiu amplamente e forças malévolas saíram da fissura. Eles montaram um ataque brutal contra as pessoas da superfície, levando a terra a um profundo desespero ... Eles queimaram florestas até as cinzas, sufocaram as doces fontes da terra e assassinaram sem hesitação. Eles fizeram tudo isso em sua luxúria para tomar o poder final protegido por Sua Graça, a deusa. O poder que ela guardava era sem igual. Transmitido pelos deuses antigos, esse poder deu a seu detentor os meios para tornar qualquer desejo uma realidade. Tal era o poder do poder supremo que os antigos o colocaram aos cuidados da deusa. "

Cena de abertura de Skyward Sword

A deusa Hylia salva a humanidade com a civilização voadora Skyloft, separando-os das trevas do mundo abaixo. Essa parte é uma referência ao diluvio descrito em Gênesis 6 e 7 e aqui citamos o primeiro versículo do capítulo 7: “Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” Skyloft seria a arca de Noé que separou ele e sua família da inundação e trevas sobre o mundo.

Créditos: Zelda.Fandom

E claro, não podemos esquecer de (ATENÇÃO, SE VOCÊ AINDA NÃO JOGOU O GAME SKYWARD SWORD QUE É O 1º JOGO NA CRONOLOGIA DE ZELDA, VOCÊ TERÁ SÉRIOS SPOILERS ADIANTE)

uma referência que temos com a deusa Hylia com nosso Senhor Jesus Cristo: Hylia deixa de lado sua divindade e assume a forma mortal, na primeira Zelda e em sua linhagem, vide referência bíblica: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,Filipenses 2:5-7.

Ainda falando de Skyward Sword, temos a batalha final do Herói Link contra Demise, este ao ser derrotado diz que ele será sempre uma maldição para o herói e a deusa. Isso referencia um dos pilares da teologia descrita em Gênesis 3:15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” O versículo cita o inicio da humanidade, a primeira família: Adão e Eva que aqui representam a humanidade, o versículo deixa claro a eterna luta do ser humano contra o pecado no qual o game referencia isso na luta eterna entre a descendência de Link e Zelda contra a linhagem de Demise que seria Ganondorf / Ganon.

E claro, não podemos esquecer da Triforce. A Triforce no mundo de Zelda resumidamente são três relíquias em forma de triângulo deixada pelas deusas e que se juntas realiza o desejo que quem a obtém. Cada uma representa uma virtude que são: Poder, Coragem e Sabedoria.

Em um paralelo bíblico podemos citar uma referencia da Triforce com a Trindade Santa: Deus Pai, é o Todo Poderoso (Triforce do Poder), Jesus Cristo, o Filho, nos dá a coragem (Triforce da Coragem) necessária para os desafios da vida através de nossa fé Nele e o Espírito Santo, nos dá sabedoria através de sua presença conosco (Triforce da Sabedoria).

Créditos: Wallpaper Cave

Podemos citar também algumas passagens bíblicas referenciando cada parte da Triforce como por exemplo o poder de Sansão mostrado em Juízes 14, poder este que vinha de Deus; a sabedoria do rei Salomão, 2 Crônicas 1 e, a coragem de Davi, 1 Samuel 17.

Concluindo, espero que vocês tenham gostado dessas referências e paralelos bíblicos na franquia The Legend of Zelda que abordei aqui, claro que não abordei a franquia toda, pois são muitos games e ficaria algo muito extenso, mas citei os que achei mais interessantes para vocês.

Que possamos ter o poder que vem Deus, para saber usá-lo nos momentos certos para derrubar os obstáculos e, não nos corrompermos como Ganondorf ou o rei Saul (1 Samuel 16).
Que possamos ter a sabedoria divina para saber lidar com os desafios do dia a dia, assim como a princesa Zelda ou o rei Salomão (2 Crônicas 1).
E que possamos ter a coragem do Senhor para não nos deixar intimidar pelas pedras e tropeços da vida e sempre seguir adiante, mesmo que as pessoas não esperem nada de você, como é o herói Link, que muitas vezes é apenas um aluno dorminhoco, um sobrinho, ajudante de ferreiro, etc, aos olhos dos homens ele não é ninguém mas ele tem seu propósito e sua firme coragem como também foi o rei Davi (1 Samuel 16) que ninguém esperava nada de um simples pastor de ovelhas, mas ali seria um dos maiores reis de Israel com uma coragem divina.

É isso ai pessoal, espero que essas referencias tenham aguçado a curiosidade de vocês para a Bíblia. Fiquem com Deus e até a próxima aqui no Nerd Profeta!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.