Em mais uma Dia da Reflexão, hoje continuamos nossa reflexão no livro bíblico de Eclesiastes, um dos mais “amargos” da Bíblia e que trata da futilidade e vaidades humanas. Vamos para o capítulo 5, confira e reflita você também!
No capítulo 5 começamos refletindo sobre as precipitações e promessas vazia a Deus. “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.” Eclesiastes 5:2,3. Aqui no inicio do capítulo temos a declaração de Salomão de que as nossas muitas palavras podem gerar problemas para nós mesmos. Não minta ou finja ser algo para Deus, Ele sabe de tudo e vê tudo, óbvio que Ele conhece os nossos pensamentos, sonhos, planos e nossa mente como um todo. Não digo que os problemas da nossa língua possam ser somente nesse caso (com Deus), mas também para com nosso próximo: as vezes falamos demais e exageramos nas palavras e ferimos e/ou desapontamos quem nós amamos.
Analise o que você fala ou vai falar, antes de prometer ou concluir algo. Nesse mundo atual em que vivemos conectados constantemente na internet e redes sociais, nossas palavras são um livro aberto para todos, o que você prometer ou falar ontem terá suas consequências amanhãs, sejam elas positivas ou negativas. “Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” Eclesiastes 5:7.
A partir do versículo 8, o tema em questão volta a ser a vaidade dos bens materiais. “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade” Eclesiastes 5:10.
Nessa parte podemos ver novamente o quão vago e vicioso é a vida de alguém vazio espiritualmente e o foco é só dinheiro e bens materiais. Essa pessoa nunca irá se satisfazer e sempre irá buscar mais e mais formas de ter mais dinheiro, como se o deus dela fosse o material, o tangível, literalmente a moeda. Dos versículos 12 ao 17, constatamos algumas das muitas consequências de ter a mente focada no dinheiro: bens materiais são instáveis, podem produzir ansiedade (o sempre querer), quando morrer eles ficarão aqui e não vão com a pessoa, medo e angústia.
Em contrapartida, dos versículos 18 ao 20 vemos a vida de alguém que colocam Deus em suas vidas como um fator principal e naturalmente usufruem dos bens materiais que conquistam no dia a dia. Como disse em reflexões anteriores: não é errado ou pecado você lutar ou almejar bens materiais e/ou conquistas e sonhos. Deus se agrada disso e vai lhe capacitar com sabedoria para no tempo certo você ter suas conquistas. O errado, o pecado está em colocar os bens materiais, as conquistas, o dinheiro em primeiro lugar, aí sim tudo vai caminhar para consequências negativas.
Concluo aqui nossa reflexão de hoje baseada no capítulo 5 de Eclesiastes com esse trecho do versículo 20: “…porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.” Espero que reflita e pense no seu dia a dia e como tem vivido. Aconselho e dou a maior força para você começar a ler a Bíblia. As vezes você não tem o costume de leitura, acompanhe comigo, um dia da semana, no domingo por exemplo e leia um capítulo de Eclesiastes. Aproveite, vai ser bom para você. Até a próxima!