Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 6)

Olá pessoal! Hoje em mais uma reflexão iremos continuar nosso estudo no livro de Eclesiastes, onde o foco está sobre a vida humana e suas vaidades. Convido você a ler e refletir um pouco!

O capítulo 6 de Eclesiastes começa citando sobre mesmo se você tiver muitos bens materiais, você não se sentirá satisfeito (praticamente uma continuação da explicação iniciada no capítulo 5). Usando até mesmo de hipérboles (como no versículo 3), o inicio do capítulo 6 deixa claro: seu coração continuará aflito em busca de saciar uma sede sem fim, as riquezas e bens materiais (“…também isto é vaidade e grande aflição. Eclesiastes 6:2).

Todo trabalho do homem é para sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite.Eclesiastes 6:7.

A partir do versículo 7 até o final do capítulo 6, podemos perceber as causas do desgosto da alma em nunca se satisfazer através de suas vaidades. Insatisfação essa que vem por trabalhar somente para pagar contas e sobreviver, uma insatisfação em que o homem vive só por trabalhar, sem sonhos, sem desejos de alcançar metas, sem Deus em seu coração. Insatisfação que vem por sabe que muitas das vezes, o pobre tem mais felicidade que o rico, por mais que o homem trabalhe sem fim e junte riquezas e mais riquezas, seu coração estará angustiado quando ele perceber que seu deus é o dinheiro.

É certo que há muitas coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem?Eclesiastes 6:11.

Em toda nossa vida nos deparamos com diversas coisas em vários contextos, mas o homem que ignora Deus ou que anda distante dele vai correr sozinho atrás de seus planos e desejos. A consequência disso será um vazio em seu peito que só será preenchido com a presença de Deus. Aí que entra o que comentei em reflexões anteriores: uma corrida sem fim, um circulo vicioso atrás de planos que nunca serão capazes de fornecer uma felicidade plena. É a corrida atrás do vento que Salomão tanto cita e até Tiago também comenta em sua epístola. É a vaidade que no fundo não tem nada a acrescentar na vida espiritual do homem.

Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?Eclesiastes 6:12.

Quem sabe do nosso futuro e o nosso destino após essa vida terrena? Somente o Senhor sabe, e nosso destino depois daqui cabe a você mesmo escolher aonde você quer passar a eternidade. Busque o Senhor, mesmo em meio as dificuldades deixe um tempo seu para refletir e analisar o caminho que você está levando sua vida.

Até a próxima pessoal!

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.