Tiago: Nossa vida e nossos planos são como vento

Olá pessoal. Hoje publicando nossa reflexão com um dia de atraso, mas foi por motivo de saúde, não estive bem no final de semana, mas não se preocupem já estou 100%! Refletiremos hoje sobre um trecho do capítulo 4 da epístola de Tiago, no qual ele cita sobre a brevidade da vida e dos planos humanos.

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:13-15

Quantas vezes fazemos diversos planos e eles nem se quer começam a serem realizados? Quantas e quantas vezes nos frustramos com planejamentos que outrora pareciam perfeitos mas de piscar de olhos, desmoronam de um vez só.

Muitas das vezes o nosso planejamento é baseado na nossa força e sabedoria humana, o que deixamos sem querer (ou dependendo do caso, querendo mesmo) Deus fora dos planos. Em outros casos, nosso planejamento se quer é algo que vá trazer frutos ou benefícios para o nosso viver. Nesse pequeno trecho que está na epístola de Tiago, ele cita que a vida humana é rápida e passageira como um vento e que não sabemos o que pode nos acontecer amanhã. Ao invés de planejar algo por conta própria e ter o risco de acontecer o contrário, deixamos os planos para Deus, para que se for de acordo com os planos Dele, aí sim nossos planos terão sucesso.

A bíblia é clara em mostrar em diversos versículos que a vontade de Deus para o homem é sempre a melhor e quer sempre o bem (“…para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2). Muitas vezes chegamos a criticar o porque o Senhor não permitiu que concluímos determinado plano ou sonho, mas logo em seguida vemos que o que Ele tinha em mente era algo bem melhor. Claro que, temos também o livre arbítrio, e quando escolhemos um plano para se realizar, ás vezes Deus permite, para que aquilo sirva de aprendizado para nós, mesmo que o resultado não seja o esperado.

Quero concluir aqui o que Tiago já deixou escrito: quando for planejar, planeje pensando em Deus, deixe Ele no controle. A vida é rápida e curta, aproveite os momentos dela com alegria e paz. Deixe os planos e preocupações nas mãos de Deus e permita-se voar.

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.