Olá pessoal! Hoje nossa reflexão está saindo um pouco atrasada, mas mesmo assim aqui estamos trazendo mais sobre o livro bíblico de Eclesiastes e seu tema sobre a vida e suas vaidades. Pare uns minutos de sua rotina e comece a semana refletindo conosco. A reflexão anterior, você pode conferir aqui.
No inicio do capítulo 9, temos uma reflexão sobre o destino humano.
“Para aqueles que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto.” Eclesiastes 9:4.
Por mais que sejamos poderosos no pensar ou no ter, iremos todos ter um único fim: chegará o dia em que deixaremos essa vida terrena, encararemos a morte. Não importa quem for poderoso, sábio, pobre ou tolo, todos terão seu momento que deixarão essa vida e irão para a eternidade. Nessa parte de reflexão do capítulo 9, vemos o quanto é duro essa verdade, mas também todos devem aceitá-la e viver dando o seu melhor para Deus e para seu próximo (“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças…” Eclesiastes 9:10), pois depois de partimos dessa vida, não terá mais retorno.
“Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.” Eclesiastes 9:12.
No versículo 12, vemos uma citação bem forte mas ao mesmo tempo bem real. Ninguém sabe o dia e nem a hora, Jesus lá no Novo Testamento já deixou claro isso (Mateus 24:42, 44), essa capacidade pertence somente ao Senhor em saber o passado, presente e o futuro da humanidade. Ninguém sabe quando vai partir, nesse ponto estejamos sempre preparados, sempre visando não somente aqui mas também o nosso lugar na eternidade. Você pode sim (e deve!) ter planos e sonhos aqui, absolutamente normal. Mas esteja ciente que sua decisão em ter sua fé no Senhor é o seu passaporte para onde você vai passar a eternidade. Hoje estamos aqui e amanhã? A calamidade pode vir a qualquer momento, estejamos preparados.
“As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre os tolos.” Eclesiastes 9:17.
Finalizando o capítulo 9, temos o último contexto focando mais uma vez na sabedoria. O saber lidar com uma situação e/ou problema com sensatez e sabedoria é o correto, ao invés de agir por impulso ou ignorância.
Espero que estejam curtindo os quadros de reflexão. Estamos caminhando para o final do livro de Eclesiastes, tem algum outro em mente para refletirmos juntos?