Olá pessoal! Hoje quero apresentar a vocês o card game (jogo de cartas) Magic: The Gathering! Confira!
Magic: The Gathering foi criado em 1993 por Richard Garfield e publicado pela Wizards of the Coast. O jogo consiste em você vencer seu adversário conjurando mágicas, criaturas, artefatos e outros magos para atacar ele. Vence quem fizer o adversário zerar os pontos de vida ou fazer o grimório (deck / baralho, onde se compra cartas) zerar e o adversário não tiver como comprar. Extremamente estratégico e sem dúvidas nenhuma o trading card game (TCG / jogo de cartas colecionáveis) mais famoso, Magic possui seus próprios torneios e várias edições e expansões no decorrer desses 26 anos de história, e claro, cada expansão tem sua própria história com suas intrigas, políticas e personagens famosos no universo do Magic.
O Jogo
Como mencionado brevemente acima o modo de vitória, vou dar uma “passada de pano” por cima aqui, já que o Magic tem várias regras mais especificas que não tem necessidade de trazer aqui para você que não conhece (mais a frente podemos falar mais do Magic em posts específicos).
Cada jogador começa com 20 pontos de vida (nos formatos padrões, 40 no modo Commander) e deve ter cada um o seu deck (baralho). Você vai jogar as cartas a custo de um preço: as manas. Mana é como se fosse a energia que você gasta para jogar aquela carta, seja ela mágica instantânea, feitiço ou criatura. É como se fosse uma energia que vem da natureza que você usa para fazer sua mágica. Cada mana vem de um terreno, os terrenos você joga de “graça“, uma vez por turno, sem exigir outra mana para ele. E cada terreno vem de uma cor. No Magic existem 5 cores, a saber:
- Azul: a mana do azul vem das ilhas. Ela representa a água, vento, a sabedoria, a astúcia, controle, enganação. Suas criaturas geralmente são ladinos, piratas, tritões, pássaros. Suas mágicas geralmente são anulações (anula uma mágica adversária), devoluções, busca ao grimório, tomar o controle, etc. É uma cor “pesada” para engrenar, mas se bem aplicada, é extremamente difícil de se lidar. Particularmente é a cor que mais gosto.
- Branco: a mana branca vem das planícies. Ela representa a proteção, a cura, a luz, a lei. Suas criaturas são soldados, anjos, felinos, cavaleiros, etc. Suas mágicas são mágicas de cura, de proteção, de ganho de vida, etc. É uma cor equilibrada e que se bem montada, se torna mortal.
- Preto: a mana preta vem dos pântanos. Representada por destruição, cobiça, poder a qualquer preço, sacrifício para alcançar a vitória, etc. Suas criaturas são zumbis, demônios, diabretes, espectros, etc. Suas mágicas são mágicas de destruir criaturas, controle do cemitério (onde fica suas criaturas / cartas mortas / descartadas), perda de vida, etc. Uma cor com um poder de destruição grande mas que sempre pede um preço.
- Verde: a mana verde vem das florestas. Representada pela natureza, vida, agressividade, velocidade. Suas criaturas são elfos, dinossauros, bestas, arqueiros, etc. Suas mágicas são gerar mais mana, maximizar suas criaturas, criar mais criaturas menores, etc. Sem dúvidas alguma verde é a cor mais rápida do Magic e é a que mais “bomba” suas criaturas deixando elas bem mais fortes, soma-se isso a seus próprios “gigantes”, criaturas com poder muito alto. Uma cor veloz e que preza pela vitória rápida.
- Vermelho: a mana vermelha vem das montanhas. Ela representa o fogo, o ímpeto, a destruição direta, o agir sem pensar. Suas criaturas são goblins, dragões, bárbaros, minotauros, etc. Suas mágicas são de dano direto, de destruição de terrenos, etc. Também é uma cor veloz (não tanto quanto a verde, claro…) e que preza pela vitória rápida com mágicas de ataque, porém, é a cor que tem menos defesa.
Os tipos de cartas do Magic são:
Terrenos: já citado acima, são jogados de graça uma vez por turno. É deles que você usar a mana para jogar todo outro qualquer tipo de mágica.
Criaturas: são as criaturas e personagens que você conjura para lutar por você. Ex: No canto superior direito está o custo de mana para conjurar o Anjo da Aurora (4 manas de quaisquer cores e 1 mana branca), no campo criatura está seu tipo, abaixo está as habilidades da criatura, se ela tiver (no exemplo ela tem Voar), abaixo está uma frase que geralmente alguns cards tem, e no canto inferior direito está o seu poder seguido de sua resistência (3/3, ou seja, essa criatura causa 3 pontos de dano e aguenta no máximo 3, se ela sofrer 3 ou mais de dano, ela morre).
Artefato: são equipamentos ou criaturas-artefatos (basicamente, golens e seres artificiais) que são conjurados para ajudar o seu combate. Os artefatos fazem alguma habilidade, já as criaturas-artefatos, recebem as mesmas regras de criaturas e artefatos. A mana exigida para conjurar um artefato ou criatura-artefato são incolores, ou seja, se quaisquer combinações possíveis.
Encantamento: são mágicas conjuradas no seu turno e assim como os artefatos e criaturas, elas continuam em jogo enquanto não são removidas / destruídas (ou anuladas no momento que são conjuradas…). Enquanto estiverem em jogo, os encantamentos produzem algo a favor (ou contra dependendo…) de seu conjurador ou da criatura, se for um encantar criatura por exemplo. No caso de um encantar criatura, se a criatura for morta / removida, o encantamento se desfaz e também vai para o cemitério.
Planeswalker: são magos viajante dos planos, poderosos que desequilibram uma partida. São invocados da mesma forma que uma criatura, a diferença que eles não tem poder / resistência e sim marcadores de lealdade. Eles começam com um número inicial de lealdade que pode diminuir ou aumentar conforme a sua escolha no seu turno. Cada vez que você escolhe diminuir / aumentar a lealdade de seu planeswalker, algo acontece. Eles podem ser atacados por criaturas e ser removidos do jogo também, por exemplo: Jace, Mago da Mente Engenhoso é destruído se sofrer 5 ou mais de dano.
Feitiço: são mágicas conjuradas em seu turno apenas e diferente de todas outras mágicas acima que são permanentes (permanente no sentido de que só são destruídas se sofrer dano ou for alvo de mágica de destruição / remoção), feitiços não são permanentes, ou seja, elas entram em jogo, fazem o seu efeito e saem de jogo em seguida.
Mágica Instantânea: parecidas com os Feitiços no sentido de que não são permanentes. Porém, elas tem uma diferença dos Feitiços sendo uma grande vantagem: podem ser conjuradas em qualquer turno, seja o seu ou o do seu oponente. Por isso o nome “instantânea”.
Conclusão
Espero que tenham se interessado e gostado do card game Magic. Os cards são vendidos em formato de boosters (pacote com 15 cartas) ou decks. Lembrando que no Magic, as cartas são divididas pela sua raridade e poder: comuns (logo da expansão / edição preto), são as mais básicas e geralmente tem efeitos e poderes mais simples; incomuns (logo azul), são medianos em seus efeitos e poderes; raras (logo amarelo) são poderosos em seus efeitos e poderes e mítico raro (logo laranja) são MUITO poderosos em seus efeitos e poderes. Em cada booster e deck vem uma certa quantidade de cada card conforme sua raridade.
Há várias lojas especializadas que vendem as cartas e vale a pena colecionar seja para jogar com amigos, em torneios ou simplesmente por colecionar. Hoje ainda tem a opção de poder jogar online: Magic: The Gathering Arena é o multiplayer online que você consegue jogar de forma free to play no PC (via Windows). Eu estou jogando muito ele, se quiser jogar também (e quem sabe até duelarmos!), clique aqui e baixe no site oficial da Wizards.
Em breve irei trazer mais sobre Magic aqui no Nerd Profeta. Atualmente as expansões do jogo são a edição básica M19 e a expansão Lealdade em Ravnica. Em abril estará chegando outra expansão (e mais história e personagens sendo adicionados), Guerra da Centelha.