Stadia: esse será o futuro dos games?

E eis que a gigante Google finalmente anuncia a sua entrada definitiva no ramo de vídeo games. Stadia será o serviço da Google totalmente focado em streaming. Será o streaming o futuro dos games? Será o fim dos consoles como nós conhecemos?

Na conferência da GDC 2019, a Google anuncia sua plataforma de jogos que será focada no YouTube. Totalmente baseado em streaming, o serviço deixa claro que não é necessário quaisquer hardware adicional, exceto o controle que é opcional.

Através do YouTube, pode-se visualizar um trailer de um jogo oficial da Ubisoft por exemplo e, em seguida entrar no jogo

Clique para ver a imagem em tamanho original

A Google afirmou que os jogadores poderão jogar seus jogos a até 4K e 60 fps e um dos jogos já confirmados é Doom Eternal da Bethesda que ainda será lançado. Vale mencionar que já prometeram em breve a resolução a até 8K.

Há ainda o Stream Connect que permite em que na mesma instância tem quatro perspectivas diferentes conforme o jogador. A mesma tecnologia vai permitir multijogador local sem prejudicar o desempenho do jogo. O Stadia terá suporte a cross-platform, que você poderá jogar no tablet e depois continuar a jogatina no PC, por exemplo. A assistente do Google estará na plataforma Stadia também, podendo dar dicas para algum jogo em que você pode estar preso.

Lembrando que o preço do serviço Stadia e os requisitos mínimos da internet não foram ainda divulgados. E já informaram que ainda não tem planos para o nosso Brasil.

Fonte

MINHA OPINIÃO: É isso aí pessoal, a Google entrou de vez nos games através do serviço de streaming Stadia (e não exatamente um console como uns especulavam). O que vocês acharam disso? O futuro no mundo dos games digitais será de fato o streaming? De fato a questão do stream está abrangendo muita coisa, desde séries e filmes e agora também jogos. É o grande Ás que as empresas irão usar contra códigos maliciosos ou acessos indevidos, como a pirataria por exemplo, já que obriga a estar online, óbvio. Agora não acho que isso irá enterrar de vez os consoles que conhecemos, a forma deles e muito menos matar a mídia física. Até hoje em dia você encontra cds de música sendo vendidos (eu tenho vários e comprei recentemente também) mesmo com serviços de streaming de música a todo vapor (também sou assinante de um). Vai ser algo que irá coexistir com mídia física, terá suas vantagens e desvantagens também e não vejo morte de consoles assim não. Desde inicio dos anos 2000 ouço esse papo furado e o máximo que pode acontecer são uma das fabricantes lançado um console que tenha suporte nativo em streaming mas que TAMBÉM tenha acesso a mídia física (chuto até que o sucessor do Nintendo Switch seja um híbrido assim).

Se streaming for o futuro dos jogos MESMO, para mim só me resta lamentar, afinal, somente a geração dos meus filhos (que ainda não tenho) vai poder usufruir deles. Sabe porque? Leia abaixo.

.

.

.

.

.

PS: Brasil tem suporte a streaming de jogos?

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.