A terceira temporada de uma das melhores séries da Marvel e de super heróis como um todo está para começar nesta sexta-feira, dia 19. Demolidor retorna contando os eventos após Os Defensores e colocando Matt Murdock novamente contra o cruel Wilson Fisk, o Rei do Crime. Mas o Homem Sem Medo terá outro grande desafio pela frente, um vilão psicopata e que tem sede de matança: Mercenário. Conheça mais desse que promete ser uma grande pedra no sapato do Demolidor.
O Mercenário (Bullseye em inglês / original) foi criado por Marv Wolfman e John Romita, e sua primeira aparição foi em Daredevil #131 (1976). Pouco se sabe de seu passado ou de sua verdadeira identidade, mas suas principais características é o comportamento assassino e de matar por prazer, além de uma mira praticamente infalível usando qualquer objeto (facas, canetas, shurikens, cartas de baralho, palitos de dente, entre outras…) como arma. Não possui nenhum super poder, exceto a já mencionada mira sobre-humana, algo que vem de anos de treinamento, embora há alguns que acreditam ser fruto de algo sobrenatural.
Origem
Como mencionado acima seu passado é pouco conhecido, o que sabe-se a respeito é que o Mercenário tem usado diversos nomes, em diferentes ocasiões, entre eles: Benjamin Poindexter, Lester, Leonard Nate, ou simplesmente Leonard. Outro fato importante de seu misterioso passado é que quando criança, ele incendiou a própria casa causando a morte de sua família. Na juventude, deixou uma carreira brilhante no beisebol por comportamento sádico entrando em seguida na Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Um carreira também curta já que após maximizar ao máximo suas habilidades de combate, abandonou a Agência e começou a ganhar fama sendo um assassino de aluguel e assim se tornando o Mercenário que conhecemos.
Demolidor: Sua meta pessoal
Após diversas derrotas diante do Demolidor, uma inclusive foi que ele foi contratado para matar Matt Murdock o próprio Demolidor (fato que até então ele não sabia), com medo de perder o status de melhor assassino profissional, Mercenário cria uma obsessão pessoal em provar que era melhor que o Demolidor a qualquer custo. Mercenário em um certo momento foi diagnosticado com tumor cerebral e precisava de passar por uma cirurgia emergencial se quisesse continuar vivo. Sendo considerado quase louco (inclusive “enxergando” o Demolidor em todos os lugares e em outros momentos achando que ele mesmo era o próprio Demolidor), Murdock ajuda o Mercenário levando-o ao hospital no qual este é operado e assim o tumor é removido. Em seguida o vilão é preso.
Ao fugir da prisão, Mercenário cheio de ódio pelo seu rival (ainda mais em saber que ele o “salvou”) se enfurece mais ainda em saber que o posto de melhor assassino é substituído por Elektra. Indo atrás da ninja, o psicopata empalou-a com sua própria adaga sai. A morte de Elektra mostrou-se um saboroso prato para o Mercenário quando ele descobre que ela foi namorada de Matt Murdock, quem ele achava ser um amigo intimo do Demolidor, porém, mesmo com a morte dela o Rei do Crime não quis o recontratar, a menos que ele acabasse de vez com o Demolidor.
Ao saber da morte de Elektra, um enfurecido Demolidor enfrenta o Mercenário num prédio de Nova York, onde durante a batalha, o Mercenário cai do prédio, supostamente morrendo. Na verdade, ele sobreviveu porém sua coluna fica quebrada com a queda e ele só se recupera por completo com a ajuda de um mafioso japonês que financia todos cuidados médicos, que incluiria a aplicação de adamantium em seus ossos.
Mercenário é um assassino sem piedade alguma, matou possivelmente as duas mulheres que Matt amou de verdade: depois de Elektra (ela foi ressuscitada em seguida), Karen Page também foi vitima do psicopata, algo que deixaria o Demolidor novamente desequilibrado.
Morte
Na saga Reinado Sombrio (que particularmente gostaria MUITO que fosse adaptada aos cinemas!), Norman Osborn / Duende Verde fingindo ser o “mocinho”, comanda a SHIELD e cria seu próprio grupo de Vingadores, que na verdade eram todos vilões. Mercenário se torna o Gavião Arqueiro dos Vingadores Sombrios e nesse meio tempo, tanto o pseudo Gavião como os outros Vingadores cometem diversos crimes.
Os Vingadores Sombrios se separam durante a saga O Cerco e o Mercenário é preso (não antes de ter devastado um quarteirão e matando 107 pessoas em Hell’s Kitchen). Demolidor, agora líder do grupo Tentáculo / Mão, resolve transformar o clã de ninjas assassinos em ninjas protetores, porém manteve a violência deles. No lugar das casas destruídas, foi construída a Terra das Sombras e o Homem Sem Medo passou a atuar de forma muito mais agressiva, para o azar do Mercenário que foge e retorna à Cozinha do Inferno / Hell’s Kitchen desafiando o Demolidor. Possuído pela aura maligna do clã de ninjas assassinos, Demolidor espanca sem dó o Mercenário e o mata da mesma forma que ele outro dia assassinou Elektra: empalado no coração.
Na série da Netflix
No Universo Cinematográfico Marvel, o Mercenário será apresentado nessa terceira temporada da série Demolidor da Netflix que estreia amanhã, dia 19. O ator Wilson Bethel será o vilão e pelo que se percebe no trailer, ele se “tornará” o Demolidor em um certo momento da história.
Com certeza o personagem e sua história terá alguma diferença da obra original, os quadrinhos, mas creio eu que não seja nada que estrague a adaptação. Espero um Mercenário a nível dos quadrinhos: ótima mira, sádico, psicopata, obsessivo pelo Demolidor e, claro, que este mesmo Demolidor o encha de porrada e coloque ele no hospício!
Em breve teremos nossa analise pessoal da terceira temporada do Demolidor e falaremos mais do Mercenário! Se você curtiu esse quadro apresentando personagem dos quadrinhos comente aí, seu retorno é importante!