Estamos de volta pessoal! E hoje voltamos a falar do game ActRaiser 2, um dos meus games favoritos de Snes. Como já podem saber no review que fiz do game, ele tem fortes inspirações na Bíblia e hoje quero trazer-lhes a relação que os chefes do game tem com os sete pecados capitais! Se liga!
Há oito reinos diferentes para serem libertados dos demônios e pecados em ActRaiser 2. A grande maioria em duas etapas / fases. Nas primeiras fases tem o subchefe e um demônio chefe, mas é na segunda fase de cada reino que o Mestre irá confrontar diretamente o demônio chefe que é representado por um pecado capital, tanto que em japonês o nome de cada um é o nome do pecado mesmo, na tradução americana alguns nomes foram trocados para não gerar polêmica. Há uma apresentação no game, que através de um password você joga ela mas é extremamente curta.
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Diligence
“O povo aqui costumava trabalhar muito para manter esta terra saudável. Era famosa por suas belas florestas e rios. Um dia, essas pessoas perderam o desejo não só de trabalhar, mas também de viver”.
Diligence é alvo do pecado Preguiça, que aterroriza os habitantes e a vida natural do local em dois lugares: Industen e Benefic. Em Industen, uma floresta, temos o subchefe uma planta monstruosa e o chefe é um esqueleto numa nuvem demoníaca trazendo chuva para destruir as plantações das pessoas desanimando-as.
Em Benefic, segunda fase do reino de Diligence, é que de fato você irá enfrentar o real pecado que dizima a cidade. O subchefe de Benefic é uma serpente gigantesca e o chefe e o pecado Preguiça na forma de um caracol gigante.
A preguiça na Bíblia, onde já citado anteriormente o game tem inspirações, pode ser encontrada em alguns versículos. Mas especificamente um versículo que é retratado neste primeiro reino é Provérbios 13:4 (capítulo 13, versículo 4) que diz:
“O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.”
O versículo mostra que o preguiçoso não conseguirá nada; esperar “cair do céu” as coisas não se consegue nada. No game, o “cair do céu” ainda é péssimo: as chuvas causadas pelo chefe de Industen só traziam mais desânimo.
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Temponia
“Temponia costumava ser conhecida por sua grande abundância de alimentos. O demônio Gula entrou nesta cidade e devorou tudo. Logo, as pessoas começaram a morrer de fome e a lutar entre si. As pessoas mortas se tornaram parte do deserto maligno Modero.”
O pecado no reino de Temponia é a Gula. Sem comida, começou o caos no reino gerando mortes e zumbis atrás de qualquer pedaço de carne que se mova próximo deles. As duas fases deste reino são Modero e Demon’s Cave.
No deserto de Modero, infestado por zumbis e abutres sedentos de fome, as pessoas mortas se tornaram bocas com fome no próprio chão do deserto. O subchefe é um abutre e o chefe é uma massa de zumbis gigante.
Em Demon’s Cave, segunda fase de Temponia, é um buraco de formigas e insetos gigantes que são controladas pelo pecado Gula na forma de um escorpião com face humana.
Gula na Bíblia é sempre relacionada com autocontrole. Apetites físicos (seja comida ou bebida) exagerados são sempre um problema (assim como qualquer coisa ao extremo se torna um problema…) e são abordados com a analogia de nossa habilidade de nos controlar. A habilidade de dizer “não” a qualquer coisa em excesso (autocontrole) é um dos frutos do Espírito conforme são citados em Gálatas 5:22 e 23 (capítulo 5, versículos 22 e 23):
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Devote
“A cidade de Devote começou a afundar no oceano, fazendo com que as pessoas fugissem. Mesmo agora, a cidade de Devote está infestada de demônios. Das profundezas do oceano se ecoa um pedido de ajuda daqueles que estão submersos. “
No reino de Devote, as duas etapas são embaixo d’água. As fases tem uma das músicas mais belas que eu particularmente já ouvi em um jogo. O motivo das cidades submersas é o pecado Inveja que tomou posso da antiga rainha causando inveja para com as cidades próximas e afundando-as. Este reino não tem subchefes. O primeiro chefe, na cidade submersa Tortoise Island é um kraken gigante. Na segunda etapa, no castelo submerso Altheria, o chefe é a própria Inveja representada por um cabeça feminina monstruosa da velha rainha.
Na Bíblia, a inveja é citada em diversos versículos, mas um que me vem a memória e fala claramente sobre é em Tiago 3:16 (capítulo 3, versículo 16):
“Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.”
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Justania e Favorian
“Justania é famosa pelo seu exército. O rei, tendo sido possuído por um demônio, forçou seu exército a atacar o Favorian. Dia a dia, o número de vítimas aumentou. Mestre, vamos ao campo da morte e parar essa guerra”.
“Eu me pergunto como essas pessoas devem ter se sentido depois de serem atacadas por uma cidade amigável. É terrível ter amigos lutando uns com os outros. Espero que não tenhamos esse tipo de tragédia novamente. O vulcão Almetha no leste de repente tornou-se ativo”.
Aqui o Mestre tem que lidar com dois reinos ao mesmo tempo: Justania e Favorian. O pecado predominante aqui é a Ira.
Em Justania, reino que se encontra em ruínas devido a guerra sem motivos, você enfrenta o subchefe que é um centauro alado e o chefe é o rei possuído em seu castelo.
No reino de Favorian, o problema está dentro do vulcão Almetha: o pecado Ira através de um gigante de fogo causou a erupção do vulcão e gerou ódio no coração das pessoas dos dois reinos para se gladiarem entre si sem motivo algum.
Na Bíblia, a ira é retratada em diversos versículos. Um que é perfeitamente citado se encontra no primeiro livro, Gênesis 4:5, capítulo 4 e versículos 5, que relata a ira tomando conta de Caim que em seguida mata o próprio irmão. Uma coisa é ficar aborrecido, chateado e até mesmo bravo por algo outra é ficar irado, uma raiva ao extremo capaz de mudar alguém e tomar decisões totalmente erradas, sentido de querer vingança.
“Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.”
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Louvaous
“Esta é Lovaous. Depois que um demônio derrotou o rei deste castelo, a terra foi transformada em gelo. Desde então, o rei dormiu como uma criança. As pessoas tentaram muitos métodos diferentes para acordá-lo, mas todos falharam”.
Num palácio congelado, os desafios neste ponto do game ficam mais difíceis (pisos escorregadios por exemplo…). O pecado de Louvaous é a Luxuria que se apoderou do rei gerando assim o gelo interminável no reino e no palácio, além de pessoas no reino morrendo querendo mais dos prazeres malignos da Luxúria. A primeira fase deste reino é o já citado palácio, no qual o subchefe é uma gárgula e o chefe é uma mulher demoníaca tentando seduzir todos para no fim, matar suas vitimas.
Na segunda etapa de Louvaous é dentro da mente do rei, tentando despertar ele do sono sombrio. Para despertar ele em segurança, deve expurgar todos demônios em seu interior. O subchefe é uma gosma gigante e o chefe é a Luxúria, representada por um monstruoso demônio com um feto no ventre (o rei sendo mantido refém).
Na Bíblia, a luxúria é explicada como amar os prazeres do mundo, querer desesperadamente algo, é o desejo passional e egoísta por todo o prazer corporal e material. Um versículo que retrata isso está em Jeremias 13:27, no qual o profeta Jeremias confronta a cidade de Jerusalém:
“Tenho visto as tuas abominações sobre os outeiros e no campo, a saber, os teus adultérios, os teus rinchos e a luxúria da tua prostituição. Ai de ti, Jerusalém! Até quando ainda não te purificarás?”
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Leon
“Este não era um país rico, mas as pessoas eram honestas e cheias de gratidão. Um rei recém-criado elevou os impostos em Leon e obrigou as pessoas a pagar. Se elas recusarem, são enviados a força para uma prisão subterrânea em Gratis”.
Uma das fases mais difíceis do game, só perde em dificuldade para a última, Gratis é uma prisão-labirinto que abriga o covil de diversos duendes e criaturas malignas. Não existem prisioneiros aqui, apenas esqueletos de pessoas que foram torturadas até a morte por não pagarem as taxas. O pecado no reino de Leon, como já dá para se perceber é a Ganância (ou Avareza).
Em Gratis, o subchefe é uma gárgula idêntica á do palácio de Louvaous. O chefe é um rei-bruxo goblin de personalidade mesquinha que está trabalhando para Ganância torturando as vitimas de Leon.
A segunda etapa de Leon é Stormrook, um castelo repleto de ouro e tesouros no qual o atual rei na verdade é Ganância na forma de um dragão dourado.
Na Bíblia, a ganância é citada em diversos versículos, mas um dos mais marcantes e profundos se encontra em 1 Timóteo 6:9, 10 (muito político e pastor que se diz homem de Deus deveria ler mais este trecho…):
“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.”
______________________________________________________________________________________________________________
Reino: Humbleton
“Os povos de Humbleton são muito civilizados. Mestre, eles estão inventando um plano absurdo. Eles … eles estão tentando se tornar deuses deles mesmos. Eles estão construindo uma torre para tentar chegar ao castelo do céu. Eu me pergunto quando eles vão parar de ser tão arrogantes.”
No reino de Humbleton, o pecado aqui é a Soberba (ou Orgulho). As pessoas dominadas pelo orgulho e cheias de si, se consideraram donas de seus próprios caminhos não querendo contanto nenhum com o Mestre e criaram seu próprio deus, ao seu bel prazer. Na Torre das Almas, você enfrenta além de todos os subchefes já citados, a própria Soberba, que é representada por um ser mecânico criado pelos corrompidos para o adorarem.
Uma clara referência á Torre de Babel na Bíblia (Gênesis 11), onde os habitantes orgulhosos de seus próprios conhecimentos construíram uma torre com intuito de chegar até Deus. A soberba consiste em ser superior a tudo e todos, existem vários outros trechos da Bíblia que tratam disso, eu particularmente prefiro Romanos 12:16 (capítulo 12, versículo 16):
“Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. “
______________________________________________________________________________________________________________
Os sete chefes representando os sete pecados capitais terminam aqui. Há ainda o chefe final, Tanzra que é o chefe dos demônios. Não vou colocar foto dele aqui para não estragar a surpresa caso você ainda não jogou.
É isso ai pessoal, espero que tenham gostado das informações e em breve mais analises e comparações aqui no blog!