Review: Pantera Negra (2018)

O melhor filme de super-heróis já feito. Uma frase que se resume o filme Pantera Negra (2018), o mais recente sucesso estrondoso de bilheterias da Marvel / Disney. Confira o que achamos do filme e sua ligação com os quadrinhos, sem spoilers!

Produzido por Kevin Feige, com direção de Ryan Coogler e uma ótima escolha de elenco, Pantera Negra estreou 15 de fevereiro e já conquistou diversos recordes provando ser um sucesso mundial. Abaixo, vamos conferir um breve resumo do filme (sem spoilers), dos personagens e sua relação com os quadrinhos, a obra original.

Origem

Capa da hq em que o Pantera Negra aparece pela primeira vez

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro protagonista dos quadrinhos, entre as grandes editoras. Aparecendo pela primeira vez em Fantastic Four #52 (1966), T’Challa, o Pantera Negra, o rei e guardião de Wakanda, convida o grupo Quarteto Fantástico para uma visita em seu reino e assim ele iria fazer um teste em si mesmo: ele deveria lutar com os quatro integrantes para provar o quão forte estava para derrotar um inimigo pessoal (Ulysses Klaw) que poderia atacar Wakanda a qualquer momento. O nome Pantera Negra, na verdade é um título concedido ao rei-protetor de Wakanda passado de geração a geração, hereditário mas ainda necessário passar por um desafio. A riqueza do reino de Wakanda vem na maior parte de um meteorito de vibranium que caiu na região, anos atrás, o que fez o então rei T’Chaka, pai de T’Challa, esconder o mesmo e continuar nas sombras com seu país, fato que sempre foi feito pelos seus antepassados, os Panteras anteriores.

No Universo Cinematográfico Marvel, o Pantera Negra apareceu primeiramente em Capitão América: Guerra Civil (2016) onde busca vingança pela morte de seu pai. Um dos melhores personagens apresentados pelo filme, o Pantera volta em seu filme solo, com os eventos de seu filme ocorrendo após Guerra Civil e T’Challa se vendo na recepção do título de rei de Wakanda. Mas as coisas não acontecem tão bem como o esperado e T’Challa tem que derrotar rivais que querem não só a coroa mas também causar caos em todo o mundo.

Principais Personagens

Pantera Negra / T’Challa

T’Challa, filho de T’Chaka e N’Yami, foi criado pela terceira esposa do pai, Ramonda, sendo educado e preparado para herdar o trono, o que gerou inveja entre seus outros irmãos, Hunter e Jakarra, exceto sua meia-irmã Shuri, que sempre o apoiou. Após o assassinato de T’Chaka, S’Yan, irmão mais novo de T’Chaka, passa pelos testes e rituais e se torna o novo Pantera Negra. Ainda jovem, T’Challa se apaixona e casa com Ororo Munroe, a que anos mais tarde se tornaria a Tempestade dos X-Men. O casamento não durou muito pelo fato de T’Challa ter que cumprir com seus deveres reais e preparação para se tornar o próximo rei de Wakanda, nesse tempo ele viaja para Inglaterra, onde obteve um doutorado em Física. Anos depois, em seu retorno á Wakanda, T’Challa passa nos desafios e derrota seu tio S’Yan se tornando o novo rei de Wakanda e Pantera Negra. Com isso, T’Challa passa pelo ritual da Erva Coração, um erva que dá dons vindo do próprio Deus Pantera, uma erva que nasce apenas em certas regiões de Wakanda e que sofre mutação do Vibranium. Além de toda tecnologia de seu uniforme, T’Challa tem um alto intelecto e treinamento de combate e, através do ritual da Erva Coração, ele herdou os poderes dados á todo Pantera que são: força, agilidade, resistência sobre-humana, sentidos aguçados e fator de cura acelerado.

No filme, o Pantera Negra foi interpretado por Chadwick Boseman que entregou novamente um ótimo personagem digno de um rei. No filme, nos é apresentado apenas a irmã Shuri, talvez para adaptar melhor a história do mesmo ou deixando os outros irmãos (que tem até boas história para adaptar, os dois são vilões: Jakarra se torna um monstro e Hunter, irmão adotivo de T’Challa, fica conhecido como Lobo Branco por ser de pele clara e também por adotar um uniforme semelhante ao do Pantera porém branco) para uma possível continuação. Mostrando um personagem com respeito a sua nação, amor a família e ao próximo, o Pantera Negra do filme quebra paradigmas de sua terra, trazendo um novo modelo de liderança para seu povo, mesmo que isso o implique a enfrentar oponentes, alguns de sua própria gente. Suas cenas de combate são harmoniosas e elegantes, fazendo jus á movimentos felinos; a tecnologia de seu uniforme também é bem retratada e, na reta final do filme podemos destacar até uma alfinetada de T’Challa em um certo presidente que constrói muro em torno de seu próprio país…

Malícia /Nakia

Nakia teve sua primeira aparição em Black Panther Vol 3 #1 (1998). Nos quadrinhos ela é apresentada como uma das primeiras Dora Milaje (guarda real do Pantera Negra composta apenas por mulheres) junto com Okoye (no filme é interpretada por Danai Gurira, a Michonne de The Walking Dead). As Dora Milaje eram treinadas para serem ótimas guerreiras e também poderiam ser candidatas ao posto de rainha, sendo chamadas também de esposas em treinamento. Nakia, vindo do Vale Q’Noma, filha de família de pescadores, enche os olhos com a possibilidade de se tornar uma rainha e começa a olhar T’Challa com outros olhos. Mas desde o inicio dos serviços das Dora Milaje, T’Challa deixou claro que o nome “esposas em treinamento” era apenas uma formalidade e ele não tinha qualquer interesse amoroso nelas. Okoye tinha entendido as palavras de seu rei, porém Nakia se apaixonou nele, a ponto de ficar obsessiva e fissurada em T’Challa. Após Nakia assassinar uma namorada de T’Challa, Monica Lynne, ela é expulsa de Wakanda e das Dora Milaje. Após sua expulsão, Nakia foi torturada por um dos inimigos do Pantera Negra, Achebe, mas ela foi salva antes da morte por Erik Killmonger, outro vilão do Pantera Negra, que a levou para o Altar da Ressurreição. No Altar, Nakia além de ter sido praticamente trazida de volta a vida, ela também adquiriu força, agilidade e resistência sobre-humana. A partir desse momento, Nakia se auto intitula Malícia e jura vingança a Wakanda e especialmente o Pantera Negra. Como Malícia ela faz uso de uma erva chamada jufeiro, que permite qualquer homem ser seduzido por ela e obedecer cegamente suas ordens. É meus amigos, nos quadrinhos Nakia está bem longe de ser aquela boa moça do filme…

No filme, Nakia é uma espiã para Wakanda e sua função é obter informação do mundo para manter sua nação atualizada. No inicio do filme, nos é apresentada a personagem lutando para libertar escravas na Nigéria. Interpretada por Lupita Nyong’o, a atriz ganhadora do Oscar nos entrega um belo par romântico com o Pantera Negra, trazendo também um eximia guerreira e que está disposta a arriscar a vida por T’Challa e a família real. Particularmente acho difícil nos filmes ser adaptado a Malícia, a não ser que num possível Pantera Negra 2 ocorra uma reviravolta deixando assim a personagem mais próxima de sua contraparte maligna dos quadrinhos.

Aja-Adanna / Shuri

Nos quadrinhos, Shuri é meia-irmã de T’Challa, filha da terceira esposa de T’Chaka, Ramonda. Sua primeira aparição nas hqs foi em Black Panther Vol 4 #2 (2005), e sempre foi extremamente leal a família e ao reino de Wakanda. Shuri também luta excepcionalmente bem, sendo treinada pelo próprio irmão mais velho. Em um dos ataques do Doutor Destino á Wakanda, T’Challa fica gravemente ferido entrando em coma, o que leva Shuri como rainha e protetora de Wakanda, sendo a primeira Pantera Negra mulher, enquanto o irmão estava incapacitado. A principio ela não recebeu os poderes do Deus Pantera, mas em um segundo momento conseguiu adquirir. Após a recuperação do irmão que volta ao trono, Shuri sofreu um ataque do Cabal que a deixou em um estado meio morta, uma espécie de coma também, no qual a alma de Shuri ficou num lugar espiritual chamado Djalia. Após sair do Djalia, Shuri volta mais sábia e até mesmo mais poderosa do que o próprio irmão. Ela recebe poderes sobrenaturais (além dos que já possuía da Erva Coração!): pode se transformar num bando de pássaros ou em um único pássaro gigante, poder que pode se estender para pessoas próximo a ela; pele e até mesmo as vestimentas que usa ganharam super resistência; velocidade de guepardo (ou chita); capacidade de invocar guerreiros de Wakanda mortos. Após esses eventos ela é conhecida como Aja-Adanna e começa a se vestir diferente.

Shuri versão overpower

No filme, Shuri é interpretada por Letitia Wright que nos entrega uma divertida e inteligente irmã caçula de T’Challa. Especialista em tecnologia de Wakanda, ela que administra os equipamentos, naves, traje e armas do reino. Em suas lutas podemos perceber que ela utiliza de uma arma (os canhões nos braços), algo que talvez seja escolha do roteiro para deixar ela com uma característica original no filme (ou seja apenas uma dica de que veremos em um futuro próximo já que nos quadrinhos…ops…sem spoiler rsrs). Meu palpite seja que se apresentarem ela como a poderosa Aja-Adanna não seja nem tão cedo, a personagem está no inicio ainda e bem jovem.

Garra Sônica / Ulysses Klaw

Aparecendo pela primeira vez em Fantastic Four #53 (1966), Ulysses Klaw é filho de um dos coronéis nazistas, Fritz Klaue (sobrenome mudado após fugir para a Bélgica), do esquadrão Blitzkrieg liderado pelo Barão Strucker. Klaw cresceu ouvindo histórias do pai sobre um reino misterioso chamado Wakanda. Já adulto e formado em física especializada em som, Klaw parte com uma equipe de mercenários e criminosos para Wakanda a fim de obter todo o vibranium que pudesse. Enfrentando uma resistência (óbvio), Klaw assassina o Pantera Negra T’Chaka a sangue frio, na frente de todos, T’Challa, ainda criança, desesperado usa uma das armas de Klaw contra ele mesmo o que resulta na perda de uma de suas mãos. Em seguida, Klaw e seus comparsas são derrotados e conseguem fugir. Dez anos depois, Klaw volta à Wakanda com o mesmo objetivo. Mas dessa vez, ele aperfeiçoou uma de suas máquinas/armas que consegue criar criaturas de “som vivo” para atacar o reino, além de ter uma arma de som no lugar da mão que perdeu. Derrotado por T’Challa, já como Pantera Negra, Quarteto Fantástico e Wyatt Wingfoot, Klaw se joga dentro de sua própria máquina deixando a entender que tinha se suicidado. Anos depois, Klaw retorna como o Garra Sônica, um ser de som vivo, capaz de controlar ondas sonoras.

No UCM, Klaw aparece primeiramente em Vingadores: Era de Ultron (2015) interpretado por Andy Serkis. Ulysses Klaw é apresentado como um traficante de armas e também de vibranium. No filme, ele tem o braço decepado por Ultron (James Spader). No filme Pantera Negra, Klaw (aqui apresentado como Klaue) traficava vibranium de Wakanda desde 1992 com o auxilio do ganancioso N’Jobu (personagem original do filme, interpretado por Sterling K. Brown) que era irmão do próprio rei T’Chaka. Serkis entrega um Klaw lunático e frio, com risadas dignas de um psicopata e até tem uma cena dele cantando (foi show!), talvez fazendo uma referencia ao seu nome original de vilão: Klaw, Master of Sound. Diferente em Era de Ultron, que o personagem é descartável e não tem papel relevante na trama, aqui o personagem tem um papel bem importante, como dito um pouco acima, e nos entrega uma ótima participação digna do grande ator Andy Serkis.

Erik Killmonger

Erik Killmonger é apresentado primeiramente em Jungle Action Vol 2 #6 (1973), onde mostra que ele nasceu em Wakanda e com o nome de N’Jadaka. Na primeira invasão de Ulysses Klaw, este forçou o pai de N’Jadaka a um acordo que ajudaria os planos do vilão na infiltração e roubo de vibranium. Após a derrota e fuga de Klaw, o pai de N’Jadaka (que não é citado o nome) é morto e a família dele toda é exilada de Wakanda. Crescendo no Harlem em Nova York (mesmo bairro do Luke Cage), N’Jadaka desde cedo nutria um ódio por Wakanda e qualquer referencia ao reino, estudou no MIT, mudou seu nome para Erik Killmonger e conseguiu um PhD em engenharia. Porém, o plano doentio de vingança á Wakanda estava ainda em seu coração. Simulando uma arrependimento e querendo fazer as pazes com Wakanda em nome de sua família, Killmonger é repatriado e acolhido em nome de T’Challa e poderia assim voltar a viver ou ir a Wakanda quando quisesse, porém era tudo um golpe de Estado que Killmonger estava planejando para eliminar os fracos lideres e a  “influência imperialista branca” que segundo ele existia no reino e assim, voltar Wakanda para seus costumes do passado. Em uma de suas lutas, Killmonger (que até então não tinha poderes especiais algum, era somente um humano excepcionalmente treinado em combate corpo a corpo e armado) é dado como morto. Porém é ressuscitado pelo vilão Mandarim para em seguida morrer novamente após outro plano fracassado. Foi ressuscitado novamente, desta vez por seguidores seus (fato que já estava aumentando, com rebeldes ouvindo sua “boa” causa), e dessa vez consegue derrotar T’Challa em um desafio pelo titulo de Pantera Negra. Como a Erva Coração só funcionava em pessoas da linhagem real, ao usar dela, Killmonger começa a ficar fraco e é derrotado por T’Challa. Ao fugir, nos Eua, ele tem acesso a uma erva sintética que simulava os mesmo poderes concedidos da Erva Coração original.

No filme, Erik Killmonger é interpretado por Michael B. Jordan que nos entrega um dos melhores vilões do UCM (na minha opinião, Killmonger junto com Loki (Tom Hiddleston), Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D’Onofrio) e Zebediah Killgrave, o Homem – Púrpura (David Tennant) são os melhores vilões apresentados pelo UCM até o momento). Com muito interesse pessoal de vingança e ódio por Wakanda, a principio Killmonger é apresentando como Erik Stevens, um mercenário que trabalha junto com Klaw. Após um plano sujo feito por ele mesmo, Killmonger consegue o apoio de W’Kabi (Daniel Kaluuya), um dos lideres de T’Challa, e assim dá andamento ao seu golpe de Estado para tomar o controle de Wakanda.

Conclusão

Um filme obrigatório para você nerd que curte quadrinhos, heróis ou apenas um bom filme de ação. Como disse acima, na minha opinião é o melhor filme de super-heróis feito até o momento, tratando não apenas da velha luta do mocinho vs vilão mas também de valores reais do nosso dia a dia. Com personagens marcantes, um herói carismático, um vilão digno que faz jus aos quadrinhos, ótimas cenas de lutas e efeitos especiais, o filme é 10! Vale lembrar que, até o momento, o filme Pantera Negra já arrecadou US$ 633,2 milhões nos Estados Unidos e Canadá e US$ 607,8 milhões em outros territórios, totalizando US$ 1,2 bilhão.

É isso ai pessoal espero que curtiram e fiquem a vontade para comentar, mesmo que o filme já tem um tempo que saiu acho válido falar um pouco dele para quem ainda não o viu ou até mesmo para quem quer saber mais dos personagens, história e sua relação com a obra original, os quadrinhos.

PS: Não esqueçam que no pós filme tem duas cenas pós créditos.

PS parte II: próxima parada Vingadores: Guerra Infinita! Mas antes do filme, estou preparando um artigo sobre a Guerra Infinita dos quadrinhos, fique ligado!

 

 

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.