Review – Ys I&II Chronicles+

E chegamos ao nosso review do inicio da franquia Ys da Nihon Falcom. Vem comigo e confira o que achei destes games! Fizemos em live toda gameplay lá no nosso canal da Twitch.
Ys I&II Chronicles+ na verdade é um remake de uma coletânea que contém os dois primeiros games. Originalmente o primeiro game da franquia de action rpg da Nihon Falcom foi produzido e publicado pela mesma em 1987 para PC-8801 e diversas outras plataformas posteriormente, entre elas o Famicom (‘Nintendinho” japonês) e Master System. O segundo game da franquia foi lançado em 1988 para também PC-8801 e posteriormente chegando em outras plataformas, entre elas também o Famicom. Uma coletânea com os dois games foi lançada em 1989 para TurboGrafx-CD e tivemos um remake dessa coletânea em 2009 para PC e uma localização via Steam e GOG em 2013. A coletânea Ys I&II Chronicles+ teve seu lançamento também para PSP em 2009 e mobile (Android e iOS) em 2015. A versão da Steam que jogamos para fazer este review.

História e Personagens

Créditos: Steam

Vamos começar na história e personagens igual geralmente fazemos com os reviews aqui do site que produzo e, até porque vou deixar a parte de criticas para depois…
A premissa de Ys I é simples mas a história funciona bem. 700 anos após os eventos de Ys Origin, um jovem chamado Adol Christin decide sair de sua terra e viajar para ilha de Esteria, aonde dizem lendas que nos tempos antigos, tinha uma cidade chamada Ys rica e prospera. Porém, o jovem sofre um naufrágio mas consegue chegar em uma cidade portuária de Esteria com vida, fato que nunca aconteceu desde que uma tempestade ‘isolou’ a ilha não permitindo ninguém chegar nela. Ao se recuperar, Adol descobre que monstros e demônios estão devastando Esteria e ele é o ‘herói escolhido’ para salvar Esteria, a terra flutuante de Ys e o mundo todo.

Em Ys II a história começa exatamente momentos depois da batalha final do primeiro game. Adol é teleportado para Ys nos céus, é encontrado por uma garota que o leva para vila mais próxima. Após se recuperar, Adol decide ir até o Santuário de Salomão, aonde residia as deusas gêmeas, porém atualmente está o exercito do mal. Partindo para uma batalha final contra os demônios, Adol vai ter ajuda das deusas e dos descendentes dos clérigos.

Gameplay

E agora chegamos aonde toda essa história bacana cai por terra, na gameplay e mecânicas! Entendo que as versões originais de Ys I e II e também a coletânea tinham o seu sistemas e dificuldades característicos da época, porém o remake Chronicles+ poderia muito bem ter atualizado algumas coisas, principalmente o combate, algo que infelizmente não o faz. Entenda comigo:

Ys I e II tem um sistema de combate chamado de “bump system” que é basicamente você NÃO tem botão de ataque, você deve ‘trombar’ / esbarrar no inimigo para assim Adol atacar automaticamente com sua espada. E o remake Chronicles+ continua exatamente com essa aberração. Caras, vocês não tem noção o quanto isso fica insuportável no game, falando / lendo talvez até soa legal, ‘pow ataca sozinho, legal não?”, não, não é nada legal e isso só torna o combate e o jogo mais difícil e insuportável alguns combates com chefes. O II acrescenta um botão para você usar magias / itens mágicos, isso ajuda um pouco mas o combate em si ainda continua o mesmo do I.

Em ambos games também temos limites de nível. Em muitos rpg’s temos um limite sim, mas geralmente isso demora a acontecer se é que acontece. Geralmente é nível 99 ou mais. Já em Ys I é o nível 10, ou seja, na metade do primeiro game você já alcançou o nível máximo de personagem e não poderá mais subir seus ataques e defesas a não ser com novos itens e equipamentos. No segundo game o nível máximo demora um pouco para chegar, geralmente na reta final mesmo mas de qualquer forma no primeiro principalmente isso é triste demais e limita a sua jogatina.

Outra coisa a se destacar é a falta de mapas. Claro que na época isso era ‘comum’, The Legend of Zelda que o diga, porém neste remake poderia ao menos lhe proporcionar um mapa geral melhor que o do game, que você muitas das vezes ficará perdido caso não guarde de cabeça ou num rascunho as localizações. No geral, ambos games são curtos, você finaliza os dois games em média cerca de 15 horas ou até menos, caso for evitar fazer side quest (as poucas que tem).

Conclusão

A franquia Ys e seu frenético action rpg tem seu inicio aqui com esses dois games, mas que eu só indico a você caso você queira conhecer MESMO a franquia ou seja fã dela (ou seja louco…), já que mesmo que tendo uma história legal com um belo encerramento desse primeiro arco de aventuras de Adol, a gameplay e mecânicas de jogo estragam tudo. Não vale a pena pois você encontra outros action rpg ou outros games da própria franquia Ys que são muito, mas muito superiores do que estes dois. Ah, antes de encerrar, a trilha sonora é sensacional e talvez a melhor coisa da coletânea.

NOTA (0 – 5): 2.0 MUITO FRACO

Game: Ys I&II Chronicles+

Desenvolvedor: Nihon Falcom

Distribuidor: Nihon Falcom (Japão), Xseed Games (localização) e DotEmu (mobile)

Plataforma: PC (Steam e GOG), PSP e mobile (Android e iOS)

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.