Review – Ys Origin

Salve galera! Hoje quero trazer um review de um game que começamos recentemente a ‘maratonar’ a franquia Ys lá no nosso canal da Twitch e começamos na ordem da timeline da franquia (e não na ordem de lançamento), nosso primeiro game se trata do prequel, Ys Origin! Confira abaixo nossa opinião do game!

Lançado no dia 21 de dezembro de 2006 para PC somente no Japão, Ys Origin foi produzido pela Nihon Falcom e publicado pela mesma no Japão. A localização para PC via Steam e GOG chegou somente em 2012 através da Xseed Games e um port para os consoles pela DotEmu (Vita e PS4 em 2017, Xbox One em 2018 e Nintendo Switch em 2020). Para este review pessoal, joguei a versão de PC via Steam.

História e Personagens

Créditos: Uol

Uma lendária e prospera terra chamada Ys era governada por duas deusas gêmeas, Reah e Feena e seus seis clérigos. Tudo aparentemente ia muito bem, com as pessoas usando magias graças a um artefato sagrado, a esfera chamada Pérola Negra. Porém, essa utopia estava chegando ao fim quando em um ataque de monstros e demônios passou pela terra levando toda vida e natureza em seu caminho. Para não ver sua nação ser dizimada por completo, as deusas em uma atitude de urgência usaram o poder da Pérola Negra para a terra de Ys ser elevada aos céus, deixando aonde era a cidade e seus arredores, um grande buraco sob o chão da ilha de Esteria.

Os monstros estavam determinados em alcançar Ys de qualquer jeito e com isso erguem uma enorme torre levando terror aos céus. Acima em Ys, os guerreiros e magos estavam partindo para a luta na torre, através do Santuário de Salomão, partindo direto para a guerra na Torre do Diabo, nome que ficou conhecida a torre. Nesse meio tempo, as deusas gêmeas desaparecem, ninguém viu ou sabe o que houve com elas. Com intenção de encontrar suas deusas, um grupo de guerreiros e magos foram direcionados na busca delas, tendo que voltar a superfície, em Esteria. Porém, tudo indicava que as deusas estavam aonde era o maior conflito e estava toda força maligna, a Torre do Diabo.

Nessa premissa inicial, temos o inicio da história e timeline da franquia Ys, franquia clássica de rpg / action rpg da Nihon Falcom. Aqui neste game explica bastante coisa relacionado diretamente com os dois primeiros games da franquia (os eventos aqui acontecem 700 anos antes de Ys I) e também de nomes de famílias de personagens que encontramos no decorrer dos games. Falando em personagens, irei citar os dois primeiros protagonistas, não citarei mais nenhum para não dar spoilers. Lembrando que cada personagem tem sua visão da história e o final verdadeiro é com um personagem que desbloqueia após finalizar com os dois personagens iniciais no Normal ou com um deles no Hard.

  • Yunica Tovah – Yunica é a jovem guerreira recém formada e neta de um dos seis clérigos das deusas. Corajosa e esforçada, ela é incapaz de usar magia, porém sua força bruta e seu empenho a colocam com uma valorosa guerreira, mesmo que novata. Inicialmente é sempre advertida pelos outros soldados do grupo de resgate, para ela não subir na torre e ficar em segurança com um grupo que esta no térreo, porém conforme a história e o game avançam ela vai mostrando seu real valor.
  • Hugo Fact – Jovem mago que também está no grupo de resgate das deusas dentro da Torre. Um pouco áspero mas justo, ele ataca com projeteis mágicos e outras magias que vão aparecendo no decorrer da historia. Prestem atenção no sobre nome dele pessoal…hehe!

Gameplay

A gameplay de Ys Origin é bem fluida. Fazendo jus a um bom action rpg, o personagem pula, usa itens que podem fazer flutuar por um certo tempo, pega outras armas, armaduras, botas, colares, tudo que vão aumentando seus atributos de ataque e defesa ou dando alguma característica especial, como um manto que regenera seus pontos de vida / HP ao ficar parado, um cristal que o teleporta para a estátua da deusa que você visitou anteriormente / fast travel, medalhões que vão dar poderes mágicos, etc. No combate em tempo real, você ganha pontos de experiência ao derrotar os monstros e ainda lhe é permitido usar o Boost, que seria uma barra azul ao lado do rosto de seu personagem, que sobe conforme você vai derrotando monstros, ao ficar no máximo você pode usar ela para ficar temporariamente mais forte e mais resistente ou usar um ataque especial de seu item / arma.

Único ponto negativo que posso citar é que o game acontece todo dentro da torre. Claro, isso é perfeitamente explicado e compreensível, mas a torre em si mesmo tendo diversos andares com ambientes diferentes (sala de espelhos, lava e fogo, agua, etc), me deu a sensação de “preso”. Aqui não tem os NPC’s por exemplo, o senhor da estalagem ou ferreiro, muito menos side quests. Tudo ocorre na torre e as poucas pessoas (que não são monstros claro!) que estão ali ou estão com você ou contra você.

Conclusão

Se você curte um bom action rpg com ação frenética e com chefes gigantes, Ys Origin é um prato cheio! Ou até mesmo se você quer saber o inicio da história da franquia Ys, aqui conta os primeiros detalhes da lendária terra de Ys. Eu finalizei no Hard e confesso a você que a dificuldade na luta com os chefes foi boa, eu tendo que subir de nível diversas e diversas vezes! Alias, fizemos a maior parte, principalmente o inicio e final, em live! Se você ainda não segue a gente lá no canal da Twitch, só clicar aqui e seguir, vamos fazer a franquia TODA em live!

NOTA (0 – 5): 4.5 MUITO BOM

Ys Origin - Wikipedia

Game: Ys Origin

Desenvolvedor: Nihon Falcom

Distribuidor: Nihon Falcom (PC – Japão), Xseed Games (Steam e GOG) e DotEmu (consoles)

Plataforma: PC (Steam e GOG), PS Vita, PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Lançamento: 2006 (PC – Japão), 2012 (localização PC), 2017 (PS4 e Vita), 2018 (Xbox One) e 2020 (Switch)

Gênero: Action rpg

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.