Eclesiastes: Tudo é vaidade! (capítulo 12)

Olá pessoal! Chegamos a mais uma Dia da Reflexão e hoje temos nossa análise no último capítulo do livro bíblico de Eclesiastes, o 12. Confira comigo e reflita na conclusão sobre a vida neste livro! O capítulo anterior você pode conferir clicando aqui.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;Eclesiastes 12:1.

O capítulo final se inicia com Salomão fazendo uma comparação dos dias finais, ou seja a velhice, e situações de uma casa em decadência, da natureza e de um funeral. Neste primeiro versículo temos uma palavra novamente para os jovens: lembre-se de Deus enquanto você ainda é jovem, tem disposição para servir á Ele, disposição para ler, buscar e se animar com as coisas do Senhor, pois chegará tempos em que você não terá disposição para buscar á Ele, quer seja na velhice ou até mesmo na juventude, quando se perde o prazer de viver por algum motivo.

Juventude é algo brilhante e passa rapidamente, assim como a vida como um todo. A diferença é que na juventude, muitas decisões que você irá tomar ali naquela fase, irão percorrer pelo restante de sua vida, exceto algumas poucas.

e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.Eclesiastes 12:7.

Do versículo 2 ao 6, temos as comparações que mencionei acima. Neste versículo 7 temos a conclusão das comparações e uma referência a criação do homem em Gênesis. Sirva a Deus enquanto ainda há tempo, procure Ele enquanto tem o dom da vida. No final de sua vida, ás vezes pode não ter tempo para clamar á Deus e será tarde demais. Lembrando que a citação de que o espírito volte á Deus, não quer dizer que todos irão para o céu morar com Ele não, é uma afirmação de que após a morte (ou quando Jesus voltar) todos irão estar diante do Senhor para a definição para onde irão passar a eternidade, céu ou inferno, tudo dependendo de uma decisão: crer ou não no Senhor, a decisão é livre e pessoal, Deus não força ninguém a nada.

Viva o hoje, confie e busque o Senhor, deixe o amanhã para Ele. Não deixe para amanhã para crer em Deus, o amanhã pode não chegar.

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.Eclesiastes 12:13, 14.

A conclusão do livro de Eclesiastes finaliza o assunto que se iniciou lá no inicio: o proposito da vida do homem. Já vimos como diversas coisas da vida podem ser considerados vaidade e futilidade se não colocarmos Deus no meio ou se considerarmos essas coisas como o foco da vida.

De tudo o que você ouviu, possa ouvir ou estudar a conclusão é clara: teme a Deus e guarda seus mandamentos, que Jesus resumiu em dois apenas, amar á Deus e ao próximo como a ti mesmo (Mateus 22:34 – 40). O homem foi criado para adorar, viver e se alegrar com Deus, se relacionando com Ele. No fim, todos estarão diante do Senhor, e todas obras da vida da pessoa serão claras para Deus, não importa o quão escuro ou em segredo foi feita.

O propósito da vida homem é crer e servir ao Senhor, esta é a conclusão que Eclesiastes deixa. Essa fé deve ser vinda não por medo do juízo de Deus, mas sim por amor: Eu creio e confio Nele pois Ele me ama e me perdoa. Não é o medo a base do relacionamento, quem tem medo do Senhor é aquele que está envolvido em mentira, ganancia e pecado, o diabo, e aqueles que ele engana. A base do relacionamento é o amor.

Que você possa ter refletido nessa seção de estudos e reflexões de Eclesiastes e possa ter entendido essa conclusão: o proposito da vida do homem é Deus, a partir do momento que entender isso sua vida vai dar uma reviravolta.

Até a próxima!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.