Continuando nossos estudos, nossa reflexão de hoje é no capítulo 5 do livro bíblico de Daniel: uma misteriosa escritura na parede e seu significado. A reflexão anterior você pode conferir aqui.
“O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. ” Daniel 5:1
“Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.” Daniel 5:4
O capítulo 5 se inicia dando destaque a um rei chamado Belsazar. Para se situarmos e não ficarmos perdidos, os eventos do capítulo 5 de Daniel ocorrem em 539 A.C., cerca de 20 anos depois da morte do rei Nabucodonosor, ou seja, acontece anos depois dos eventos narrados no capítulo anterior.
Belsazar era neto de Nabucodonosor, reinava junto com Nabonido, seu pai que era casado com Nitócris, filha de Nabucodonosor. Nessa época o reino da Babilônia estava prestes a cair em ruínas e para acalmar os ânimos e ao mesmo tempo clamar ajuda aos deuses babilônicos, Belsazar decide fazer um banquete com seus principais governadores e líderes, repleto de bebidas, mulheres e orgia. Banquete este que foi com os utensílios e taças do templo de Jerusalém. Ao mesmo tempo que ele coloca sua fé em seus falsos deuses, ele afrontava o verdadeiro Deus, dando de ombros para o que estava por vir…essa seria sua última noite.
Quando se desafia Deus ou até mesmo afronta Ele, estando nem aí para segui-Lo ou correndo para a própria sabedoria humana caída ou correndo buscando ajuda a falsos deuses / demônios, pode ter certeza que a reposta de Deus virá. Talvez demore, mas vai vir. E a resposta Dele será o julgamento pelos seus atos. O reino babilônico iria cair naquela mesma noite, o exército medo-persa já estava em cerco em volta da Babilônia, mas mesmo assim o rei Belsazar não queria saber de Deus e foi buscar apoio de suas falsas crenças e ainda fazendo orgia com utensílios retirados do templo de Jerusalém, algo que para um judeu na época era um pecado extremo.
“No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo. Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.“ Daniel 5:5, 6
No meio da promiscuidade que estava acontecendo, Deus intervém e de forma sobrenatural mostra uma mão humana escrevendo na parede para todos verem a mensagem, em especial o rei promiscuo, Belsazar. Uma mensagem misteriosa que ninguém entendia por não ter capacidade espiritual para interpretar e claro, estavam totalmente assustados por aquela visão aterradora, principalmente o rei que demonstrava claramente estado de pavor. Ao ver que nenhum de seus sábios e feiticeiros sabiam revelar a mensagem misteriosa na parede, a rainha-mãe veio e o avisou que nos tempos do rei Nabucodonosor, existia um sábio chamado Daniel, que interpretava sonhos e visões. Naquele mesmo instante o rei Belsazar manda chamar Daniel para que ele interpretasse a mensagem misteriosa.
“Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e persas.” Daniel 5:25 – 27
“Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino.” Daniel 5:30, 31
Daniel foi chamado e novamente de forma espiritual dada pelo Senhor, ele interpreta a escritura. MENE, MENE significa contado ou designado, é duas vezes citado para reforçar a ênfase. TEQUEL significa pesado ou avaliado. PARSIM é o plural de PERES, significa divisão. Na profecia de Daniel dada pelo Senhor através da interpretação da escritura sobrenatural, o rei Belsazar assim como toda Babilônia iria cair diante do exercito medo-persa, fato já consumado já que o exército estava em torno da Babilônia. A afronta de Belsazar e a falta de arrependimento iria culminar num final sangrento. Dario não era um nome entre os medo-persas e sim um titulo de poder e liderança. Nesse caso especifico, a maioria das interpretações bíblicas e teológicas indicam que o Dario citado é Ciro, o grande, que invadiu a Babilônia no dia 29 de outubro de 539 A.C., conforme profetizado anteriormente por outros profetas como Isaías, por exemplo.
Não espere Deus agir e pesar seus atos para assim buscar Ele desesperadamente. Cada um tem o livre arbítrio, em querer seguir a sua própria vida da melhor maneira que acha. Mas a verdadeira felicidade, satisfação de vida e a certeza da vida eterna somente o Senhor através de Jesus pode proporcionar. Você pode viver sua vida levianamente, assim como o rei Belsazar viveu e ainda afrontar, zombar de Deus. Mas que fique claro, mesmo com o livre arbítrio, tudo o que fazemos tem suas consequências, quer sejam boas ou não. Não espere colher bons frutos se você plantou sementes podres. Busque o Senhor (atenção eu disse o Senhor e não religião), deixe o melhor Dele agir em sua vida e tenha a plena certeza que, mesmo que passe por momentos difíceis, você nunca irá ruir, nunca irá cair, igual Belsazar caiu.
Para refletir: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
PS: só para constar, nos dias de hoje Deus não precisa de escrever na parede para dar um recado espiritual para mim e você não. A Bíblia está ai completa, assim como mensageiros e homens e mulheres de Deus de verdade que existem (mesmo que uns bandidos enganadores também existam). Se atente para isso e não espere uma mensagem na parede não.