Daniel: Na cova dos leões (capítulo 4 – A Loucura do Rei II)

Hoje vamos concluir nossos estudos e reflexões do capítulo 4 do livro bíblico de Daniel, dessa vez comentando sobre outra interpretação do sonho do rei Nabucodonosor. A reflexão anterior você pode conferir clicando aqui.

Após mais uma vez ter um sonho misterioso que o deixou perturbado, o rei Nabucodonosor convoca novamente o profeta Daniel para interpretar seus sonhos. Daniel pedindo orientação ao Senhor Deus recebe a interpretação. Essa que novamente seria uma revelação não somente para o rei e para as pessoas daquela época, mas seria algo ainda por vir, para nossa geração.

és tu, ó rei, que cresceste e viste a ser forte; a tua grandeza cresceu e chega até ao céu, e o teu domínio, até a extremidade da terra.Daniel 4:22

No sonho, conforme pode ser visto detalhado na reflexão anterior, o rei viu uma grande árvore crescendo até os céus. Na interpretação de Daniel dada pelo Senhor, essa grande árvore é o próprio Nabucodonosor, com seu poder e exercito sendo espalhado por praticamente todo o mundo da época. E assim, sua arrogância e altivez também crescia. Hoje em dia devemos sempre nos policiar para também não nos deixar arrogante por conquistas, posses ou sonhos realizados (“A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda”. Provérbios 16:18).

serás expulso de entre os homens, e a tua morada será entre os animais do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. Quanto ao que foi dito, que se deixasse a cepa da arvore com as suas raízes, o teu reino tornará a ser teu, depois que tiveres conhecido que o céu domina.Daniel 4:25, 26

No sonho um mensageiro dos céus dizia que era para cortar a árvore, porem deixar as suas raízes. A arvore cortada iria ficar no campo, sendo molhada pela chuva junto aos animais e plantas. A interpretação é que o rei sairia do meio dos homens e viveria com os animais, agindo como um, comendo como um, dormindo em meio a selva. Mas depois de um tempo, provavelmente 7 anos, ele iria recobrar a consciência e voltaria para a vida normal e para seu reino (provavelmente, seus criados pessoais deveriam ir alimentá-lo e todos aguardavam seu retorno um dia), mas antes ele deveria reconhecer a soberania de Deus e saber que somente Ele controla os reinos e permite quem deve ou não governar.

Como disse anteriormente, a soberania e o poder subiu a cabeça de Nabucodonosor e assim ele se exaltou a ponto de ser considerar acima de qualquer homem. Deus permitiu que ele tivesse um surto e saísse dado como louco vivendo em meio a mata e aos animais (talvez um surto de licantropia clínica). Nabucodonosor só recobraria seu entendimento normal ao reconhecer que o verdadeiro poder vem de Deus e ele só era rei e estava onde estava porque Deus permitiu ele chegar até lá. As vezes nós nos vangloriamos de conquistas e metas pessoais mas esquecemos que só chegamos ali porque o Senhor nos capacitou e permitiu. Claro que, ficar feliz ou se gloriar com vitorias pessoais não é errado, o errado é chegar ao nível do rei que se achou melhor que todos a ponto de humilhar outras pessoas e ainda se vangloriar disso. Soberba e altivez é pecado, isso sim é errado.

Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor.Daniel 4:28

Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.Daniel 4:34

Aconteceu exatamente o que Daniel profetizou e Nabucodonosor foi viver como um animal nos campos. Após um certo tempo, ele volta a ter entendimento e volta ao seu reino, sendo recolocado pelos seus servos. Não antes de reconhecer o poder e a gloria de Deus e declarar por boca o que ele vivenciou na pele esse poder de Deus. Provavelmente essa foi uma conversão espiritual verdadeira do rei Nabucodonosor, fato que o fez refletir verdadeiramente em Deus e na vida.

E hoje dia, será que precisamos de passar por uma situação difícil ou delicada para se voltar verdadeiramente para Deus? Será que só procuramos Ele quando as coisas estão ruins e estamos passando pro problemas?

Reflita isso contigo mesmo. Semana que vem voltamos para mais uma reflexão.

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.