Octopath Traveler (Switch – 2018)

Olá pessoal! Hoje na nossa analise de jogos, temos Octopath Traveler, um belíssimo jrpg da Square Enix no Nintendo Switch. O jogo é uma verdadeira homenagem aos clássicos rpg’s orientais mesclando-se e aproveitando o que tem de melhor na tecnologia atual. Um game profundo que se você é fã de rpg não pode deixar de experimentar!

Lançado no dia 13 de julho de 2018 exclusivamente para o Nintendo Switch, Octopath Traveler foi produzido pela Square Enix e o estúdio Acquire. A direção do game ficou por conta de Keisuke Miyauchi e teve como produtores Tomoya Asano e Masashi Takahashi.

História e Personagens

Esquerda para direita: Ophilia, Tressa, Alfyn, Olberic, Primrose, H’aanit, Cyrus e Therion. Créditos: lepoint.fr

A história de Octopath Traveler acontece no Continente de Orsterra (The Continent of Orsterra). O continente é dividido por 8 principais regiões, cada uma com suas cidades e localidades: Frostlands, Flatlands, Coastlands, Highlands, Sunlands, Riverlands, Cliftlands e Woodlands. No game você controla 8 personagens, cada um com suas habilidades distintas e problemas / missões pessoais, mas que no decorrer do jogo acabam se cruzando e se unindo (nada de spoiler! Fica para próxima!). AVISO: irei estar detalhando mais de cada personagem com spoilers em artigos futuros, um para cada personagem.

  • Ophilia Clement: é a gentil clériga de Flamesgrace, uma das cidades na região de Frostlands. Serva da Ordem da Chama Sagrada (Order of the Sacred Flame), quando seu pai adotivo (o sacerdote local) fica seriamente doente, ela decide ir realizar uma série de rituais e missões sacerdotais que deveriam ser feitos pela sua irmã Lianna, esta que ficou cuidando do pai. Seu caminho e suas aventuras tem sempre ligação com o espiritual e a mensagem que ela passa é sempre a de ajudar o próximo. Talvez o nome da personagem seja uma referencia ao nome em grego koinê (o grego clássico / bíblico) Philia, que quer dizer amizade.
  • Tressa Colzione: é a pequena garota comerciante da cidade de Rippletide da região de Coastlands. Inocente, sempre viveu em sua cidade com seus pais trabalhando com comércio, mas depois de conhecer o ex-pirata que virou comerciante Leon Bastralle e ser presenteada com um diário anônimo, ela parte em uma jornada pelo mundo com o objetivo de preencher o diário.
  • Alfyn Greengrass: é o farmacêutico da cidade de Clearbrook da região de Riverlands. Quando era criança, ele foi salvo de uma doença fatal por um farmacêutico viajante. Anos depois, ele decide seguir o mesmo caminho ajudando as pessoas e se torna também um farmacêutico. Sua jornada começa quando a irmã de seu melhor amigo é diagnosticada com um veneno mortal, ele parte em busca da solução o mais rápido possível.
  • Olberic Eisenberg: é o guerreiro sério e experiente da cidade de Cobbleston da região de Highlands. Em Cobbleston, ele faz o trabalho de patrulheiro e guarda da cidade, outrora foi um orgulhoso cavaleiro do reino caído de Hornburg. Quando um bando de ladrões invade a cidade e sequestra uma criança, ele parte em busca para resgatar ela, descobrindo também que os bandidos podem saber o paradeiro do homem responsável pela ruína de Hornburg.

Créditos: nerdprofeta.com

  • Primrose Azelhart: é uma dançarina da cidade de Sunshade da região de Sunlands. Quando criança, ela testemunhou o assassinato de seu pai nas mãos de três homens com tatuagens de corvo. Agora, já adulta (e com todos pensando que a família Azelhart deixou de existir), ela trabalha como uma das dançarinas na taverna do cruel Helgenish. Descobrindo que Helgenish tem ligação com os assassinos de seu pai, ela busca vingança de qualquer forma.
  • H’aanit: é a corajosa caçadora da vila de S’warkii na região de Woodlands. Um ano após a partida de seu mestre em missão com os cavaleiros da região para caçar uma fera chamada Redeye, seu companheiro lobo retorna, indicando que algo deu errado. H’aanit, em seguida sai junto com sua leopardo branca, Linde, para encontrar seu mestre e exterminar de vez a misteriosa besta conhecida como Redeye.
  • Cyrus Albright: é um professor de artes misticas (um mago, por assim dizer) da cidade de Atlasdam da região de Flatlands. Após a descoberta de que um grimório proibido dos arquivos da Academia Real está desaparecido há algum tempo, ele decide fazer uma investigação pessoal dos fatos e acaba descobrindo segredos maiores do que ele imaginava.
  • Therion: é um renomado ladrão andarilho que estava na cidade  de Bolderfall da região de Cliftlands, quando ele ouve sobre grandes tesouros na ​​famosa Mansão Ravus (Ravus Manor) e decidi ir ver com seus próprios olhos. Chegando ao local, ele acaba sendo pego numa armadilha e é obrigado a fazer missões para os donos da mansão.

Combate e Mecânica de Jogo

Créditos: blogdot.tv

As mecânicas de jogo de Octopath Traveler são relativamente fáceis de aprender. Você irá viajar e caminhar normalmente podendo interagir com as pessoas nas cidades, mas fora das cidades, seja em cavernas, estradas, florestas, riachos, você será suscetível a ter encontros aleatórios de inimigos. Os combates são por turnos, ou seja, é um rpg da velha guarda hehe!

Na figura acima, é demonstrado uma cena de combate. Do lado esquerdo os inimigos e direito você e seu grupo (apesar de ser 8 personagens, apenas 4 a sua escolha entram em combate e interagem nas cidades). No canto superior esquerdo, é o turno de quem vai agir, no caso acima, resta apenas Olberic para finalizar este turno. No centro superior, é demonstrado o próximo turno e a ordem quem vai agir primeiro. No lado direito, é mostrado os nomes de seus personagens, o Boost (a “bolinha”laranja abaixo do nome) que é extremamente importante, o HP (a vida de seu personagem) e o SP (os pontos que gastam após você usar habilidades ou magias). O Boost é o seguinte: você pode consumir um Boost / bolinha apertando R para atacar mais de uma vez ou um efeito de uma habilidade / magia ser mais forte. Pode usar isso até no máximo 4 vezes, de acordo com a quantidade de Boost que você tiver. Eles são recarregados por itens ou por ficar um turno sem usá-los, um turno para cada Boost recarregado.

Os inimigos tem um escudo e uma numeração, no exemplo acima os Lagartos tem 4 de defesa. Seus inimigos tem uma vulnerabilidade (ou mais de uma) contra certo tipo de armas e magias. Novamente no exemplo, os Lagartos são vulneráveis a Gelo / Ice (e mais outras duas vulnerabilidades que ainda não foram descobertas, você precisa atacar e acertar na sorte ou usar uma certa habilidade para descobrir), deve-se atacar os inimigos uma quantidade de vezes igual a defesa deles para assim eles entrarem em Break, ou seja, ficam tontos por dois turnos e assim ficam com a defesa exposta podendo sofrer danos maiores.

Créditos: nerdprofeta.com

Cada personagem tem suas habilidades especificas de acordo com seu Job (Trabalho, traduzido literalmente, algo como as Classes nos rpgs de mesa). Abaixo está um resumo dos Job, dos Path Action (habilidades que são realizadas nas cidades e caminhos) e Talent (habilidades que são realizadas nas cidades e/ou nos combates):

OphiliaJob: Cleric; Path Action: Guide – Ophilia guia um fiel nas cidades e caminhos; Talent: Summon – Invoca os fiéis que aceitaram ser guiados para ajudá-la em combate

Tressa – Job: Merchant; Path Action: Purchase – Tressa negocia itens e armas com as pessoas; Talent: Eye for Money – Tressa coleta dinheiro perdido por viajantes durante o caminho percorrido e estradas

Alfyn – Job: Apothecary; Path Action: Inquire – Alfyn conversa com as pessoas e aprende mais delas; Talent: Concoct – Alfyn cria poções e substâncias com diversos ingredientes para ajudar o grupo ou atacar os inimigos

Olberic – Job: Warrior; Path Action: Challenge – Olberic desafia as pessoas para um duelo 1×1; Talent: Booster Defense – Defesa extra ao escolher a opção Defend nos combates

Primrose – Job: Dancer; Path Action: Allure – Primrose convida seus admiradores para segui-la; Talent: Summon – os admiradores que aceitaram seguir Primrose são chamados para ajudar ela em combate

H’aanit – Job: Hunter; Path Action: Provoke – H’aanit usa seus animais e bestas aliados para duelar contra as pessoas; Talent: Capture – H’aanit captura animais e bestas em combate para se juntar a ela

Cyrus – Job: Scholar; Path Action: Scrutinize – Cyrus examina as pessoas para saber mais delas; Talent: Study Foe – Cyrus ao iniciar um combate, descobre uma fraqueza de algum inimigo

Therion – Job: Thief; Path Action: Steal – Therion furta itens das pessoas; Talent: Pick Lock – Therion abre baús especiais (que outros personagens não conseguem abrir de forma alguma)

Há ainda 4 Job especiais / secretos, mas não irei estar revelando e nem falando sobre eles aqui, descubra você mesmo jogando hehe!

Conclusão

Créditos: nerdprofeta.com

Um ÓTIMO game para quem é fã de rpg e principalmente dos rpgs clássicos, o game é uma verdadeira homenagem aos grandes clássicos mesclando-se com o que tem de melhor com a tecnologia atual. Como disse acima, a história dos personagens se une em determinado ponto e irão encontrar um inimigo em comum. Não irei estar falando aqui sobre essa reta final, mas nos artigos futuros dos personagens, eu irei sim abordar este e outros spoilers.

A Square Enix e o estúdio Acquire estão de parabéns por esse game que aborda vários temas sutis, pesados (prostituição, perda de pais, etc…) e reflexivos (amizade, confiança, amor, perdão, etc…). Não é por menos o game está concorrendo a 3 categorias no The Game Awards deste ano. E você já jogou esse belo game ou ainda pretender jogar? Comente aqui!

 

 

Game: Octopath Traveler

Desenvolvedor: Square Enix e Acquire

Distribuidor: Nintendo

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 13/07/2018

Gênero: RPG

 

 

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.