Análise: Deadlands (Cenário – RPG)

Deadlands é o primeiro cenário oficial do sistema de RPG genérico (genérico no sentido de poder jogar em quaisquer cenários) Savage Worlds. Seu cenário é no oeste americano por volta do ano de 1879, mas não é um oeste qualquer…é o Oeste Estranho!

A Guerra Civil americana está em uma pausa, mas parece mais um pausa no estilo de Guerra Fria. A Califórnia foi estilhaçada pelo Grande Terremoto de 68, o que revelou em seus canais e canyons um super combustível chamado de rocha fantasma. Os poderosos Barões Ferroviários se esforçam para concluir a ferrovia transcontinental, mas a Grande Guerra das Ferrovias cobra um pedágio sangrento da União (EUA), Confederação (ECA), Nação Sioux, estado Mórmon de Deseret e Comunidade da Califórnia.

O Epitáfio de Tombstone está sempre repleto de histórias e fofocas de bandidos ousados e vagabundos mortais, mas ultimamente o mais lido tabloide do Ocidente informa que há algo mais sinistro rondando nas planícies solitárias da fronteira: monstros!

Felizmente, onde há monstros, há heróis. Pistoleiros rápidos, mascates e seus baralhos, bravos selvagens e padres ou pastores justiceiros responderam ao chamado e se eles resistirem bravamente, poderão descobrir a identidade dos misteriosos Algozes, demônios anciãos que alguns dizem estarem por trás de tudo isso.

Este é o oeste estranho de Deadlands! Um grande e imenso cenário (o primeiro cenário oficial de Savage Worlds) que possui diversos materiais oficiais para ele como, por exemplo, aventuras, armas, poderes entre outros.

Hoje, além do Savage Worlds 2ª Edição Brasileira, você precisa para jogar ou narrar Deadlands:

  • o Guia do Pistoleiro que traz as regras para a criação de personagem e de jogo, além de novas regras de ambientação, vantagens, complicações e poderes.
  • o Guia do Xerife traz mais regras de ambientação, detalhes dos lugares estranhos do Oeste, inúmeras criaturas  para aterrorizar seu bando e muitas pessoas famosas, como Wild Bill, Doc Holliday e Wyatt Earp.

Você rpgista que está cansado das mesmas aventuras de fantasia medieval e quer sentir novos ares ou até mesmo que é fã de um bom “bang bang” vai se divertir muito com esse cenário para Savage Worlds. Deadlands, seus dois livros principais, aventuras e o manual de Savage Worlds podem ser encontrados em lojas ou sites especializados ou pelo site da editora Retropunk que é a distribuidora oficial dele aqui no Brasil.

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.