Daniel: Na cova dos leões (Prelúdio)

Olá pessoal, aqui é o Nerd Profeta e hoje trazendo o inicio de mais uma série de reflexões para nosso Dia da Reflexão. Já terminamos nossos estudos em Eclesiastes (confira na coluna Reflexão ao lado) e após um fim de semana ausente, aqui estamos novamente e começaremos dando uma breve introdução no livro bíblico de Daniel.

Segundo a teologia bíblica e a tradição judaica, o título do livro vem do nome do autor que recebe as revelações de Deus. Daniel cobre todos os 70 anos de cativeiro babilônico do povo judeu, cerca de 605 – 536 A.C. No livro de Daniel, temos a história da vida do profeta ainda na adolescência quando levado como cativo para Babilônia, onde cresceu e se aprofundou na cultura babilônia que tinha como intuito prepará-lo como mediador com os judeus cativos. No decorrer do livro vemos também a vida adulta de Daniel e sua velhice, sendo sempre conhecido e destacado por todos em sua volta como um fervoroso e fiel servo de Deus, tanto em caráter como em atitudes, inclusive sendo elogiado anos depois pelo próprio Jesus (Mateus 24:15).

O tema central de Daniel é encorajar os judeus exilados revelando os planos de Deus e que Ele estava no controle de tudo, claro que esse encorajamento transcende o tempo como toda mensagem bíblica, e assim serve para eu e você ainda hoje. As revelações de Daniel não se focam somente naquela época, mas há também profecias ainda não cumpridas, ou seja, profecias futuras que virão a ocorrer ainda. Essa profecias futuras assim que chegarmos no capitulo respectivo delas, vou expor mais de uma linha de interpretação já que como são coisas que virão a ocorrer existe mais de uma interpretação bíblica.

No livro de Daniel vemos também algumas manifestações milagrosas, o sobrenatural de Deus. Iremos falar desses milagres também nos estudos e também refutando aqueles que não acreditam.

Semana que vem iremos iniciar no capítulo 1 de Daniel, acompanhe e inicie sua semana refletindo mais no maior e melhor manual de vida de todos os tempos: a Bíblia!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.