Luffy e suas habilidades – Gear Fourth

E ai, tudo em cima? Hoje vamos falar sobre a ultima das três marchas de Luffy, de One Piece.

Luffy, como já dissemos, é o personagem principal de One Piece que comeu a fruta amaldiçoada Gomu Gomu no Mi quando criança, que lhe conferiu os poderes de borracha, tornando assim, o homem-borracha. Graças a esse evento, ele adquiriu uma vasta gama de habilidades e técnicas sobre-humanas, capazes de deixar qualquer um de queixo caído.

Já explicamos sobre o Gear Second e o Gear Third, hoje iremos comentar sobre a ultima das três habilidades de Luffy: o Gear Fourth.

Gear_Fourth_Official_Anime_Artwork

Gear Fourth é uma marcha de Luffy que o permite adquirir uma extrema velocidade, força, controle e até mesmo a capacidade de “voar”. Voar entre aspas pois não em si não é um conceito de voar e sim de se movimentar muito antes de cair, mas depois explicaremos mais sobre isso.

Essa habilidade faz com que Luffy adquira características das duas marchas anteriores, deixando seu corpo disforme e um pouco acinzentado, e o haki, habilidade que permite o usuário se envolver em uma armadura invisível (haki do armamento), ter pleno conhecimento de tudo que acontece ao seu redor (haki da observação) e até mesmo nocautear inimigos (haki do conquistador).

Luffy realmente utiliza quase tudo do Gear Second, ou seja, o transporte de oxigênio pelas hemácias (Gear Second), porém de forma muito mais controlada  graças ao uso do haki.

No anime, haki é traduzido como força de vontade ou inspiração, porém, para o haki do armamento, ele pode ser explicado biologicamente como o enrijecimento em todos os níveis da pele. Como todos sabem, a pele é o maior órgão do corpo humano e responsável pela proteção dos ossos contra agentes externos (poeira, vírus, etc) porém, nesse caso, os usuários do haki do armamento no corpo são capazes de controlar suas funções biológicas de tal forma que a pele possa enrijecer. A teoria mais aplicável neste caso, seria que eles são capazes de desidratar as células de modo que as mesmas fiquem muito mais unidas e firmes, juntamente com os ossos e os músculos, por isso que adquire uma cor acinzentada. No caso da desidratação, o efeito é tão intenso, que as células se unem de uma maneira mais complexa do que um cristal, sendo capazes até mesmo de quebrar estruturas extremamente duras, como afirmou Don Chinjao, quando disse que sua broca era capaz de quebrar até mesmo diamantes.

gerafourh

Luffy sopra seu braço para colocar uma grande quantidade de oxigênio em seu corpo e a partir dai, utiliza o haki para revesti-lo, por dentro e por fora. Como explicado sobre o Gear Second, o corpo libera água em estado gasoso e como como o corpo de Luffy está completamente revestido, tanto dentro quanto fora, esse vapor permanece dentro dele, o inflando e dando aquele aspecto semi gigante retorcido e aquele som característico de bola.

Como todo o corpo de Luffy está revestido de haki, incluindo as veias, o sangue possui muito menos atrito em seu movimento pelo corpo, tornando assim a oxigenação dos músculos muito superior ao Gear Second.

“Mas se não tem atrito, não deveria ter vapor de agua” você pode dizer, mas essa ideia é correta apenas em partes. Tudo que existe na natureza obedece a seguinte premissa de Newton: ”Nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”. Quando as hemácias chegam aos músculos, eles tem uma parada brusca antes de percorrer o seu caminho novamente através do corpo em busca de mais oxigênio, esse freio na célula fornece uma certa temperatura, que faz com que ocorra o mesmo processo de evaporação da água.

Além do mais, consideramos que o atrito seja mínimo, porém não que seja desprezível, logo, ainda haverá uma certa quantidade de temperatura devido ao transporte do sangue.

Essa teoria se comprova, graças ao vapor que sai da boca de Luffy quando o mesmo fala.

Unindo a ideia de haki ao poder de borracha, Luffy é capaz de utilizar a rigidez da armadura sem perder a elasticidade da borracha e nesse ponto que chegamos para o grande trunfo do personagem.Gear_Fourth_Bounciness

Conforme dito por DoFlamingo em sua luta com Luffy, o protagonista faz uso da força elástica nessa forma. Força elástica é uma das três leis básicas da física que diz que todo corpo sofre uma alteração quando em contato com outro corpo ou com alguma das outras duas forças, isto é, sabe quando você joga uma bolinha no chão e ela fica pulando? Esse pulo da bola é graças a força elástica.

Essa força é divida em dois pontos: ponto de ruptura e ponto de absorção. O primeiro é responsável  por definir até quanto essa bolinha pode aguentar até que se parta e o segundo, pelo movimento que faz a bolinha bater no chão e voltar para cima e justamente esse conceito Luffy utiliza.

Graças ao revestimento de haki em seu corpo, Luffy consegue aumentar assustadoramente o ponto de ruptura de sua borracha, permitido assim, atingir grandes velocidades ou até mesmo cair de imensas alturas ou receber grandes golpes de impacto sem sofrer nenhum dano.

A capacidade de absorção de Luffy é tão grande que quando ele utiliza o golpe Gomu Gomu no Culverin, ele pode utilizar do próprio atrito do ar para ricochetear o braço e mudar a direção do soco.

O mesmo conceito é aplicado nos demais golpes utilizados neste modo, incluindo também o conceito de retração, onde Luffy retrai seu punho dentro de próprio braço até aproximadamente a altura do ombro para então liberá- lo, como se fosse uma mola, aplicando um soco devastador no seu oponente.  Só pra você ter uma ideia, considerando um material padrão, com constante elástica normal e comum em nossas molas (300 n/m), de velocidade normal (10m/s) a uma distância de 1 metro (que seria o tamanho do braço de Luffy), só ai já teríamos a força de 3000N, que é o equivalente a um lutador de MMA acertar um soco em cheio no alvo. Isso considerando proporções padrões, Luffy pode atingir uma constante muito acima disso.

tumblr_obp5zeeNbk1r6787ro1_500

Esse mesmo princípio é utilizado no “voar” de Luffy, que consegue se manter no ar pois no momento em que ele iria cair, suas pernas se retraem para dentro e se expandem, com uma força tamanha que o permite realizar um pequeno pulo, como se estivesse no chão, retornando para a posição em que estava e podendo assim, planar e até mesmo mudar a direção do “voo”.

Bem, é isso meus caros e caras, espero que tenham gostado da nossa explicação científica sobre a física de One Piece!

Escrevam nos comentários sobre qual anime e / ou personagem vocês gostariam que explicássemos aqui!

Até a próxima!

Luffy-One-Piece

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.