Daniel: Na cova dos leões (capítulo 9 – A oração)

Oi caros amigos nerds cristãos! Estamos aqui com nossas reflexões bíblicas de volta e continuando onde paramos da última vez, no livro de Daniel!

No estudo anterior, você conferir clicando aqui, terminamos com profecias e neste também teremos uma bem importante. O capítulo 9 do livro bíblico de Daniel fica cronologicamente um ano após os eventos do capítulo 5, porém alguns poucos anos antes do 6.

Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; temos pecado e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;Daniel 9:4, 5

O capítulo 9 se inicia com uma grande oração de Daniel ao Senhor. Pedindo perdão pelos seus próprios pecado e de toda nação judaica, o aqui já um idoso Daniel clama ao Senhor por um revelação e entendimento profundo das visões, assim como enaltece o Senhor Deus sabendo que Ele é fiel.

Ó Senhor, ouve. ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.Daniel 9:19

O período de cativeiro babilônico estava prestes a terminar e um decreto permitiria que os judeus que quisessem poderiam voltar para sua terra livremente. Daniel já havia começado a entender isso que iria acontecer e desde já agradecia e clamava por perdão a Deus por tudo que sua nação tinha cometido e levado aquelas consequências. Para refletir: tudo que fazemos aqui tem uma consequência, seja boa ou má, ela sempre chega, cedo ou tarde. As consequências de pecados são sempre ruins, você planta sementes ruins para depois colher frutos podres.

Daniel orando recebe o anjo Gabriel para explicar as revelações. Créditos: naijawins.com

Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao principio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde. Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido.Daniel 9:21, 22

Ainda orando, Daniel é interrompido pelo anjo Gabriel, anjo este que Daniel já tinha visto ele anos antes em outra visão (capítulo 8), que aparece novamente para explicar e direcionar uma visão para o profeta Daniel. Quando Daniel cita “homem‘, se deve ao fato que o anjo se apresentava com aparência humana. Dessa parte do capítulo até o final dele, o contexto de oração muda para uma visão, a visão das 70 semanas.

Iremos terminar por aqui hoje. O restante do estudo do capítulo 9 iremos conferir no próximo fim de semana, resolvi deixar para nosso próximo estudo já que esta profecia é uma das, se não a, mais importante do livro bíblico de Daniel e reflete não somente para aquela época como também para nossos dias.

Espero que tenha refletido e gostado de mais um estudo aqui no Nerd Profeta. Até a próxima!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.