Páscoa – Nerd Profeta explica na Bíblia

Olá pessoal. Na nossa Reflexão de hoje trazemos mais uma explicação bíblica e teológica do que é a Páscoa. Quer saber mais, continue lendo abaixo e vamos entender de uma vez que não tem nada a ver com coelhos e chocolates!

A primeira vez que a palavra Páscoa aparece na Bíblia é em Êxodo 12:11 (capítulo 12, versículo 11) no qual mostra as instruções do Senhor Deus para Moisés passar para os israelitas que estavam vivendo no Egito como escravos.

“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor.” Êxodo 12:11

A palavra no original em hebraico é Pessach / Pesah que significa passar por cima, passar por alto, passagem, segundo os maiores dicionários hebraico-grego da Bíblia (o meu, pessoalmente é o Bíblia de Estudo Palavra-Chave).

Pesah / Pessach, nome original em hebraico da palavra Páscoa

Essa primeira Páscoa citada acima, a inauguração da comemoração, aconteceu da seguinte forma: os israelitas matavam o sacrifício da Páscoa (um cordeiro / cabrito sem defeitos, conforme Êxodo 12:5), pegavam o sangue do animal abatido e aspergiam ambas as ombreiras e verga das portas de suas casas. Em seguida assavam o animal e se alimentavam dele, junto com pães asmos e ervas amargas, com sandálias nos pés, lombos cingidos (manto ou capuz para proteger do vento, frio ou sol) e cajado nas mãos, comendo depressa.

Mas qual o sentido disso tudo? Vamos lá.

Como já mencionado acima, os judeus estavam vivendo como escravos no Egito durante muitos anos. Moisés foi o homem escolhido por Deus para libertar esse povo sendo o porta voz Dele para as pessoas e guiando-os para a Terra Prometida. Porém, antes de ir para a Terra Prometida prometida a Abraão e sua descendência, eles tinham que sair da escravidão do Egito.

E a saída iria acontecer após a celebração e instituição da Páscoa. O animal morto era a representação de que o pecado deles estavam mortos naquele animal sacrificado. O sangue do animal passado no umbral e na verga das portas era o sinal para que Deus visse quem estava comprometido com Ele, obedecendo e realizando o ritual da Páscoa, dessa forma o sangue era o sinal de que a décima praga iria passar por cima daquelas casas. O motivo de comer com pressa e vestidos, com cajado e tudo mais, era para eles estarem prontos a qualquer momento para saírem daquele lugar, passando para um lugar melhor.

Imagem ilustrando uma família judia realizando o ritual da Páscoa segundo ordenanças do Senhor. Repare no homem passando o sangue do animal na verga e umbral da porta de entrada da casa. Créditos: Escuela de las Escrituras

“Ok, e o que isso tudo tem a ver comigo hoje?” você se pergunta. Vamos lá novamente.

“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.Mateus 26:26-28

A passagem para o cristão representa muita coisa e todas ligando as profecias do Antigo Testamento para o Novo Testamento culminando em Jesus. Jesus é a chave de toda Bíblia. Vamos ás explicações:

Jesus Cristo era o sucessor final e perfeito para o animal sacrificado do passado. Ele era e é o Cordeiro de Deus, perfeito, sem mácula, sem defeito (João 1:29-31). Ao invés de ter que repetir um ritual constantemente com o sangue de um animal, o ritual foi feito de uma vez por todas com o sangue de Jesus, que levou todos os pecados daqueles que já se foram e dos que ainda viriam. O sangue aspergido na porta foi substituído pelo sangue de Cristo, que lava a pessoa de seus pecados, espiritualmente falando, limpando-a e tornando uma nova criatura (2 Coríntios 5:17), aquela que deseja mudar de vida de vez e seguir Jesus, ao invés de uma vida de pecado e mentiras. A partir do momento que a pessoa decide seguir ao Senhor de forma sincera e espiritual, aceitando a Cristo, o sangue Dele é o sinal para que a condenação do pecado não caia sobre ele, assim como foi o sinal nas portas dos judeus no passado.

O estar pronto para sair depressa a qualquer momento, realizando a celebração da Páscoa sem demora, assim como os judeus viviam escravizados no Egito, o Egito liderados pelo cruel faraó naquele tempo, era uma representação do mal e pecado, eles deveriam sair daquela vida de angustia e de maldade o mais rápido possível sendo guiados pela Terra Prometida. Hoje a pessoa deve sair depressa da vida de escravidão dela, escravidão no pecado na luxuria, na arrogância, ganancia, ateísmo, crueldade, etc. Devemos estar prontos “cingidos nos lombos, com sandálias nos pés e cajado”, para a qualquer momento quando o Senhor nos chamar, seja em nossa morte ou quando Ele voltar, para irmos a direção a Terra Prometida, a salvação de nossas almas.

De onde você precisa sair depressa? Saia depressa de uma vida de pecado para a vida com Deus, a Terra Prometida. Mostre ao Senhor de forma sincera, espiritual, que você quer passar da vida de escravidão do pecado para uma vida de abundância com Ele. Viva essa Passagem hoje. Feliz Páscoa para você.

Deus abençoe e até o próximo estudo!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.