Review – Golden Sun: Dark Dawn

E hoje vamos revisitar mais um clássico em nossos reviews, o terceiro game da franquia Golden Sun, o Golden Sun: Dark Dawn! Se você quiser ver o review do primeiro game e do segundo, só clicar aqui e aqui, respectivamente.

História e Personagens

Créditos: Games Radar+

Em Dark Dawn, na terra de Weyard, existe a alquimia que é uma fonte de poder para criar a civilização e destruir o mundo. Graças aos esforços dos protagonistas dos jogos anteriores, o selo que continha o poder da alquimia no Monte Aleph foi removido no final de The Lost Age. O poder da alquimia, na forma do Golden Sun, começou a restaurar o mundo caído. 30 anos após The Lost Age, continentes mudaram, novos países surgiram e novas espécies apareceram em Weyard. No entanto, surgem os “Psynergy Vortexes“, que sugam a Psynergy (energia do mundo, literalmente magia), elementar tanto da terra quanto dos “adeptos” que controlam o poder.

Desta forma, somos apresentados aos filhos dos protagonistas originais, para tentar resolver os problemas e destruição causados pelos Vortexes. Matthew, um adepto silencioso e obstinado, filho de Isaac e Jenna dos jogos originais. Tyrell, filho de Garet, e Karis, filha de Ivan. Será que Matthew e seus amigos conseguiram restaurar o equilíbrio do mundo?

Particularmente achei muito interessante vermos o mesmo mundo dos games anteriores anos e anos depois. Vemos personagens mais velhos, outros crescidos e várias referencias anteriores!

Gameplay

Créditos: https://www.noobfeed.com/reviews/473/golden-sun-dark-dawn

Aqui temos o combate clássico da franquia, um rpg de turno em que você pode escolher entre Atacar, Defender, Fugir, Trocar os personagens (quando houver a quantidade de personagens necessária), usar Itens, Arts (magia que você tem conforme sobe de nível ou os Djinns no personagem) ou fazer Summons / Invocações.

Os Djinns são os seres elementais do mundo de Golden Sun. Uns você encontra escondido, outros tem que batalhar para pegar eles, mas todos deixam os personagens mais fortes e com mais Arts. A classe de seu personagem muda de acordo com a combinação de Djinn que você colocar e, lhe libera mais Summons. Summons são exatamente isso: invocar o próprio Djinn para atacar ou fazer um efeito em combate, ou outros seres místicos com ataques poderosos e efeitos sensacionais para a época e para o console que foi pensado, o DS.

Créditos: Gamekyo

Com o Djinns você pode Setar nos personagens, ou seja, vincular eles a um determinado personagem. Isso conforme mencionado acima, vai lhe dar bônus em atributos, mudança de classe e mais Arts. Mas para Invocar / Summon o Djinn ou outros seres, o ou os Djinn em questão não podem estar setados, dessa forma seu personagem não vai estar com bônus de atributos ou tão forte se tivesse com diversos Djinn vinculados. Isso deve ser pensado estrategicamente em batalha conforme você vai jogando. Após usar os Djinn com Summons, ele ficara um tempo recarregando as energias.

A gameplay como um todo é um rpg clássico. Para o bem ou para o mal, exemplo é grindar, vai ter momentos que você precisará subir de nível. Outro fator interessante e positivo para mim foi os puzzles que todas dungeons tem, alguns são bem legais de tentar resolver. Na questão de gameplay, o ponto negativo seria o que falei acima, pontos clássicos que envelheceram mal hoje em dia, como por exemplo, batalha aleatória (isso é irritante, espero que num vindouro GS 4 podemos pelo menos enxergar os inimigos), fast travel quase nulo, necessidade de ir ao santuários das cidades para remover maldição, veneno ou reviver, caso você não tenha item ou Art necessária, etc. Esses pontos de quality of life deixaram a desejar.

Conclusão

Créditos: RPG Site

No geral Golden Sun: Dark Dawn é um bom jrpg de turno, com vários elementos clássicos e que vale a pena jogar e conhecer essa franquia da Nintendo. O jogo termina com um baita gancho para continuação, continuação essa que infelizmente até a data que escrevi esse review, até hoje não tivemos.
Desenvolvido pela Camelot e publicado pela Nintendo, Golden Sun: Dark Dawn foi lançado em 2010 para o Nintendo DS. Eu fiz esse review jogando no meu 3DS graças a retrocompatibilidade do console.

NOTA (0 – 5): 3,5 BOM

Game: Golden Sun: Dark Dawn

Desenvolvedor: Camelot

Distribuidor: Nintendo

Plataforma: Nintendo DS

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.