BGS 2022

Neste ano de 2022 marcou o retorno da maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show, ou simplesmente BGS. O evento ocorreu na data de 6 de outubro a 12 de outubro, eu pude participar na data do sábado, dia 8, e conto a vocês como foi estar presente nessa grande feira!

Eu e meu amigo @RyoRPG (Twitter), uma das pessoas que conhecia apenas pela internet e conheci pessoalmente na feira

O evento estava muito lotado, confesso a vocês que no próximo ano pretendo ir um dia além do sábado, pois eu não consegui visitar todos lugares e tendas que queria apenas em um dia. Inicialmente me encontrei perdido porque não estava com mapa em mãos (sim, erro fatal de noob de jrpg, andar sem mapa?!).
Após me encontrar com os amigos RyoRPG, Rod Batalha, Jessica UP e Theus do Ultra N Podcast, começamos a visitar alguns lugares e encontrar com outros amigos. Vale mencionar exatamente isso que eu senti no evento: essa interação pessoal mesmo, se encontrando com pessoas que até então eu só conhecia pela internet, pelas lives e conteúdos, e ali estávamos como uma tarde gostosa conversando de games (o Rod Batalha tentando falar do final de Xenoblade Chronicles 3 comigo e eu falando para ele se segurar porque o Ryo e o Theus ainda não tinham zerado rsrs), se divertindo e tal, foi algo que até comentei com o Isac do Switch Life (Twitch), um dos grandes nomes que admiro e pude conhecer lá.

Pude ver uma fila enorme para jogar a demo de Street Fighter 6, óbvio que eu não consegui jogar (mais um ponto para eu ir em um dia a mais além de apenas num sábado no próximo ano). O estande da Sony estava bem lotado também, assim como os eventos para cosplay que eu achei sensacional a galera criativa.

Um estande que passamos e jogamos todos games ali presente naquele momento foi o do estúdio brasileiro Qubyte.

Aqui jogamos e testamos os games: Top Racer Collection (coletânea com os clássicos Top Gear de Snes, lembram?), que segundo o próprio informativo oficial contém: “Top Racer Collection: a nossa grande surpresa. O clássico jogo de corrida dos 16 bits, também conhecido como Top Gear, chegará  aos consoles atuais através da nossa linha QUByte Classics. A coletânea contará com 4 jogos sendo: Top Racer, Top Racer 2, Top Racer 3000 e o inédito Top Racer: Crossroads, conteúdo exclusivo da coletânea, trazendo um crossover de conteúdo com Horizon Chase, grande sucesso da nossa parceira AquirisTop Racer Collection, incluindo Top Racer Crossroads, estará jogável no nosso estande da BGS.

O game de luta Breakers Collection, “Breakers Collection:  chegou a hora de mostrar quem é o melhor lutador da BGS! A coletânea contendo os clássicos dos anos 90 – Breakers e Breakers Revenge – estará jogável em nosso estande, incluindo os modos exclusivos, como o inédito Team Battle, disponíveis pela primeira vez ao público. Além disso, Campeonatos diários serão realizados, com direito a narração e prêmios para os ganhadores! Breakers Collection lança em 2022 para Nintendo Switch, PS4/5, Xbox One/Series X|S e Steam.

Josh Journey: Darkness Totems: o beat ‘em up brasileiro completamente desenhado a mão terá sua própria estação para ser testado pelo público, inclusive no modo co-op! Josh Journey: Darkness Totems já estará disponível em 6 de Outubro para Nintendo Switch, PS4/5, Xbox One/Series X|S e Steam.

E o plataforma 3D Raccoo Venture: “Racco Venture é um jogo divertido que vai testar sua habilidade com perigos e quebra-cabeças desafiadores. Durante sua jornada uma grande quantidade de segredos irá cruzar seu caminho prontos para serem desvendados por aqueles que tiverem os olhos mais atentos”.

Desses que jogamos, Top Racer eu consegui ganhar do Ryo de boa em primeiro haha! O jogo é exatamente o mesmo da época do Snes, com a exceção do nome trocado né, mas é válido para os nostálgicos e sem contar o conteúdo inédito com crossover de Horizon Chase.

Em contrapartida ele me venceu facilmente no Breakers Collection! Esse é um arcade clássico que segue a mesma vibe dos Fatal Fury e Art of Fighting.

Em Josh Journey: Darkness Totems é um coop local até para 4 pessoas, eu achei bem interessante, com gráficos bem bonitos e jogabilidade gostosinha, porém a dificuldade achei um pouco desbalanceada, nós e todos que vimos ali jogamos morria sempre em um ponto em que diversos e diversos inimigos apareciam. Creio que jogando em casa, tem que ter um apoio sério de todo grupo para finalizar o game.

Em Racco Venture um plataforma 3D fofinho, eu não consegui muito adiante porque na noobice acabei me jogando no precipício e tive que passar a vez para o Theus!

Agrade a Qubyte pelos adesivos que ganhei!

E claro, não poderíamos deixar de falar de nossa queridíssima Nintendo! É isso ai meus amigos a Nintendo esta engrenando a marcha e vindo com tudo desde seu retorno oficial ao Brasil!

Desde seu retorno, hoje temos suporte oficial, vendas digitais oficiais, venda de console e acessórios oficiais e nessa BGS foi o marco para o anuncio de mais games físico oficiais vindo! Isso foi sensacional, sem contar que já afirmaram que querem trazer, com o tempo, todos games localizados em nosso idioma! Isso é o sonho que sempre tivemos e espero sim que a Nintendo cumpra! Se liga no comunicado oficial que foi anunciado no inicio da BGS:

Sobre o estande em si, era também enorme, com diversos Switch para a galera jogar, uma parte só com jogos do Switch Online, outra com alguns jogos ali disponíveis de indies e um paredão só com Splatoon 3 (e sempre lotado). Ali pude encontrar com mais pessoas que não conhecia pessoalmente, uns que acompanham meu trabalho, outros que nos acompanhamos mutuamente e fico feliz em ser lembrado como ‘o cara dos jrpgs”, é gratificante esse sentimento. Não dá para citar todos, mas um grande abraço a todos aqueles que ali conheci, como os já citados acima, e mais essa turma: Andy Hitsu, Daniel Reen do Ultra N Podcast, Nintendista X, Danisor TV, Padre Edson, Andrezza Bplays, Malfabeta, etc!

Ano que vem terá outro evento e se Deus quiser estaremos lá novamente, fazendo mais uma social com essa turma que amo tanto, conhecendo novas pessoas, novos estúdios, novos contatos e claro, jogando muito nossos games!

Depois de uma pandemia, precisávamos de um evento assim para se reunir com a galera, rir e falar desse hobby que amamos tanto que são os games. Obrigado BGS 2022!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.