Daniel: Na cova dos leões (capítulo 9 – As 70 semanas)

Olá nerds cristãos! Estamos aqui com nossas reflexões bíblicas de volta e continuando onde paramos da última vez, no livro de Daniel!

No estudo anterior, você conferir clicando aqui, terminamos com profecias e neste também teremos uma bem importante. O capítulo 9 do livro bíblico de Daniel fica cronologicamente um ano após os eventos do capítulo 5, porém alguns poucos anos antes do 6.

No principio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. Daniel 9:23

Aqui no versículo 23 vemos Daniel recebendo uma palavra do anjo Gabriel. A partir daqui, começa de fato a profecia das 70 semanas e sua visão apocalíptica de fatos que ainda não ocorreram em nossa época.

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.Daniel 9:24

Profecia complexa das 70 semanas começam aqui. Como são profecias e visões de algo que irão ainda acontecer, a teologia como um todo segue algumas linhas de interpretação do que pode ocorrer baseado no estudo sistemático da Bíblia como um todo. E iremos apresentar aqui uma das interpretações mais conhecida (existem outras, mas deixarei para posts futuros) entre o meio teológico:

Deus promete que a profecia ocorrerá em duas etapas, cada uma com três realizações. Primeira etapa, é em relação ao pecado:

  • 1ª realização: “fazer cessar a transgressão” (Daniel 9:24) – restringir os pecados de Israel / povo de Deus.
  • 2ª realização: “para dar fim aos pecados” (Dn 9:24) – punir o pecado.
  • 3ª realização: “para expiar a iniquidade” (Dn 9:24) – o cessar e dar fim ao pecados a ponto de expiar sem a necessidade de sangue de cordeiros ou liturgia humana e, sim apenas a fé no Cordeiro de Deus, Senhor Jesus.

Segunda etapa, é em relação a justiça:

  • 1ª realização: “trazer a justiça eterna” (Dn 9:24) – a justiça de Deus virá com essa profecia, a profecia dos fim dos tempos.
  • 2ª realização: “para selar a visão” (Dn 9:24) – selar a visão aqui seria concluindo todas profecias. O fim dos tempos trará fim a todas profecias, selando a visão de Daniel, que é uma visão profética além de seu tempo.
  • 3ª realização:para ungir o Santo dos Santos” (Dn 9:24) – essa realização será vindo na forma da unção acabando com o poder pagão e mundano do Anticristo antes da segunda vinda de Cristo.

Resumindo: as três primeiras realizações se realizam inicialmente na primeira vinda do Senhor Jesus aqui no mundo e, serão completadas no total na segunda vida Dele. As últimas três realizações completam a profecia e serão realizadas na segunda vinda do Senhor Jesus.

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num diluvio, e até o fim haverá guerra; desolações são determinadas. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.Daniel 9:25-27

As semanas mencionadas, são semana de 7 anos, teologicamente (ou seja, 1 semana descrita na profecia acima é na verdade 7 anos na contagem humana, como se fosse cada dia da semana 1 ano, logo 1 semana = 7 dias = 7 anos nessa profecia). Esse tempo se estende desde o decreto do rei persa Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém (cerca de 445 a.C. conforme Neemias 2:1-8 cita) até o tempo vindouro do reinado do Messias. Esse panorama inclui:

  • 7 semanas (ou 49 anos na conta humana “normal” onde nesse período encerrou a carreira do profeta Neemias com a reconstrução e o fim do ministério de Malaquias fechando o Antigo Testamento).
  • 62 semanas / 434 anos, totalizando 483 anos até a primeira vinda de Cristo. O Ungido “morto”, seria a crucificação do Senhor Jesus.
  • 1 semana / 7 anos finais, o povo romano destruirá a cidade, promessa essa que começou lá em 70 d.C. e se completará nos nossos dias finais.

Acima foram as explicações até o versículo 26, e agora finalizando com uma explicação do versículo 27, o mais importante para nós nos dias de hoje, que é o juízo final e a segunda vinda do Senhor Jesus:

  • Ele fará firme aliança” – Ele aqui é o anticristo. A aliança que ele fará, será temporária e apenas uma farsa para enganar a Igreja.
  • na metade da semana” – uma farsa, conforme mencionei acima. Metade da semana seria 3 anos e meio. Após o período da farsa, virá os restantes 3 anos e meio de tribulação, ou seja, perseguição extrema, morte e aversão maligna de tudo que é relacionado ao Senhor e seus seguidores. Abominações serão as coisas malignas que serão realizadas nesse período que, de de certa forma aos poucos, os sistema imundo e maligno do diabo já está entrando na sociedade.
  • até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.” – A destruição sobre ele aqui é o julgamento do Senhor sobre o anticristo, seu sistema mundano e maligno e todos seus seguidores e aqueles que afrontam aos planos divinos.

Chegamos ao final desse estudo, um estudo complexo e longo, confesso, mas muito rico em informação sobre profecias que ainda virão sobre nós. Neste estudo em especifico eu tive auxilio de minha Bíblia de Estudo MacArthur, uma bíblia ótima com auxilio em estudos bíblicos e teológicos (particularmente ela é uma das que possuo atualmente, junto com a Bíblia de Estudo Palavra-Chave e a Bíblia de Estudo Apologética).

Espero que tenha estudado junto e entendido mais um pouco sobre a profecia das 70 semanas. Nosso próximo estudo é o capítulo 10 de Daniel, que já está quase no final. Até a próxima e Deus abençoe!

About the author

NerdProfeta

Cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista.